Eliminatórias da Copa

Paraguai vence pela primeira vez nas Eliminatórias da Copa e afunda Bolívia na lanterna

Com a vitória, Paraguai sobe na tabela de classificação, já a Bolívia fica longe até mesmo da repescagem

Em casa, nesta terça-feira, 17 de outubro, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, a Seleção do Paraguai enfrentou a Bolívia em uma partida que, inicialmente, não foi tão empolgante, apesar das boas chegadas da equipe da casa. A rede só balançou no segundo tempo, depois da insistência da equipe paraguaia e de um desvio que resultou no gol de Sarabia: 1 x 0, o resultado final. A seleção paraguaia ainda teve dois gols anulados na partida: um por impedimento, em uma jogada de Almirón, e o outro após a bola tocar na mão do atacante Avalos.

As limitações técnicas entre as duas equipes ficaram evidentes durante a partida, especialmente do lado boliviano, que passou a maior parte do jogo no campo defensivo. Quando teve oportunidades de ficar com a bola, esbarrou na marcação da seleção paraguaia, que conseguiu anular o principal jogador adversário, Marcelo Moreno. A equipe boliviana teve apenas três finalizações, enquanto os donos da casa impuseram mais dificuldades à equipe boliviana. Além do gol validado, tiveram boas chances de balançar as redes e conseguiram levar perigo na direção do goleiro Sosa em 12 ocasiões.

Resultado ajuda o Paraguai e complica Bolívia na classificação 

Ambas as equipes estão há mais de uma década sem participar de uma Copa do Mundo. A última vez que a seleção paraguaia esteve em um torneio mundial foi em 2010, quando foi eliminada nas quartas de final pela Espanha, que acabou se sagrando campeã naquela edição. No caso da Bolívia, sua última participação em uma Copa do Mundo ocorreu em 1994, na qual não conseguiu avançar além da fase de grupos, terminando em último lugar com apenas um ponto conquistado.

O resultado da partida, apesar de magro, ajuda o Paraguai a respirar com um pouco mais de tranquilidade, já que a primeira vitória da equipe, que conta com o palmeirense Gustavo Gómez e o corinthiano Matías Rojas, coloca a equipe em sétimo lugar, com quatro pontos, ou seja, na zona de repescagem. Caso a situação se mantenha ao longo da competição, eles estão à frente do Equador, que também possui quatro pontos, e do Uruguai, que tem um a mais.

A situação da Bolívia nas Eliminatórias é bem mais complicada, atualmente ocupando a última posição na tabela de classificação, sem nenhum ponto conquistado até o momento. A equipe liderada pelo ídolo cruzeirense Marcelo Moreno está em 10º lugar e se distancia cada vez mais da possibilidade de garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Vale ressaltar que o futebol na Bolívia vem enfrentando desafios, com inúmeras denúncias de esquemas de apostas, que levaram até mesmo à anulação do campeonato nacional.

Próximos jogos das seleções do Paraguai e Bolívia

Até o fim da temporada, as seleções sul-americanas ainda entrarão em campo por mais duas rodadas, que acontecem na próxima Data Fifa, de 13 a 21 de novembro. Chance para a seleção do Paraguai se fixar no grupo de classificação, e oportunidade para a seleção boliviana se recuperar e tentar pelo menos alcançar uma vaga na repescagem.

Pela 5ª e 6ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo:

  • Bolívia x Peru – 16/11, no Hernando Siles, em La Paz, às 17h (horário de Brasília)
  • Chile x Paraguai – 16/11, no Monumental de Santiago, em Santiago, às 21h30 (horário de Brasília)
  • Paraguai x Colômbia – 21/11, no Defensores del Chaco, em Assunção, às 20h (horário de Brasília)
  • Uruguai x Bolívia – 21/11, no Centenário, em Montevidéu, às 20h30 (horário de Brasília)
Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo