Brasil

O que o São Paulo pede para liberar Welington ao Southampton

Lateral-esquerdo tem acerto alinhado para assinar pré-contrato com o clube inglês

Sem chegar a um acordo para a renovação de contrato com o São Paulo, Welington decidiu que seu futuro será longe do MorumBIS. O lateral-esquerdo aceitou uma proposta do Southampton, da Inglaterra, e está prestes a assinar um pré-contrato com o clube inglês.

A informação foi publicada inicialmente pelo portal ge. O jogador e os Saints já trocam minutas contratuais e discutem apenas questões referentes à tributação dos vencimentos mensais para concluir a negociação.

Como o contrato com o São Paulo vai apenas até 31 de dezembro, Welington está livre para assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe desde 1º de julho.

São Paulo de mãos atadas

O Tricolor exige uma compensação financeira compatível ao valor de mercado de Welington para liberá-lo imediatamente ao Southampton.

O clube inglês, por sua vez, quer contar com o atleta já para o início da temporada europeia. Os Saints estão dispostos a ceder parte dos direitos do lateral.

Neste cenário, o São Paulo teria direito a um percentual de uma futura negociação de Welington, mas não receberia nada neste momento. Caso não haja acerto com o Tricolor, o clube inglês aceita esperar até janeiro para ter o jogador.

O avanço da negociação deixa o São Paulo de mãos atadas. Isso, porque o clube terá de decidir entre receber uma compensação financeira (em valor baixo), ou segurar Welington até que ele saia de graça ao fim do ano. Vale lembrar que o lateral-esquerdo é titular absoluto de Luis Zubeldía.

Conforme apurado pela Trivela, a diretoria do São Paulo não foi procurada pelo Southampton para tratar de Welington. O clube precisa ser notificado oficialmente caso o jogador assine um pré-contrato.

Alex Sandro deixou a Juventus no fim da última temporada e está na mira do São Paulo (Icon Sport)

E Alex Sandro?

A negociação entre Welington e Southampton amplificam aquele que é o principal problema do elenco do São Paulo em 2024: a lateral esquerda. O setor é carência do clube desde a saída de Caio Paulista para o Palmeiras, no início do ano.

Isso, porque a diretoria nunca conseguiu avançar para entrar em acordo para renovar o contrato de Welington. O imbróglio causou atrito entre clube e o estafe do atleta e se arrasta desde janeiro — sem solução.

Para piorar, o São Paulo enfrenta dificuldades para encontrar uma reposição na posição. O principal alvo, Alex Sandro, até deu preferência ao clube no Brasil. Mas a prioridade é permanecer na Europa.

> Os próximos três jogos do São Paulo

  • São Paulo x Red Bull Bragantino — Brasileirão — sábado (6), às 20h (horário de Brasília);
  • Atlético-MG x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Grêmio — Brasileirão — quarta-feira (17), às 20h (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo