Concacaf

O Los Angeles FC passou por cima do Philadelphia Union e se classificou à final da Concachampions

O Los Angeles FC se impôs de novo contra o Union, derrotado também na final da MLS, e disputará sua segunda decisão continental

O Los Angeles FC é o time do momento na Major League Soccer. Os californianos tiveram o melhor desempenho na liga em 2022, venceram os playoffs depois disso e continuam com um bom desempenho no início da nova temporada. O passo além para o LAFC se dá na Concachampions, e a equipe conseguiu se classificar para a decisão do torneio continental. No que era um reencontro da última final da MLS, o Philadelphia Union não conseguiu sua revanche. Depois do empate por 1 a 1 no Subaru Park, o Los Angeles FC se impôs diante de sua barulhenta torcida no Estádio BMO. Foi uma vitória inapelável dos californianos, com o placar de 3 a 0. O clube tenta o título inédito, depois de ter perdido a final em 2020.

O empate na ida refletiu um jogo equilibrado, em que os gols saíram apenas no final e o Los Angeles FC buscou a igualdade nos acréscimos. Com mais tranquilidade, os californianos puderam fazer seu jogo em LA. E não demoraram a construir a vantagem. O goleiro Andre Blake realizou um milagre em cabeçada de Ilie Sánchez, mas Timothy Tillman abriu o placar no rebote, aos 13 minutos. O primeiro tempo seguiu com o LAFC mais agressivo, embora o goleiro John McCarthy também tenha salvado o time contra Dániel Gazdag, responsável pelos melhores lances do Union.

O Philadelphia Union viu sua situação se tornar ainda mais difícil aos 14 do segundo tempo, quando Olivier Mbaizo foi expulso com o segundo amarelo. Os visitantes tiveram algumas chegadas esparsas, mas o Los Angeles FC criou mais e matou o jogo nos minutos finais. Carlos Vela acionou Kwadwo Opoku, que escapou pela esquerda e bateu forte para aumentar a vantagem aos 37 minutos. Já aos 45, numa enfiada de José Cifuentes, Denis Bouanga tocou na saída do goleiro Blake e encerrou a contagem.

O Los Angeles FC tem jogadores experientes, pratica um bom futebol e conta com uma torcida apaixonada. É um candidato a fazer bonito em todas as competições que disputa, inclusive na Concachampions. O problema vai ser o desafio na final, contra um mexicano. Numa partidaça na ida, o Tigres derrotou o León por 2 a 1 e vai jogar pelo empate fora de casa. Caso os auriazuis passem mesmo, será uma revanche: o Los Angeles FC perdeu a decisão de 2020 exatamente para o Tigres. Agora, ao menos, os californianos não terão mais o peso da responsabilidade pelo fim da hegemonia mexicana na Concachampions – quebrada pelo Seattle Sounders na edição passada.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo