Copa do Mundo

Diniz soma mais cortes do que treinos na Seleção e convoca oitavo lateral nesta Data Fifa

Com corte de Danilo, chega a oito o número de laterais que Diniz convocou para a Seleção na Data Fifa -- número maior do que o de treinos dados

Fernando Diniz até tenta fazer a Seleção engrenar sob o seu comando, mas apenas se as lesões deixarem. O treinador comandou apenas sete treinos desde que assumiu o cargo e já se viu obrigado a fazer oito cortes de atletas convocados para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O último deles foi Danilo, cortado após sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda durante o empate em 1 a 1 com a Venezuela, na última quinta-feira (12), na Arena Pantanal.

O treinador convocou Emerson Royal para o lugar do lateral-direito. O jogador do Tottenham se junta à Seleção em Montevidéu, para o duelo com o Uruguai, na próxima terça-feira (17), no Estádio Centenário, pela quarta rodada das Eliminatórias.

Esta é a primeira vez que Emerson é convocado por Diniz. Ele havia ficado fora da lista para a Data Fifa de setembro, para os jogos contra Bolívia e Peru. A última vez que ele defendeu a Seleção foi sob o comando do interino Ramon Menezes, em março. Ele foi titular na derrota para o Marrocos, em amistoso.

Emerson Royal substitui Danilo na Seleção (Foto: Ryan Pierse/Getty Images/One Football)

Diniz perde todos os seus laterais

Emerson Royal é nada menos do que o oitavo lateral convocado por Fernando Diniz nesta Data Fifa. O treinador perdeu todos os outros atletas da posição – seja na direita ou na esquerda – que ele chamou na primeira lista para os jogos contra Venezuela e Uruguai.

O primeiro a ser cortado foi Caio Henrique. O lateral-esquerdo do Monaco sofreu uma lesão no joelho esquerdo e deu lugar a Guilherme Arana, do Atlético-MG. Depois, os cortes vieram no plural. O técnico perdeu Vanderson, também do Monaco, e Renan Lodi, do Olympique de Marseille, novamente por problemas de joelho. Yan Couto, do Girona, e Carlos Augusto, da Inter de Milão foram convocados.

A Seleção se apresentou em Cuiabá com Danilo como único remanescente… Mas durou pouco. O lateral sentiu uma fisgada no posterior da coxa esquerda ainda durante o primeiro tempo do jogo contra a Venezuela. Foi substituído por Yan Couto, estreante da noite na Arena Pantanal.

Os oito cortes de Diniz

Diniz convive com problemas desde a primeira convocação. Aliás, desde minutos antes da primeira convocação, quando se viu obrigado a tirar Lucas Paquetá de sua lista, devido a uma denúncia de suposto envolvimento em esquema de apostas na Inglaterra.

Foram ao todo três cortes para os jogos contra Bolívia e Veneuela. Vini Jr foi cortado devido a uma lesão muscular e deu lugar a Raphinha. Depois, o goleiro Bento também sentiu um problema físico, e Lucas Perri foi chamado para ser a terceira opção na posição. O técnico ainda se viu obrigado a tirar Antony da lista, devido a uma denúncia de agressão feita pela ex-namorada. Gabriel Jesus chegou para substituí-lo.

Para esta Data Fifa, além dos quatro laterais, Diniz também cortou Raphinha. O atacante do Barcelona sofreu uma lesão muscular logo após a convocação. David Neres, do Benfica, foi chamado para ser o substituto contra Venezuela e Uruguai.

Jogadores cortados

  • Data Fifa de setebro – Bolívia e Peru
    Vini JR (lesão muscular) deu lugar a Raphinha
    Bento (lesão muscular) deu lugar a Lucas Perri
    Antony (denúncia de agressão) deu lugar a Gabriel Jesus
  • Data Fifa de outubro- Venezuela e Uruguai
    Caio Henrique (lesão no joelho esquerdo) deu lugar a Guilherme Arana
    Raphinha (lesão muscular) deu lugar a David Neres
    Vanderson (lesão no joelho) deu lugar a Yan Couto
    Renan Lodi (lesão no joelho) deu lugar a Carlos Augusto
    Danilo (lesão muscular) deu lugar a Emerson Royal

Seleção é vice-líder e se prepara para clássico

A Seleção perde a liderança das Eliminatórias para a Argentina, única equipe com 100% de aproveitamento até agora. O Brasil agora é vice-líder, com sete pontos. A equipe agora tem pela frente um clássico do continente. Será contra o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, na próxima terça-feira (17), às 21h (horário de Brasília), pela quarta rodada.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo