Copa do Mundo
Tendência

Fifa define a Indonésia como sede do Mundial sub-17

O Peru iria receber o evento, mas por problemas de infraestrutura, acabou perdendo o direito

A poucos meses da disputa do Mundial sub-17, a Fifa resolveu promover uma mudança na sede do torneio. Inicialmente, a ideia era que o Peru recebesse o evento. No entanto, questões de falta de estrutura adequada fizeram com que a Indonésia fosse incumbida da missão.

Alegando que o Peru não conseguiria ter tempo hábil para completar as obras necessárias nas cidades-sede, a Fifa decidiu, em abril, retirar o torneio do país. Outra versão para o rompimento, que diverge da oficial, é que o Peru não concedeu isenções fiscais para a entidade promover o evento. Quase três meses depois, e sem alterar a data de disputa, ficou definido que a Indonésia é que será palco da competição. Não é a primeira vez que os peruanos perdem o direito a sediar o Mundial sub-17. Na última edição, em 2017, o processo foi rigorosamente igual. O Brasil acabou recebendo os jogos e se sagrou campeão, em final contra o México.

A celeuma com sedes de torneios de base tampouco é um problema recente para a Fifa. Meses atrás, a própria Indonésia acabou sendo destronada como anfitriã do Mundial sub-20, por questões diplomáticas que impediriam a seleção de Israel de participar da competição. A medida tomada para contornar a questão foi simplesmente nomear a Argentina como sede, de maneira improvisada. O Uruguai foi o campeão desta edição do sub-20, batendo a Itália na decisão.

Caso a Fifa não mude de ideia até lá, e isso jamais pode ser descartado, o cenário do Mundial sub-17 é o seguinte: jogos entre 10 de novembro e 2 de dezembro, na Indonésia. Serão 24 seleções na disputa. Após o anúncio, a Fifa aproveitou o embalo e confirmou também que a Colômbia receberá o Mundial sub-20 feminino, bem como a República Dominicana será palco do Mundial sub-17 feminino.

Foto de Felipe Portes

Felipe Portes

Felipe Portes é zagueiro ocasional, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes
Botão Voltar ao topo