Brasil

É você, Carpini? Com Zubeldía, São Paulo repete início de 2024 que demitiu ex-técnico

Tricolor enfrenta a Ponte Preta nesta quarta-feira (19), com missão de melhorar a campanha no Campeonato Paulista

Luis Zubeldía até esfriou a pressão sobre o seu cargo ao arrancar um empate por 0 a 0 no clássico com o Palmeiras, no último domingo (16), no Allianz Parque. Mas os números comprovam que o trabalho do treinador ainda deixa bastante a desejar nestes primeiros meses de temporada.

A maior prova disso é que o São Paulo vive o seu pior início de Campeonato Paulista em sete anos.

O Tricolor soma quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas após dez jogos, com aproveitamento de 53,3%. A última vez em que o clube iniciou tão mal o estadual foi em 2019.

Um ano, aliás, que começou traumático. A equipe somou míseros 46,6% de aproveitamento nas primeiras dez rodadas do Paulistão e ainda acabou eliminada para o Talleres nas fases preliminares da Copa Libertadores.

> Retrospecto do São Paulo no Paulistão após 10 jogos

  • 2025: 53,3% de aproveitamento
  • 2024: 60% de aproveitamento
  • 2023: 66,6% de aproveitamento
  • 2022: 60% de aproveitamento
  • 2021: 83,3% de aproveitamento
  • 2020: 60% de aproveitamento
  • 2019: 46,6% de aproveitamento

Zubeldía repete início de Carpini pelo São Paulo

Curiosamente, o retrospecto atual do São Paulo é o mesmo alcançado nos primeiros dez jogos de Thiago Carpini. A diferença é que em 2024, o Tricolor teve a Supercopa do Brasil pela frente — e saiu com o título nos pênaltis diante do Palmeiras.

No Paulistão, o início de Carpini foi melhor que o de Zubeldía. Em 2024, o São Paulo somou 60% de aproveitamento em dez jogos, com cinco vitórias, três empates e duas derrotas.

Thiago Carpini, no comando do São Paulo (IconSport)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Zubeldía sabe que está devendo

Zubeldía pode somar ainda outra marca negativa na partida contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira (19), às 19h30 (horário de Brasília). A equipe pode chegar ao quinto jogo seguido sem vitória na temporada e igualar a pior sequência sob o comando do treinador, vivida nas últimas cinco partidas do Brasileirão de 2024.

Não à toa, o técnico sabe que o seu trabalho neste início de temporada está devendo.

— Acredito que temos que melhorar, que é uma etapa muito difícil essa. Se ganha uma partida e não joga bem, não é reconhecido. Se empata com uma equipe que não é da sua divisão, não se fica contente. Acredito que temos que seguir melhorando, e é uma situação que o Campeonato Paulista sempre foi difícil por tudo o que leva o Paulista — disse Zubeldía em sua última entrevista coletiva.

Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:

  • São Paulo x Ponte Preta — Campeonato Paulista — quarta-feira, 19 de fevereiro, às 19h30 (horário de Brasília);
  • São Bernardo x São Paulo — Campeonato Paulista — domingo, 23 de fevereiro, às 18h30 (horário de Brasília).

Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?

Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui. 

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo