Barca do Vasco começa a tomar forma e clube busca alívio por mais reforços
Com saídas de nomes como Praxedes e Zé Gabriel, o Vasco quer aliviar a folha salarial para viabilizar chega de novos nomes
A esperada barca do Vasco começou a ganhar forma e destinos. Para aliviar a folha salarial e ainda buscar mais reforços nesta janela de transferências, o Cruz-Maltino trabalha na negociação de jogadores que estão sem espaço no elenco do técnico Rafael Paiva. E, nos últimos dias, o clube avançou nas tratativas envolvendo estes atletas.
O primeiro desses jogadores a sair do Vasco é o meio-campista Praxedes. No clube desde a última temporada, ele perdeu espaço em 2024, principalmente depois da saída do técnico Ramón Díaz, que foi quem pediu a renovação do seu contrato no fim de 2023.
Emprestado ao Vasco pelo Red Bull Bragantino, Praxedes será repassado ao Athletico-PR. O jogador de 22 anos já está em Curitiba e passará por exames médicos antes de ser anunciado pelo Furacão. O novo empréstimo do meia é válido até o fim de 2024.
Outro jogador também vai para Curitiba, mas para o rival do Athletico-PR. Também sem espaço no Vasco, o volante Zé Gabriel será emprestado ao Coritiba até o fim de 2024.
Titular na reta fina do Campeonato Brasileiro de 2023, ajudando o Vasco a se livrar do rebaixamento, Zé Gabriel, assim como Praxedes, também teve o seu contrato renovado a pedido de Ramón Díaz. Ele tem vínculo com o Cruz-Maltino até o fim de 2025. Como já disputou sete partidas no Brasileirão, não poderia atuar por outro time da Série a. Assim, seu destino será o Coritiba, que está na Série B.
Mais jogadores também devem deixar o Vasco
Além de Zé Gabriel, Praxedes e do atacante Clayton, que já deixou o Vasco no começo da janela de transferências, outros atletas também devem ser negociados pela diretoria vascaína.
O Vasco ainda pretende negociar o volante Galdames e os atacantes Rossi e Serginho. Os três estão fora dos planos do clube e pouco têm atuado sob o comando de Rafael Paiva. De acordo com o SBT, o chileno Galdames despertou o interesse do San Lorenzo, da Argentina.
Herói do Vasco na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, Serginho tem apenas dois jogos no Campeonato Brasileiro. Os dois aconteceram em junho, sob o comando de Álvaro Pachaco. Rossi, por outro lado, tem 11 jogos no Brasileirão. Por isso, o clube tenta negociar o atacante com clubes do exterior ou divisões inferiores.
Vasco ainda busca reforços
Com as saídas destes jogadores, o Vasco pretende aliviar a folha salarial do clube para buscar mais reforços nesta janela de transferências. Com quatro jogadores já contratados, o Cruz-Maltino ainda busca mais dois atletas para o elenco de Rafael Paiva.
As prioridades do Vasco são um zagueiro e um atacante que atua pelo lado esquerdo do campo. Para a zaga, o Cruz-Maltino tem negociações avançadas por Maurício Lemos, do Atlético-MG. Já para o ataque, segundo o canal Atenção, Vascaínos, a opção é o atacante Yuri César, revelado pelo Flamengo e que hoje está no Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.
Até o momento, o Vasco contratou o meia Philippe Coutinho, o volante Souza, o meia-atacante Alex Teixeira e o atacante Émerson Rodríguez.