Brasil

Flamengo: contratação de Tite melhora chances de Everton Ribeiro e Filipe Luís renovarem

Conversas só começam depois que o Flamengo anunciar Tite como treinador, algo que pode acontecer neste fim de semana

A negociação entre Flamengo e Tite está muito perto de ser concretizada, e o clube trabalha dentro do planejamento para tê-lo no período de Data Fifa. É possível afirmar que as tratativas entraram na reta final, e o Rubro-Negro espera finalizar tudo neste fim de semana. Restam apenas alguns detalhes, que envolvem salário e bonificações por títulos.

Caso concretize a chegada ainda neste fim de semana, o Flamengo poderá, finalmente, iniciar o processo de renovação de alguns atletas. Dois, inclusive, seriam muito beneficiados pela contratação de Tite: Everton Ribeiro e Filipe Luís. As chances da dupla renovar por pelo menos mais um ano melhora com Adenor Bachi no bando de reservas.

Prioridade de Everton Ribeiro segue sendo o Flamengo

As negociações entre Flamengo e Everton Ribeiro seguem travadas. O clube ainda não procurou o atleta para discutir a renovação, mas o clima é amistoso e de cautela, já que a relação entre as partes é boa e os representantes do jogador estão cientes de que a contratação de um treinador é prioridade. A indefinição, no entanto, traz o interesse de clubes de Brasil, Estados Unidos e Arábia Saudita.

Apesar de estar estabilizado no Rio de Janeiro, uma saída para o exterior não estaria descartada. A Trivela apurou que, caso não renove com o Flamengo, Everton Ribeiro prioriza um clube do exterior, pela identificação criada ao longo de mais de seis anos de Ninho do Urubu.

O denominador comum a ser atingido seria a questão do tempo de contrato. O Flamengo sinaliza com mais um ano, enquanto o staff de Everton Ribeiro busca um vínculo mais longo, de dois, ou até três temporadas. A chegada de Tite, no entanto, aceleraria o processo para que o final feliz chegue.

Everton Ribeiro e Tite se cumprimentam durante treino da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A relação entre Everton Ribeiro e Tite surgiu muito antes dele chegar ao Flamengo, mas não começou bem: o meia, que na época jogava de lateral, não foi aproveitado pelo treinador no Corinthians antes de ter sido vendido ao Coritiba. Passada a questão, os dois estiveram juntos na Seleção Brasileira, e Adenor convocou o camisa 7 para a Copa do Mundo do ano passado. A relação atualmente, como a reportagem ouviu, é das melhores.

Filipe Luís vive dilema

O lateral, muito provavelmente, é a grande incógnita do Flamengo para esse processo de renovações. Com Bruno Henrique e Everton Ribeiro existe o interesse mútuo de clube e atleta, enquanto Rodrigo Caio e David Luiz dificilmente permanecem para a próxima temporada. No caso de Filipe, contudo, a decisão ganha contornos ainda mais importantes: se não ficar no Rubro-Negro, o jogador de 38 anos pendurará as chuteiras.

A chegada de Tite, no entanto, pode animar tanto Flamengo quanto Filipe a tentarem mais mais um ano. O grande empecilho para o avanço das negociações, além da busca por um treinador, é a parte física do lateral, que já deixou a desejar nesta temporada. Ao todo, ele entrou em campo apenas 17 vezes, sendo 11 como titular, e concedeu uma assistência. É uma diminuição de 68% com relação a 2022, quando ele atuou em 40 partidas.

Tite tem uma relação tão boa com Filipe Luís quanto com Everton Ribeiro. Antes da última Copa do Mundo, por exemplo, o treinador pediu conselhos de gestão de grupo ao lateral e outros ex-jogadores da Seleção Brasileira, como Kaká. Quem sabe, no futuro, Filipe não possa se tornar auxiliar de Adenor num futuro próximo.

Tite comanda na Data Fifa?

Se depender do planejamento do Flamengo, Tite estará no Ninho do Urubu na segunda-feira (09) para comandar o primeiro treino da equipe profissional na Data Fifa. A negociação, como mencionado, ainda precisa acertar alguns detalhes, como a questão salarial. De acordo com informação do ge, confirmada pela Trivela, o Rubro-Negro trabalha com os mesmos valores das últimas comissões técnicas que passaram pelo clube.

Falta pouco para Tite assumir o Flamengo (MAURO PIMENTEL/AFP via Getty Images)

A proposta já está na mesa de Tite, que aceitou a pedida de assumir ainda nesta temporada, mas ainda aguarda a acerto nos salários e nas bonificações por títulos. O fim de semana deve ser movimentado no Flamengo, muito além do jogo contra o Corinthians, a ser disputado no sábado (07), às 21h (de Brasília), na Neo Química Arena. Sem Adenor, Mário Jorge comandará a equipe profissional neste compromisso.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo