Brasileirão Série A

Zaracho vai de principal solução a problema no Atlético-MG

Zaracho era a esperança para dominar o meio de campo do Galo, mas não engrena e sofre com lesões

O Atlético-MG anunciou que o meia Matías Zaracho sofreu uma nova lesão e vai desfalcar o time. O argentino era visto como a principal solução para o meio campo do time em 2023, que perdeu seu “cérebro” Nacho Fernandez, mas não consegue engrenar na temporada.

A lesão detectada em Zaracho, no posterior da coxa direita, é a mesma que ele sofreu há quase um mês, antes da partida contra o Corinthians. O meia ficou dois jogos fora de ação e voltou a atuar no último fim de semana, contra o Flamengo. No entanto, no último jogo, contra o Palmeiras, ficou em campo apenas 37 minutos e teve que ser substituído ainda no primeiro tempo.

O Atlético não informou o tempo de recuperação de Zaracho, mas é certo, como informou Felipão na coletiva pós-jogo, que ele está fora do confronto contra o São Paulo, no domingo (6). Por ser uma lesão reincidente, o clube e o jogador podem optar por um tratamento ainda mais conservador, com ele ficando mais tempo fora de campo para tratá-la de vez. No entanto, como o Galo vive uma péssima fase e ele é uma uma peça importante, essa volta pode ser apressada.

Fora de parte da pré-temporada

Na primeira semana do ano, ainda na pré-temporada, Zaracho sofreu uma fratura e rompeu o ligamento do tornozelo esquerdo durante um treino na Cidade do Galo. Essa lesão o tirou de ação por quase dois meses. Ele só estreou no oitavo jogo do alvinegro no ano, no dia 25 de fevereiro, em um empate contra o América.

Apesar da lesão mais grave no início do ano, Zaracho conseguiu manter uma sequência e jogou regularmente entre março e junho, até sofrer a lesão citada antes do duelo contra o Corinthians. Apesar disso, ele não conseguiu ser para o time o meia de ligação/criação que se esperava, principalmente com o espaço aberto no time com a saída de Nacho. Provavelmente a lesão e a perda de parte da pré-temporada afetaram o seu desempenho.

No geral da temporada, Zaracho sempre pareceu que ia engrenar, mas não conseguiu. Ele não conseguiu passar de um “jogador nota 6”, aquele que pode ir muito bem em um jogo, como fez contra o Flamengo, mas mal em outro, como nos minutos que ficou em campo contra o Palmeiras.

Zaracho definitivamente não é o principal problema do Atlético, mas pela qualidade técnica que já demonstrou em vários momentos, com certeza poderia estar ajudando mais o time se não fossem as lesões e a oscilação de desempenho na temporada.

Os números de Zaracho na temporada

  • Jogos: 30 – em 14 jogou os 90’ + 6 ele saiu do banco + 10 substituído
  • Gols: 2 – vsBrasil de Pelotas (garantindo classificação) e vsAmérica (no jogo antes da lesão)
  • Assistência: 1 – vsAmérica (final do Mineiro)
  • Minutos em campo: 2216 – participa diretamente de um gol a cada 738 minutos
  • Com ele o Atlético tem: 30 jogos – 14 vitórias – 8 empates – 8 derrotas – 55,5% de aproveitamento
  • Sem ele o Atlético tem: 14 jogos – 7 vitórias – 4 empates – 3 derrotas – 59,5% de aproveitamento

Vale destacar que, apesar do Atlético ter um aproveitamento melhor sem Zaracho, estão inclusos na conta os sete primeiros jogos do Galo no ano, sendo seis deles pelo Mineiro que, teoricamente, são mais fáceis. Inclusive, o alvinegro não perdeu nenhum deles.

Além dos seis jogos do Mineiro, o meia perdeu um outro pela Libertadores ainda pela lesão sofrida em janeiro. Depois, desfalcou o time em três jogos seguidos (Democrata-GV, Millonarios-COL e Athletic) após ter sido liberado para ir ao enterro de seu cunhado, que faleceu de forma trágica na Argentina. Além disso, em junho, ficou de fora do clássico contra o Cruzeiro por suspensão de acúmulo de cartões amarelos.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo