Concacaf

Pedro Raul está com tudo após sair do Vasco e marcou mais um golaço pelo Toluca

Pedro Raul está com dois gols e uma assistência em três jogos desde que foi negociado pelo Vasco com o Toluca-MEX

Pedro Raul começou bem demais sua vida longe do futebol brasileiro. Depois de deixar o Vasco e partir para o futebol mexicano, no qual foi defender o Toluca, o atacante deixou para trás a má fase vivida em sua reta final no Cruzmaltino e já soma dois gols — ambos golaços, diga-se — e uma assistência nos três jogos que fez pela equipe do México. Muito mais perto do jogador que chamou atenção de muitos times brasileiros pela temporada no Goiás ano passado.

O Toluca está jogando a Leagues Cup, torneio entre equipes de México, Canadá e Estados Unidos que jogam a MLS ou a Liga Mexicana. É o mesmo campeonato pelo qual Lionel Messi tem dado seus primeiros passos com a camisa do Inter Miami e Pedro Raul tem sido um dos destaques da competição. Contra o Kansas City, vitória por 4 a 1 dos mexicanos, o atacante brasileiro voltou a marcar e, novamente, fez um belo gol de voleio. Mais do que isso, se mostrou bem a vontade com os novos companheiros, com os quais não treina há muito tempo.

Como foi o gol de Pedro Raul pelo Toluca?

Aos 31 minutos da primeira etapa, o Toluca já vencia por 1 a 0 quando Robert Morales, companheiro de Pedro Raul no ataque, cruzou para o brasileiro finalizar com categoria, ampliando para 2 a 0. Veja no vídeo abaixo os melhores momentos da partida:

Ambiente tumultuado do Vasco pode ter atrapalhado Pedro Raul?

Pelos primeiros jogos de Pedro Raul no México, a resposta vai sendo um sonoro sim. O Toluca é um time ajeitado e, na Leagues Cup, por exemplo, venceu seus três jogos até o momento e venceu jogando bem. E o brasileiro foi destaque em todos os duelos que atuou, muito mais próximo do jogador que se destacou no Goiás em 2022. Fora 50 jogos e 26 gols pelo Esmeraldino, suficiente para ser o melhor jogador da equipe no ano e grande responsável pela permanência na Série A.

No Vasco, Pedro Raul começou de maneira até certo ponto bastante animadora. O problema é que a crise desencadeada com a derrota para o Flamengo no Campeonato Carioca, que não foi superada até o momento, pelo contrário, foi só se acumulando, afetou jogadores também. Pedro Raul foi um deles e entrou numa preocupante seca em sua fase final, tendo marcado pelo Vasco pela última vez no empate em 1 a 1 com o Fluminense, pela 4ª rodada do Brasileiro. À época, já eram mais de 60 dias sem balançar as redes com a camisa de um Vasco que só afundava na tabela.

A verdade é que ninguém consegue render o seu melhor nesse tipo de ambiente. O Vasco, enquanto clube, demorou para demitir Maurício Barbieri, dono de um trabalho indiscutivelmente ruim, e acabou agravando uma situação que vinha ruim desde o estadual. E que piorou com as duas semanas sem técnico, a seca de vitórias e a lanterna no Brasileirão. Depois de Pedro Raul, ninguém se acertou no Vasco, mas depois do Vasco, Pedro Raul vai se acertando no México.

Toluca é um bom time e joga de maneira que privilegia Pedro Raul

A mudança de ambiente é boa para Pedro Raul, claro, mas a mudança de time também muda o patamar técnico dos companheiros que cercam o atacante. Um deles o goleiro Tiago Volpi, que no México é tratado como grande goleiro, diferente do que acontece no Brasil após uma passagem cheia de críticas pelo São Paulo. Outro nome mais conhecido do grande público é Maximiliano González, meia-esquerda frequentemente convocado para a seleção do Uruguai.

Assim como Pedro Raul, o atacante paraguaio Robert Morales, que deu a assistência para esse seu último gol, também chegou ao Toluca nessa janela de transferências. Aos 24 anos, vinha jogando no Cerro Porteño e, diferente do brasileiro, é mais móvel, podendo atuar tanto por trás de Pedro Raul como o municiando pelas pontas com cruzamentos. Com três zagueiros, o time privilegia demais o jogo rápido pelos lados e com o atacante ex-Vasco tem agora um gigante de 1,91m, o que facilita bastante o funcionamento do esquema. O casamento entre Pedro Raul e Toluca começou bem e pode seguir feliz para o resto da temporada.

Foto de Leonardo Sacco

Leonardo SaccoCoordenador de conteúdo

Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero, fez categorias de base na TV Gazeta, Olheiros e Impedimento. Se profissionalizou no Yahoo e desde junho de 2023 é coordenador de conteúdos editoriais da Trivela.
Botão Voltar ao topo