Copa do MundoCopa do Mundo Feminina

Copa do Mundo feminina atraiu mais público que playoffs da NBA nos EUA

A final da Copa do Mundo feminina atraiu a maior audiência da história do futebol feminino nos Estados Unidos, e, mais do que isso, a maior audiência de uma seleção americana, considerando também a masculina. Mais do que isso, a Copa do Mundo como um todo na Fox teve uma audiência média 33% maior do que os playoffs da NBA na TNT. A decisão teve uma audiência maior do que a final da edição de 1999, quando as americanas venceram a China e se consagraram bicampeãs. A vitória dos Estados Unidos por 5 a 2 sobre o Japão em Vancouver teve entre 25,4 milhões de expectadores na TV americana, segundo dados estimados.

CRAQUE: Wambach beijou a esposa, ignorou o aperto de mão da Fifa e ergueu a Copa como uma lenda

Em 1999, a final atraiu 18 milhões de pessoas, que era o recorde até então. A final de 2011, que também teve os Estados Unidos contra o Japão, mas as asiáticas saíram vencedoras, teve 13 milhões de audiência. O jogo entre Estados Unidos e Portugal, pela Copa do Mundo masculina, em 2014, era, até então, o jogo mais assistido da história de uma seleção americana de futebol, com 24,7 milhões de pessoas (combinando ESPN e Univision, as duas transmissoras), marca que foi batida neste domingo.

A boa audiência tem a ver não só com os Estados Unidos decidindo o título, como foi em 2011, mas também um horário mais favorável aos americanos. Em 2011, a sede foi a Alemanha e, portanto, os jogos eram em um horário mais tarde, o que tende a diminuir a audiência. Outro fator que conta para a boa audiência é o fato da final ter sido em um 5 de julho, no fim de semana de um feriado, 4 de julho, a tradicional independência do país.

Mais do que a final, os resultados do torneio como um todo têm sido comemorados na Fox, detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo a partir de agora. Segundo dados informados nesta segunda-feira, Fox e Fox Sports 1 tiveram uma média de 5,3 milhões de pessoas assistindo aos jogos, um aumento de 121% em relação ao torneio de 2011. Ainda segundo estes dados, a vitória sobre a Alemanha atraiu 8,4 milhões de pessoas, a maior audiência de um jogo de futebol feminino que não seja uma final.

MERECIMENTO: A Copa das americanas coroa uma cultura de futebol feminino, uma ótima geração e uma craque

As mulheres têm contribuído significativamente para o aumento da audiência. Entre os homens de 25 a 54 anos, a audiência da Copa do Mundo feminina aumentou 21% em relação à edição de 2011. Entre as mulheres desta mesma faixa etária, o aumento foi muito mais impressionante: 91%. No total da audiência da Copa do Mundo feminina, 38% são mulheres, o que ainda é menos da metade, mas é mais do que o tradicional um terço dos outros esportes americanos.

O futebol é um esporte de massa nos Estados Unidos – seja das mulheres, seja dos homens. E estes dados mostram cada vez mais isso.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo