Copa do Mundo

Uzbequistão faz história: Com estrelas já na Premier League e Série A, país chega à Copa

Continente asiático terá oito vagas diretas, e a terceira delas já foi preenchida com estreante

A Copa do Mundo de 2026 terá mais países asiáticos do que nunca. Com a conclusão da nona e penúltima rodada das Eliminatórias Asiáticas, um novo país se classificou de forma direta: o Uzbequistão.

O novo formato do torneio, que terá 48 seleções a partir da próxima edição, deu ao continente oito vagas diretas para a Copa. Destas, Irã e Japão já entraram em campo nesta quinta-feira (5) classificadas. Outros três irão para a repescagem.

Quem se classificou para a Copa nas Eliminatórias Asiáticas

Além de Irã e Japão, que já estavam classificados antes da rodada, os jogos desta quinta garantiram o carimbo no passaporte para somente uma seleção, o Uzbequistão. Outras equipes, como Jordânia, Coreia do Sul e Austrália, estão bem encaminhadas, mas não estão matematicamente garantidas.

Os uzbeques empataram com os Emirados Árabes Unidos e, com isso, chegaram a 18 pontos no Grupo A, liderado pelo Irã. Com isso, faltando apenas uma rodada nas Eliminatórias, eles não podem ser alcançados e destronados do segundo lugar — o terceiro, o próprio EAU, tem apenas 14 pontos.

Agora, os classificados asiáticos para a Copa do Mundo são:

  • Irã
  • Japão
  • Uzbequistão

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

A nova geração do Uzbequistão

Um país que nunca participou de uma Copa do Mundo e fez sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos da modalidade apenas na edição de Paris, em 2024, o Uzbequistão tem chamado a atenção na Ásia.

Chegou à final da Copa da Ásia sub-23 no ano passado e perderam de forma dramática para o Japão, nos acréscimos e com pênalti defendido, por 1 a 0. A campanha nas Olimpíadas não foi tão proveitosa: ficou em último em um grupo com Egito, Espanha e República Dominicana.

Abdukodir Khusanov em ação pelo Lens
Abdukodir Khusanov em ação pelo Lens, onde chamou a atenção do Manchester City (Foto: Imago)

No entanto, alguns dos principais nomes do futebol no país têm ganhado espaço nos maiores centros da Europa. Shomurodov, melhor atacante da seleção, está na Roma desde 2021 e foi campeão da Conference League com o clube italiano.

Já Khusanov, o grande nome da nova geração, é um jovem zagueiro que fez sucesso no Lens em sua segunda temporada como profissional em 2023/24 e foi contratado pelo Manchester City em janeiro deste ano.

Pelos Citizens, já jogou Champions League e FA Cup, além de ter sido titular nas seis partidas que disputou pela Premier League desde sua transferência de 37 milhões de euros — o jogador mais caro do seu país.

Como funcionam as Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo

As Eliminatórias Asiáticas funcionam em três fases. Atualmente, está sendo concluída a terceira fase para definir os classificados de forma direta e os que irão para a repescagem.

  1. Primeira Fase: As seleções com o ranking mais baixo na tabela da Fifa disputam uma fase preliminar para avançar de fase;
  2. Segunda Fase: As 36 seleções são divididas em nove grupos de quatro times cada. Depois de seis jogos, os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase final;
  3. Terceira Fase: Agora com 18 seleções, os países são divididos em três grupos de seis equipes. As duas melhores de cada grupo garantem vaga direta na Copa do Mundo, enquanto os três terceiros colocados competem por uma vaga adicional na repescagem.

Foto de Guilherme Ramos

Guilherme RamosRedator

Jornalista pela UNESP. Escreveu um livro sobre tática no futebol e, na Trivela, escreve sobre futebol nacional, internacional e de seleções. Passagens por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e Premier League Brasil.
Botão Voltar ao topo