Brasil

Por que o Vasco negocia com zagueiro que pouco atua no Atlético-MG

Em busca de reforços para a zaga, o Vasco abriu negociações pelo uruguaio Maurício Lemos, que perdeu espaço no Atlético-MG em 2024

O Vasco já tem o seu alvo para reforçar o sistema defensivo. Em busca de um zagueiro para a sequência da temporada, o clube fez uma proposta e negocia a contratação do zagueiro Maurício Lemos, do Atlético-MG. A informação foi dada pelo canal Atenção, Vascaínos e confirmada pela Trivela.

Maurício Lemos tem contrato com o Atlético-MG até o fim de 2025. O uruguaio atuou em seis jogos no Campeonato Brasileiro e, por isso, ainda pode defender outro clube da Série A.

Vasco e Atlético-MG conversam sobre a melhor forma de fazer a negociação, se por empréstimo ou contrato definitivo. O clube mineiro não conta com Maurício Lemos e vai facilitar a saída do uruguaio, que perdeu espaço no time.

Por que o Vasco tenta a contratação de Maurício Lemos?

Mas por que o Vasco tenta a contratação de um zagueiro que está praticamente encostado no Atlético-MG? A Trivela responde.

A posição de zagueiro é uma das prioridades do Vasco desde a abertura da janela de transferências do meio do ano, no começo de julho. Depois dos quatro primeiros reforços, que chegaram antes da abertura da janela, a diretoria do Vasco voltou as suas atenções para a linha de defesa.

O Vasco entende que precisa de outro jogador experiente para atuar no setor. Atualmente, com João Victor ainda voltando de lesão, o Cruz-Maltino conta com apenas três zagueiros com mais rodagem no elenco: Maicon (35 anos), Léo (28) e Rojas (28).

Além dos três, o Vasco tem apenas os garotos Luiz Gustavo, de 18 anos, e Lyncon, de 19, como opções. 

Dessa forma, mesmo perto de voltar a contar com João Victor, de 26 anos, a diretoria entende que existe a necessidade de contratar com outro zagueiro experiente no elenco de Rafael Paiva. A recente sequência de atuações ruins do time reforçou ainda mais a necessidade de qualificar o grupo para o segundo semestre.

Na sua coletiva de apresentação, no começo de julho, o diretor de futebol Marcelo Sant'anna já havia indicado o perfil monitorado naquele momento.

– Na defesa, tivemos o João (Victor) com uma lesão recente, previsão inicial de seis a oito semanas. De zagueiros adultos, a gente tem o Maicon, o Rojas e o Léo. Você fica com o Luiz e o Lyncon, que são dois jovens. São três zagueiros adultos que temos. Se tivermos chance de trazer um que complemente com qualidade… Temos algumas situações em que fica evidente onde está a necessidade – afirmou Marcelo Sant'anna em julho.

Além disso, apesar de ser destro, Lemos também atua pelo lado esquerdo da defesa. Dos zagueiros com mais experiência à disposição do técnico Rafael Paiva hoje, apenas Léo atua por este lado.

Quase 50 dias sem jogar e negociação frustrada com clube paulista

Na mira do Vasco, Maurício Lemos perdeu espaço no Atlético-MG na atual temporada. Depois de um bom Campeonato Brasileiro em 2023, quando ajudou o Galo a ter a defesa menos vazada da competição, o uruguaio, em parte por problemas físicos, não conseguiu manter o mesmo nível em 2024.

Na atual temporada, ele disputou apenas 14 jogos. Lemos entrou em campo pela última vez há 47 dias, quando defendeu o Atlético-MG contra o Fortaleza, no fim de junho, pela 11ª rodada do Brasileiro.

Com seis jogos no Campeonato Brasileiro, Lemos parou até de ser relacionado no Atlético-MG, que deseja negociar o jogador. No fim de julho, o zagueiro ficou perto de se transferir para o São Paulo. O Tricolor chegou a se acertar com o jogador, mas Maurício e a direção do Atlético-MG não chegaram a um acordo e negócio travou.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo