Por que Endrick nunca conquistou Dorival para ser titular da Seleção
Atuação de Igor Jesus em vitória sobre o Chile reforça convicção de Dorival sobre ataque do Brasil
Endrick é o artilheiro do Brasil na era Dorival Júnior… Mas nem mesmo os gols foram capazes de fazê-lo conquistar o treinador para ser o camisa 9 titular da seleção brasileira.
O atacante do Real Madrid tinha tudo para ser o dono da posição nesta Data Fifa diante das muitas ausências no setor.
Mas até mesmo Igor Jesus, a quarta opção de centroavante de Dorival, passou à frente na fila da posição.
O treinador chegou ao período de treinamentos na Academia de Futebol do Palmeiras já com a decisão tomada de utilizar o jogador do Botafogo.
O gol e o desempenho de Igor na vitória por 2 a 1 sobre o Chile só reforçaram a convicção de Dorival.
— O Igor preencheu um pouco aquilo do homem mais presente na área. Tivemos consideravelmente isso no dia de hoje e não vínhamos tendo. Foi uma mudança de comportamento em relação ao que foi treinado e repetido.
— Atacamos a última linha em muitos momentos, criando mais oportunidades do que em outros jogos. Isso daí foi o maior ganho que tivemos — Dorival, após a vitória sobre o Chile.
Por que Dorival não aposta em Endrick?
Dorival adota cautela com Endrick na Seleção desde que ele assumiu o cargo. O treinador sempre teve cuidado de respeitar processos e evitar saltar etapas na afirmação do garoto.
Hoje, o principal ponto que “trava” Endrick no Brasil é a característica que o treinador pretende para a posição.
Dorival nunca escondeu a preferência de armar a equipe com um centroavante mais fixo na referência do ataque.
Além disso, para esta Data Fifa, o técnico entende que Endrick chega em um momento de adaptação ao Real Madrid, enquanto Igor já é destaque do Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro.
— O que eu vejo é que o momento do Igor é muito interessante. O Endrick ainda vem buscando naturalmente conhecer o seu clube, o momento, chegando no maior clube do futebol mundial. Mesmo assim, podendo dar seu recado. É tudo questão de também encontrarmos esse momento dele próprio na equipe — Dorival.
Artilheiro de poucos minutos em campo
O fato é que Endrick se mantém como um dos artilheiros da seleção brasileira de Dorival Júnior, mesmo com poucos minutos em campo. Ele e Rodrygo têm três gols marcados sob o comando do treinador.
A diferença é que Endrick tem minutagem bem menor. O camisa 9 atuou em 301 dos 990 minutos de Dorival na Seleção. Ou seja: esteve em campo em 30,4% do tempo de jogo com o técnico.
Endrick com Dorival na Seleção:
- 10 jogos
- 2 jogos como titular
- 3 gols marcados
- 301 minutos em campo
Até agora, o jovem de 18 anos atuou em dez das 11 partidas com o treinador.
Endrick entrou como reserva em oito delas. O centroavante só foi titular da Seleção duas vezes, na eliminação para o Uruguai na Copa América e na derrota por 1 a 0 para o Paraguai.
A situação do Brasil nas Eliminatórias
Com uma vitória tão necessária, o Brasil sobe uma posição na tabela. A Seleção ocupa a quartacolocação nas Eliminatórias, com 13 pontos.
O próximo jogo do Brasil
A Seleção volta a campo para enfrentar a pior equipe das Eliminatórias
- Brasil x Peru — terça-feira, 15 de outubro, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha