Por que a CBF demorou tanto para anunciar a data da convocação de Dorival?
Seleção tem até a sexta para enviar à Fifa lista de convocados para jogos contra Equador e Paraguai
A CBF tem até a sexta-feira (23) para enviar à Fifa a lista final de 23 convocados por Dorival Júnior para os jogos contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A entidade, porém, demorou até a noite desta quarta (21) para anunciar que Dorival convocará a Seleção na próxima sexta-feira (23), às 11h30 (horário de Brasília).
Trata-se de um evento tradicional na agenda da seleção brasileira. Diferentemente do que ocorre em outros países, no Brasil, a divulgação dos convocados seguida de entrevista coletiva é um rito da Seleção.
Por que a CBF ainda sabe quando vai convocar a seleção?
Conforme apurado pela Trivela, até o início da noite desta quarta, a CBF tinha uma janela para a convocação: entre a “sexta-feira (23) e a terça-feira (27)”.
O motivo para a demora na definição da data é simples: Dorival ainda não fechou a lista de 23 convocados por que quer assistir a todos os jogos de brasileiros nas oitavas de final da Libertadores para bater o martelo sobre os jogadores que serão chamados.
Supõe-se, portanto, que os jogos da noite de quinta-feira (22) podem ter grande peso para as escolhas de Dorival. São eles que fazem o treinador estar disposto a furar o prazo de sexta-feira para o envio da lista, já que o espaço entre o fim das partidas e data para a entrega da convocação é curto.
Há ainda os jogos da Sul-Americana que envolvem e envolveram Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza e Athletico.
A demora foge do habitual na Seleção também porque as principais ligas nacionais da Europa tiveram início apenas no último final de semana.
Assim, Dorival Júnior montou a chamada “lista larga”, com 40 nomes que podem ser convocados para esta Data Fifa. A CBF enviou um ofício a todos os clubes com atletas pré-convocados.
Os jogos “atrasam” Dorival
Libertadores:
- Grêmio x Fluminense – terça-feira (20/08)
- Atlético-MG x São Lorenzo- terça-feira (20/08)
- Palmeiras x Botafogo – quarta-feira (20/08)
- São Paulo x Nacional – quinta-feira (21/08)
- Bolívar x Flamengo – quinta-feira (21/08)
Sul-Americana:
- Corinthians x RB Bragantino – quarta-feira – (20/08)
- Fortaleza x Rosário Central – quarta-feira (20/08)
- Cruzeiro x Boca Juniors – quinta-feira (21/08)
- Belgrano x Athletico-PR – quinta-feira (21/08)
Cinco anos depois, os torcedores de Brasília vão voltar a assistir à Seleção Brasileira em ação. O Brasil vai enfrentar o Peru no Estádio Nacional Mané Garrincha. O jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo será no dia 15 de outubro, às 21h45.
O último confronto da… pic.twitter.com/AfC8fE1jsA
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) August 20, 2024
Expectativa com nome de Estêvão
Um dos nomes na chamada “lista larga” é o de Estêvão, do Palmeiras. A informação foi divulgada pela ESPN e confirmada pela Trivela.
Conforme apurado, há muita expectativa no estafe do garoto com a primeira convocação para a Seleção.
Luiz Henrique, do Botafogo, também foi pré-convocado. O mesmo vale para André e Martinelli, do Fluminense, e para o quarteto do Flamengo formado por Fabrício Bruno, Pedro, Ayrton Lucas e Gérson.
Quando o Brasil joga nas Eliminatórias?
O Brasil enfrenta o Equador no Couto Pereira na sexta-feira (6 de setembro), às 22h (horário de Brasília). Depois, a Seleção terá pela frente o Paraguai na terça-feira (10 de setembro), às 19h30 (horário de Brasília), em Assunção, no Paraguai.
A situação do Brasil nas Eliminatórias
O Brasil ocupa atualmente a última vaga direta à Copa do Mundo de 2026, a ser disputada em Canadá, Estados Unidos e México.
A Seleção está na sexta colocação das Eliminatórias, com sete pontos. Tem dois a mais do que o Paraguai, em sétimo.