Brasil

Novo ano, mesmo problema: Zaracho sofre nova lesão e Atlético-MG perde muito sem seu motorzinho

Zaracho se lesionou no clássico contra o Cruzeiro e chega a cinco lesões em um ano

A derrota no clássico para o Cruzeiro no último sábado (3) não foi a única notícia ruim para o Atlético-MG. Aos 14 minutos, o meia Matías Zaracho sentiu um desconforto e teve que deixar o campo. Motorzinho do time, ele fez falta e o time caiu bastante de produção depois que ele saiu. Agora, o time terá que se virar sem ele, que teve mais uma lesão com a camisa atleticana, a quinta em cerca de um ano.

Zaracho iniciou a temporada fora do primeiro jogo do Atlético por estar se recuperando e aprimorando a parte física depois de ter ficado de fora também do último jogo de 2023 por uma lesão no posterior da coxa direita. Ele retornou no segundo duelo, quando foi titular, assim como no terceiro, contra o Cruzeiro. No entanto, o argentino ficou em campo apenas 14 minutos no clássico, precisando ser substituído por Igor Gomes após sentir incômodo. Nesta terça-feira (6), o Galo revelou que ele sofreu novamente uma lesão no músculo posterior da coxa, mas dessa vez na esquerda. O tempo de recuperação não foi informado.

Zaracho é um dos jogadores mais queridos pela torcida do Atlético desde que ele chegou no clube no fim de 2020. E não é à toa. É um jogador de extrema qualidade e que ainda mostra dedicação total em campo, do jeito que o torcedor gosta. No entanto, ele sempre sofreu com lesões e teve boas sequências interrompidas.

O 2023 dele foi marcado por lesões, tendo cinco ao todo, além também de ter sofrido com dois baques pessoais enormes, que foram as perdas do cunhado e do pai. Com isso, em certo momento, ele passou de solução a problema. No entanto, com muita força, ajuda dos companheiros e da comissão, deu a volta por cima e terminou a temporada voando, sendo essencial para a evolução do time do Atlético na reta final do Campeonato Brasileiro. Agora, a lesão volta a assombrá-lo.

A linha do tempo do argentino desde 2023

  • Dez/22: Expectativa de ser O meia do time após a saída de Nacho
  • Jan/23: Lesão séria no tornozelo
  • Fev/23: Estreia na temporada
  • Mar/23: Perde o cunhado
  • Jul/23: Lesão na coxa direita
  • Ago/23: Lesão na coxa direita
  • Ago/23: Prestes a voltar de lesão, recebe a notícia da morte do pai
  • Set/23: Volta a jogar após lesões e dois baques pessoais
  • Out/23: Faz grandes atuações e mostra força
  • Dez/23: Fora do último jogo por lesão na coxa direita
  • Jan/24: Fora do primeiro jogo seguindo tratamento
  • Fev/24: Nova lesão, agora na coxa esquerda

Quem substitui Zaracho?

Para a vaga de Zaracho, o nome mais lógico é de Igor Gomes, que foi inclusive quem entrou na vaga dele e também que iniciou no primeiro jogo. Dessa forma, Felipão poderá colocar Gustavo Scarpa atuando na direita, onde ele se saiu melhor no Palmeiras e foi eleito o melhor do Brasileirão de 2022. Outras opções, que correm por fora, são Pedrinho e Rubens.

O problema maior é que não vai ser fácil substituir Zaracho pelo estilo de jogo dele, de ser sempre combativo, correndo atrás de todas as bolas, voltando para marcar e também aparecendo no ataque. Um verdadeiro motorzinho. Quem mais se assemelha a essas características é Rubens. No entanto, o jogador atua pela esquerda, e Zaracho pela direita, ou seja, não há um encaixe perfeito.

Por mais que Felipão tenha peças de qualidade para repor a perda de Zaracho, não será nada fácil repor as características dele. A diferença que o argentino faz para o time ficou clara no clássico, já que o Galo não jogou mais nada depois que ele saiu.

Mauricio Lemos também lesionado

Artilheiro do Atlético na temporada, o zagueiro Mauricio Lemos foi outro que deixou o clássico sentindo dores. Ele foi substituído aos 22 minutos da etapa final. O defensor teve constatada uma lesão muscular na panturrilha esquerda e, assim como Zaracho, também não tem tempo de recuperação estimado.

Para a vaga de Lemos, Felipão optou por colocar Igor Rabello no clássico. Ele é quem deve herdar a posição na defesa. Bruno Fuchs, que iniciou a temporada da mesma forma que Zaracho, se recuperando de problemas do fim da última, corre por fora.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo