Diniz soma mais cortes do que treinos na Seleção e convoca oitavo lateral nesta Data Fifa
Com corte de Danilo, chega a oito o número de laterais que Diniz convocou para a Seleção na Data Fifa -- número maior do que o de treinos dados
Fernando Diniz até tenta fazer a Seleção engrenar sob o seu comando, mas apenas se as lesões deixarem. O treinador comandou apenas sete treinos desde que assumiu o cargo e já se viu obrigado a fazer oito cortes de atletas convocados para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O último deles foi Danilo, cortado após sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda durante o empate em 1 a 1 com a Venezuela, na última quinta-feira (12), na Arena Pantanal.
O treinador convocou Emerson Royal para o lugar do lateral-direito. O jogador do Tottenham se junta à Seleção em Montevidéu, para o duelo com o Uruguai, na próxima terça-feira (17), no Estádio Centenário, pela quarta rodada das Eliminatórias.
Esta é a primeira vez que Emerson é convocado por Diniz. Ele havia ficado fora da lista para a Data Fifa de setembro, para os jogos contra Bolívia e Peru. A última vez que ele defendeu a Seleção foi sob o comando do interino Ramon Menezes, em março. Ele foi titular na derrota para o Marrocos, em amistoso.
Diniz perde todos os seus laterais
Emerson Royal é nada menos do que o oitavo lateral convocado por Fernando Diniz nesta Data Fifa. O treinador perdeu todos os outros atletas da posição – seja na direita ou na esquerda – que ele chamou na primeira lista para os jogos contra Venezuela e Uruguai.
O primeiro a ser cortado foi Caio Henrique. O lateral-esquerdo do Monaco sofreu uma lesão no joelho esquerdo e deu lugar a Guilherme Arana, do Atlético-MG. Depois, os cortes vieram no plural. O técnico perdeu Vanderson, também do Monaco, e Renan Lodi, do Olympique de Marseille, novamente por problemas de joelho. Yan Couto, do Girona, e Carlos Augusto, da Inter de Milão foram convocados.
A Seleção se apresentou em Cuiabá com Danilo como único remanescente… Mas durou pouco. O lateral sentiu uma fisgada no posterior da coxa esquerda ainda durante o primeiro tempo do jogo contra a Venezuela. Foi substituído por Yan Couto, estreante da noite na Arena Pantanal.
Yan Couto, que nem convocado estava na primeira lista, agora entra em campo no lugar de Danilo.
Uma baita chance pro lateral mostrar serviço para Diniz. E tem o Uruguai na terça… pic.twitter.com/H8feeK75pz
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) October 13, 2023
Os oito cortes de Diniz
Diniz convive com problemas desde a primeira convocação. Aliás, desde minutos antes da primeira convocação, quando se viu obrigado a tirar Lucas Paquetá de sua lista, devido a uma denúncia de suposto envolvimento em esquema de apostas na Inglaterra.
Foram ao todo três cortes para os jogos contra Bolívia e Veneuela. Vini Jr foi cortado devido a uma lesão muscular e deu lugar a Raphinha. Depois, o goleiro Bento também sentiu um problema físico, e Lucas Perri foi chamado para ser a terceira opção na posição. O técnico ainda se viu obrigado a tirar Antony da lista, devido a uma denúncia de agressão feita pela ex-namorada. Gabriel Jesus chegou para substituí-lo.
Para esta Data Fifa, além dos quatro laterais, Diniz também cortou Raphinha. O atacante do Barcelona sofreu uma lesão muscular logo após a convocação. David Neres, do Benfica, foi chamado para ser o substituto contra Venezuela e Uruguai.
Jogadores cortados
- Data Fifa de setebro – Bolívia e Peru
Vini JR (lesão muscular) deu lugar a Raphinha
Bento (lesão muscular) deu lugar a Lucas Perri
Antony (denúncia de agressão) deu lugar a Gabriel Jesus - Data Fifa de outubro- Venezuela e Uruguai
Caio Henrique (lesão no joelho esquerdo) deu lugar a Guilherme Arana
Raphinha (lesão muscular) deu lugar a David Neres
Vanderson (lesão no joelho) deu lugar a Yan Couto
Renan Lodi (lesão no joelho) deu lugar a Carlos Augusto
Danilo (lesão muscular) deu lugar a Emerson Royal
Seleção é vice-líder e se prepara para clássico
A Seleção perde a liderança das Eliminatórias para a Argentina, única equipe com 100% de aproveitamento até agora. O Brasil agora é vice-líder, com sete pontos. A equipe agora tem pela frente um clássico do continente. Será contra o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, na próxima terça-feira (17), às 21h (horário de Brasília), pela quarta rodada.