Brasil

Vaias da torcida do Bahia pesam em Diego Rosa, que recebe apoio psicológico após falar em desistir do futebol

Diego Rosa publicou em rede social que seria seu último jogo por conta das cobranças da torcida do Bahia

O Bahia fez seu primeiro jogo oficial da temporada de 2024 na noite da última quarta-feira (18), sofrendo, com uma equipe quase toda sub-20, um revés de 1 a 0 para o Jequié pela 1ª rodada do Campeonato Baiano. Parte dos mais de 11 mil torcedores que estavam na Arena Fonte Nova mostraram impaciência e não perdoaram uma atuação abaixo do meio-campista Diego Rosa, vaiado aos 12 minutos do segundo tempo, quando foi substituído por Paulo Souto. O jovem de 21 anos não reagiu bem às críticas e publicou, em seu perfil no Instagram, que seria seu último jogo com jogador. Depois, apagou a publicação. Nesta quinta (19), o Tricolor anunciou que o atleta está recebendo suporte do setor de psicologia do clube.

– Venho informar que hoje foi meu último jogo como jogador – escreveu Diego, logo após o jogo, apagando a publicação na sequência.

Diego Rosa
Rosa anuncia que seria último jogo da carreira dele (Reprodução/Redes Sociais)
Outro post após o jogo do jovem meio-campista (Reprodução/Redes Sociais)

Ainda hoje, na mesma rede social, Rosa publicou uma foto no CT da equipe, com um emoji triste e uma música gospel de fundo. O Bahia revelou que ele recebe um acompanhamento médico e terapêutico desde a última temporada. A presença do jovem nas próximas partidas será a partir de uma decisão conjunta do jogador e dos departamentos do clube.

Bom início de carreira criou alta expectativa na torcida

Diego Rosa é vítima da expectativa que a própria torcida do Bahia colocou nele. Vindo do Manchester City, chegou no início do ano passado com experiência de Seleção Brasileira na base e passagens por clubes da Bélgica e Portugal, um atleta realmente promissor e ainda torcedor assumido do clube. No entanto, nunca conseguiu traduzir isso dentro de campo nas 27 partidas que atuou em 2023. Ontem, nem jogou tão mal para as vaias, apesar de ter se posicionado mal na origem do gol do Jequié, mostrando que a cobrança acontece mais pelo desempenho na temporada anterior.

Ainda há o contexto de um time totalmente reserva no Bahia. Teoricamente, além de Diego, apenas o goleiro Adriel, o zagueiro Marcos Victor e o lateral-direito André Dhominique serão utilizados no time principal. O restante é formado por jovens de quase nenhuma experiência no profissional.

Atualmente, o Bahia conta com uma psicóloga em seu staff para dar apoio ao elenco profissional. Trata-se de Marisa Santiago, contratada em setembro do ano passado, quando o clube ficou por algumas semanas sem uma profissional na área com a saída de Michelle Rizkalla.

A Trivela abordou a importância da presença de funcionários voltados à saúde mental em uma reportagem em 2023. Vale citar que a psicologia do esporte, que é exercida dentro dos clubes, é diferente de uma consulta comum com o psicólogo, como uma sessão de terapia clínica. No futebol, a psicologia analisa o conjunto de atletas no contexto do esporte e como potencializá-los para a prática esportiva. Isso não exclui a possibilidade do atleta contar com um profissional externo para o atendimento individual, movimento cada vez mais comum e assumido por grandes jogadores, como Ederson e Dibu Martínez, e essencial para lidar com o mundo das redes sociais, que podem trazer os xingamentos, ameças e cobranças na palma da mão.

Diego Rosa agradeceu as mensagens de apoio após as vaias (Reprodução/Redes sociais)

Nesse momento, o elenco principal do Bahia segue a preparação em Manchester, sob comando do técnico Rogério Ceni, e retorna apenas no domingo (21). Com isso, a equipe quase toda sub-20 que atuou contra o Jequié voltará a campo na próxima rodada do Campeonato Baiano, contra o Atlético Alagoinhas. Everton Ribeiro, Cauly e companhia só devem jogar na próxima quarta (24), quando recebem o Jacobina.

Leia na íntegra a nota do Bahia

O Esporte Clube Bahia informa que o atleta Diego Rosa está recebendo todo suporte e atenção do Departamento de Saúde e Performance.

O atleta passa por um acompanhamento médico e terapêutico, conforme programação estabelecida pelo setor responsável desde a temporada passada.

O jogador se reapresentou no CT na manhã desta quinta-feira (18), e seguirá a programação de atividades.

A presença dele nos próximos jogos será uma decisão conjunta entre Departamento de Futebol, atleta e Departamento de Saúde e Performance.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Foto de Márcio Júnior

Márcio Júnior

Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Com passagens pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto.
Botão Voltar ao topo