Copa do Mundo

Quais seleções estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026?

Além dos países-sede, representantes da América do Sul, Ásia e Oceania já garantiram vagas para o Mundial

Em um formato inédito, a Copa do Mundo de 2026 — realizada no Canadá, Estados Unidos e México — contará com 48 seleções. Esta será a primeira vez que o Mundial acontecerá em três países-sede e com 16 selecionados a mais que a edição anterior. 13 vagas já estão confirmadas.

Líder nas Eliminatórias Sul-Americanas, a atual campeã Argentina já garantiu a participação no torneio e terá Brasil e Equador como companhia. Seis seleções asiáticas também estão confirmadas. Na Oceania, a Nova Zelândia também garantiu seu lugar. Estados Unidos, México e Canadá estão confirmados automaticamente por serem países-sede. 

A abertura da Copa do Mundo de 2026 acontecerá no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México, onde a seleção mexicana fará a sua estreia com adversário a definir em sorteio. A final está marcada para o dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Iorque.  

Confira os países classificados para a Copa do Mundo de 2026

  • Estados Unidos (sede)
  • México (sede)
  • Canadá (sede)
  • Japão (Ásia)
  • Irã (Ásia)
  • Nova Zelândia (Oceania)
  • Argentina (América do Sul)
  • Uzbequistão (Ásia)
  • Coreia do Sul (Ásia)
  • Jordânia (Ásia)
  • Austrália (Ásia)
  • Brasil (América do Sul)
  • Equador (América do Sul)
Takefusa Kubo brilha em vitória do Japão que classificou os Samurais para a Copa do Mundo de 2026
Takefusa Kubo brilha em vitória do Japão que classificou os Samurais para a Copa do Mundo de 2026. Foto: Imago

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Quais outras seleções estão próximas de se classificar ao Mundial?

Na América do Sul, duas das três vagas diretas para a Copa estão quase confirmadas, já que Paraguai e Uruguai têm 24 pontos, seis acima da Venezuela, que hoje ocupa a vaga da repescagem. Quem ainda corre algum perigo é a Colômbia, com 22. Podemos chegar na última rodada com um confronto direto pelo Mundial, caso a Colômbia não vença a Bolívia e a Venezuela bata a Argentina na penúltima rodada.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, posa ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, posa ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: IMAGO

A disputa pelas vagas restantes

Ásia

Além das vagas já conquistadas, a Ásia tem mais duas vagas diretas na Copa do Mundo. Emirados Árabes Unidos, Catar, Iraque, Omã, Arábia Saudita e Indonésia serão divididos em dois grupos de três na próxima fase. O vencedor de cada chave vai para o Mundial, enquanto os times que ficarem em segundo lugar disputam um playoff pela vaga na repescagem mundial.

África

O continente africano ainda está em sua primeira fase. São seis grupos com seis times cada, com os vencedores se classificando diretamente para a Copa do Mundo. Os quatro melhores segundos colocados vão para um playoff que definirá o representante do continente na repescagem mundial.

América do Norte, Central e Caribe

A terceira fase da eliminatória da Concacaf começará na próxima Data Fifa. Doze seleções serão divididas em três grupos. Os três vencedores garantem vagas diretas na Copa do Mundo, enquanto os dois segundos colocados com melhores campanhas vão para a repescagem mundial.

Seleções ainda vivas: Panamá, Costa Rica, Jamaica, Honduras, El Salvador, Curacao, Haiti, Trinidad & Tobago, Guatemala, Nicarágua, Suriname e Bermuda.

Europa

A Europa ainda está no início de sua primeira fase, com as seleções se dividindo em 12 grupos de diferentes tamanhos. O campeão de cada grupo garante vaga na Copa do Mundo, enquanto os segundos colocados vão para um playoff com os quatro mais bem colocados da Liga das Nações que não ficaram em primeiro ou segundo de seus grupos. Os 16 times serão divididos em playoffs com quatro seleções cada, com os vencedores de cada um garantindo vaga no Mundial.

Foto de Carol Guerra

Carol GuerraRedatora de esportes

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), com passagens pelo Globo Esporte, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco.
Botão Voltar ao topo