Brasil

De visita a Cotia a jogo-treino: joias ganham espaço no São Paulo com Zubeldía

Técnico usa a Data Fifa para ampliar olhar às categorias de base e observar garotos para time principal

Luis Zubeldía usa a pausa no calendário durante a Data Fifa não apenas para preparar o São Paulo para a retomada do Brasileirão, mas também para cuidar do futuro do clube. O treinador aproveitou o período sem jogos para visitar o CT das categorias de base, em Cotia, e para observar alguns garotos de perto em trabalhos no CT da Barra Funda.

O argentino esteve em Cotia na última quinta-feira (6) para conhecer as instalações e ver de perto o trabalho nas categorias inferiores do clube. Mas o treinador tinha bem mais em mente do que a mera presença física no CT. Zubeldía afirmou que sua intenção era também observar garotos que podem ser utilizados na equipe principal.

— Foi muito legal, pois já vivi uma situação como a deles, quando o estafe da equipe principal vem observar como eles estão e como jogam. Isso traz uma motivação e uma ansiedade que são importantes. O que gostei muito no treino foi como se portaram, como competiram e como festejaram os gols, que é o mais importante do futebol. Futebol é gol, é paixão, não importa se você é um jovem de 16, 17 anos ou um profissional. O dia que perder isso é porque você já não pertence ao futebol — disse o técnico.

“Não é uma visita apenas para conhecer, é uma visita pensando em curto, médio e longo prazo no time principal. Não gosto de perder tempo. Estou trabalhando com todo o corpo técnico para ver se podemos encontrar jogadores para fortalecer nosso time principal” (Zubeldía)

Rato participa de jogo-treino (que também teve garotos)

O treinador, aliás, transformou suas palavras em atitudes dois dias mais tarde, no sábado (8). Zubeldía chamou alguns garotos de Cotia para participar de um jogo-treino contra o União Suzano no CT da Barra Funda. O técnico optou por utilizar os atletas que têm atuado menos sob o seu comando, enquanto os titulares realizaram apenas um trabalho coletivo.

Recuperado de uma lesão de sindesmose no tornozelo esquerdo, Wellington Rato foi a grande atração da atividade. O meia-atacante volta a ficar à disposição na partida contra o Internacional, nesta quinta-feira (13), às 20h (horário de Brasília), no Heriberto Hulse, pelo Campeonato Brasileiro.

Quatro garotos do time sub-20 também participaram do jogo-treino. O zagueiro Igão, o lateral-direito Igor Felisberto e o zagueiro Miranda, que também atua como lateral-esquerdo, realizaram toda a atividade. O volante Guilherme Batista entrou nos minutos finais.

Técnico usa pausa para recuperar jogadores

A comissão técnica de Zubeldía também destinou parte da Data Fifa para focar na recuperação dos jogadores. O elenco ganhou dois dias de folga e só se reapresentou na última quarta-feira (5). A programação de trabalhos no CT da Barra Funda previu atividades diárias com a preparação física antes dos exercícios técnicos e táticos em campo reduzido.

Os jogadores também foram submetidos a avaliações físicas para reduzir a incidência de lesões no elenco a partir da retomada do calendário. Os resultados dos testes darão à comissão técnica informações detalhadas sobre cada atleta para definir cargas de trabalho individualizadas.

Os próximos três jogos do São Paulo:

  • Inter x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira, 13 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura);
  • Corinthians x São Paulo — Brasileirão — domingo, 16 de junho, às 16h (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Premiere (TV por assinatura);
  • São Paulo x Cuiabá — Brasileirão — quarta-feira, 19 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo