‘À beira do abismo’: imprensa internacional repercute vexame da Seleção contra o Paraguai
Seleção brasileira perde por 1 a 0 para o Paraguai e chega à quarta derrota nas Eliminatórias
O vexame da Seleção com a derrota por 1 a 0 para o Paraguai, na última terça-feira (10), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, repercutiu com sonoridade nas manchetes da imprensa internacional.
Os principais jornais da Europa deram destaque ao mau desempenho de Vinicius Júnior e à situação delicada do Brasil na briga por uma vaga na próxima Copa.
O jornal A Bola escreveu que o Brasil está em “apuros” na tabela. Isso, porque a Seleção ocupa a quinta colocação, a apenas um ponto da Bolívia, primeira equipe fora da zona de classificação à Copa.
O Marca, da Espanha, afirmou que a seleção brasileira “afundou” em Assunção. A publicação ainda faz menção ao fato de que a equipe mal levou perigo ao Paraguai, mesmo com cinco atacantes em campo no segundo tempo.
Brasil “sem DNA”
Na Argentina, o diário Olé afirmou que o Brasil sofreu mais uma derrota por “sua crise de identidade”.
— O Brasil tem a bola, mas nada de funcionamento coletivo. Tudo acaba sendo procurar Vinicius ou Rodrygo para desequilibrar no mano a mano, sem que os meio-campistas se envolvam. E sem falar nos laterais. Eles também explicam muito. Danilo e Guilherme Arana estão longe dessa identidade tão típica do DNA brasileiro — escreveu a publicação.
Olhos para más atuações de trio do Real Madrid
Na Espanha, claro, as principais críticas foram para o desempenho do ataque, em especial do trio do Real Madrid.
O jornal “As” escreveu que o Brasil está “perto do abismo” e fez críticas à “revolução” que ainda não aconteceu no sistema ofensivo brasileiro.
— Se esperava uma revolução no ataque com Endrick, Vinicius e Rodrygo, sendo que este último foi o que finalmente teve mais protagonismo. Muito pouco de seus dois companheiros, que por momentos estavam isolados e longe da ação — disse o jornal.
O periódico A bola também deu destaque para o tom crítico adotado por Vini Jr após a partida.
Promessa de Dorival também ganha destaque
A promessa de Dorival Júnior de que o Brasil estará na final da próxima Copa também repercutiu nos diários.
O The Guardian, da Inglaterra, afirmou que a derrota “sugere” que a Seleção está muito longe deste objetivo.
— O técnico do Brasil, normalmente reservado nas entrevistas coletivas, falou na segunda-feira que a sua equipe estará na final da próxima Copa do Mundo. Mas a derrota sugere que eles estão longe de cumprir a promessa — escreveu o The Guardian.
A situação do Brasil nas Eliminatórias
Com a derrota, o Brasil cai uma posição, mas segue na zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026. A Seleção ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias, com dez pontos.
Os próximos jogos do Brasil
A Seleção só volta a campo agora na próxima Data Fifa, em outubro, quando enfrenta as duas piores seleções da Eliminatórias.
- Chile x Brasil — 10 de outubro (local e horário a definir)
- Brasil x Peru — 15 de outubro — Mané Garrincha (horário a definir)