Por que mesmo goleada da Escócia sobre Curaçao é ‘boa notícia’ para a seleção brasileira
Seleção escocesa entrou em campo neste sábado (30) e será última adversário do Brasil na fase de grupos do Mundial
A Escócia encerrou sua preparação antes da viagem para os Estados Unidos neste sábado (30), com a vitória sobre Curaçao por 4 a 1, no Hampden Park, em Glasgow. Adversário do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo, a seleção escocesa, apesar do placar elástico, deu uma “boa notícia” a Carlo Ancelotti antes do início do torneio.
Isto porque o resultado esconde o que foi a partida. E aumentou as incertezas entre os escoceses às vésperas do Mundial. Depois de perder os últimos dois amistosos contra Japão e Costa do Marfim, o duelo com Curaçao era visto como um teste para o que a seleção poderia esperar do Haiti — outro membro da Concacaf.
A vitória por 4 a 1, que deveria dar um ânimo antes da Copa, só foi construída após a expulsão de Jürgen Locadia, ainda aos 37 minutos do primeiro tempo. Até aquele momento, Curaçao liderava o marcador, com um gol Tahith Chong no início da partida.
/https%3A%2F%2Fmedia.trivela.com.br%2Fmain%2F2026%2F05%2Fescocia-curacao-copa-do-mundo-scaled.jpg)
— Não fiquei satisfeito com o início. O jogo não refletiu o bom desempenho de Curaçao. No 11 contra 11, tivemos um pouco de trabalho pela frente — afirmou Steve Clarke, treinador da Escócia, após a partida.
Todos os quatro gols da Escócia foram marcados quando conquistou a superioridade numérica. Esta também foi a primeira vez, desde 2016, que a Escócia venceu um amistoso jogando em casa. Locadia recebeu o vermelho direto ao acertar uma cotovelada em Ryan Christie, do Bournemouth.
Escócia teve dificuldades em amistosos antes da Copa do Mundo
A Escócia não conseguiu passar da fase de grupos na última Eurocopa que disputou, em 2024. Neste ano, depois de ficar próximo da classificação à Copa do Mundo em 2022, almeja uma ida ao mata-mata — facilitada pelo regulamento.
Neste ano, os oito melhores terceiros colocados avançam aos 16-avos de final. Por isso, a estreia dos escoceses, contra Haiti, é vista como essencial para o sucesso da seleção na América do Norte. Em caso de derrota ou empate, precisaria vencer Marrocos ou Brasil, favoritos do grupo, para assegurar uma classificação ao mata-mata.
— O início da partida foi bastante difícil e tivemos sorte com o cartão vermelho, mas, depois disso, parecíamos ser a única equipe capaz de marcar — afirmou Lawrence Shankland, autor de dois gols na vitória deste sábado. Findlay Curtis e Christie deram os números finais para a partida.
Na última Data Fifa, a Escócia foi derrotada por Japão e Costa do Marfim, ambas por 1 a 0. Antes da estreia contra o Haiti, ainda irá enfrentar a Bolívia, em 6 de junho A seleção sul-americana chegou a disputar a repescagem para o Mundial, mas perdeu a vaga para o Iraque.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Brasil enfrenta Escócia na última rodada da Copa do Mundo
Enquanto Escócia e Curaçao se enfrentavam, Carlo Ancelotti dava entrevista coletiva na Granja Comary neste sábado. Não conseguiu acompanhar o duelo de seu adversário direto na primeira fase da Copa do Mundo. Em caso de vitória nas duas primeiras rodadas, no entanto, talvez não chegue a necessitar de um triunfo para a classificação.
Em 2022, o Brasil chegou à última rodada, contra Camarões, já classificado às oitavas de final. Por isso, à época, Tite escalou um time reserva, na derrota por 1 a 0. Neste ano, a seleção brasileira estreia contra Marrocos, em 13 de junho, no estádio de Nova Jersey.
Calendário de jogos da seleção brasileira
- 31/5 – Brasil x Panamá (amistoso)
- 6/6 – Brasil x Egito (amistoso)
- 13/6 – Brasil x Marrocos (Copa do Mundo)
- 19/6 – Brasil x Haiti (Copa do Mundo)
- 24/6 – Escócia x Brasil (Copa do Mundo)