Veja jogadores que Tite pode “recuperar” em passagem pelo Flamengo
Pablo, Everton Ribeiro e Cebolinha são apenas alguns atletas que Tite pode devolver a confiança no Flamengo
Tite é o técnico contratado pelo Flamengo de maior grife desde a saída de Jorge Jesus, mas não chegou ao clube exclusivamente pelo extenso currículo. Na hora de escolher um alvo, após a demissão de Jorge Sampaoli, o clube também pensou no quesito gestão de pessoas, tão abandonado ao longo de uma temporada repleta de fracassos. Adenor precisará ter impacto dentro e fora de campo.
O objetivo, como o interino Mário Jorge frisou nas duas coletivas que participou, depois das partidas contra Bahia e Corinthians, é devolver o brilho no olhar aos atletas. Tite já foi responsável por diversas reviravoltas ao longo de sua carreira, e alguns jogadores precisam muito dessa retomada de confiança. Entre eles, três nomes já treinados aparecem logo de cara: Pablo, Everton Ribeiro e Everton Cebolinha.
Os atletas já treinados por Tite antes de assumir o Flamengo: Santos, Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz, Filipe Luís, Everton Ribeiro, Gerson, Cebolinha, Pedro, Bruno Henrique e Gabigol.
Pablo pode renascer na defesa do Flamengo após início ruim
Começamos com a defesa, setor mais criticado do Flamengo em 2023, especialmente sob a batuta de Jorge Sampaoli. O sistema que também pode perder diversas opções para o ano que vem, já que Rodrigo Caio e David Luiz dificilmente ficarão após término de contrato, enquanto Fabrício Bruno e Léo Pereira, titulares da zaga, recebem sondagens constantes da Europa e mundo árabe. Dentre as opções, sobra apenas uma: Pablo.
O defensor até chegou a ser protagonista pelo Corinthians, ex-clube de Tite, mas o treinador já treinava a Seleção Brasileira. Isso não impede, contudo, que os dois já cultivem uma relação. Pablo foi convocado para defender o Brasil em duas oportunidades, quando vivia fase excepcional no Bordeuax, da França. Pelas características, pode se importante para o comandante.
Tite nunca escondeu que valoriza um sistema defensivo sólido, e o zagueiro pode ser uma arma para o Flamengo no ano que vem. Pablo é um defensor alto, de 1.88m, e leva vantagem nas bolas aéreas. O principal desafio é se adaptar ao estilo de jogo de Adenor Bachi, além de recuperar o ritmo e a melhor forma física, que o impediram de ser titular ao longo desta temporada.
O novo capítulo da relação entre Tite e Everton Ribeiro no Flamengo
A relação mais antiga do treinador no elenco é, sem dúvida, com Everton Ribeiro. Os dois começaram com o pé esquerdo no Corinthians, durante a segunda passagem de Tite, mas viveram momentos gloriosos no fim da última década. O comandante, inclusive, convocou o canhotinho da camisa 7 para a última Copa do Mundo, disputada no Catar. Ao todo, foram nove chamadas para a Amarelinha, com 16 jogos, sendo cinco como titular, três gols e duas assistências.
Everton poderia funcionar em duas funções com Tite, todas caindo pela direita: ponta e meia, a depender do jogo em que o Flamengo vai enfrentar. O ano de 2023 não foi bom, mas o camisa 7 cresceu de produção nas últimas partidas. A chegada de Adenor também aumenta a expectativa pela renovação, que ainda não foi selada entre jogador e clube. Com o comandante anunciado e já comandando os treinos no Ninho do Urubu, é possível que o assunto seja resolvido nos próximos dias.
Hora da última chance para Cebolinha dar volta por cima no Flamengo
Contratado a peso de ouro em 2021, Cebolinha ainda não conseguiu apresentar o futebol do Grêmio, que o levou ao Benfica e à Seleção Brasileira. Foi justamente na Amarelinha que a redação entre ele e Tite começou, quando Everton foi protagonista no título da Copa América. O ponta, inclusive, marcou um dos gols na vitória sobre o Peru, por 3 a 1, na decisão do torneio.
Ao todo, Cebolinha esteve em sete listas de Tite na Seleção Brasileira, tendo entrado em campo 23 vezes, sendo dez como titular. Foram seis participações em gol, divididas igualmente entre gols e assistências. Depois da Copa América, o atacante caminhava bem para a Copa do Mundo do Catar, mas caiu muito de produção quando deixou o Grêmio rumo ao Benfica. Essa, inclusive, foi uma das razões para que ele retornasse ao Brasil.
Cebolinha também pode ser utilizado de duas maneiras por Tite no Flamengo. Ele já mostrou capacidade de atuar como ponta posicional, tanto na esquerda quanto na direita, embora tenha muito mais facilidade para abrir para sua perna boa — ele é destro — e finalizar. Existe a expectativa de que aquele Everton do Grêmio, com excelentes um contra um, drible e chute retorne em 2024.
Devolver a confiança a Gabigol é bônus para Tite no Flamengo
O ano foi tão ruim que até Gabigol, figura certa entre os destaques do Flamengo desde 2019, vai precisar desse processo de recuperação da confiança. Tite e Gabi vivem relação cordial, embora o atacante tenha sentido a ausência na Copa do Mundo do ano passado e expressado seu descontentamento ao lado dos torcedores rubro-negro. Tirá-lo da reserva e das críticas da torcida será uma missão para Adenor.
A relação vem desde 2016, quando jogava no Santos e foi convocado pela primeira vez por Tite. Assim como Cebolinha, foram sete convocações no total, com 14 aparições, sendo sete como titular, e três gols marcados. Não foi uma passagem brilhante pela Seleção Brasileira, é verdade, mas no Flamengo a história é diferente. Gabigol é ídolo da Nação.