The Last Dance? Veja jogadores que podem deixar o Flamengo no fim de 2023
Flamengo pode perder diversas peças, especialmente na defesa, setor mais ameaçado na reformulação após o vice da Copa do Brasil
O revés na final da Copa do Brasil, diante do São Paulo, foi a cereja do bolo de uma temporada repleta de fracassos para o Flamengo. Ao todo, a equipe acumula cinco vices e duas eliminações precoces em 2023, tendo apenas o Brasileirão para disputar em um fim de ano melancólico. Dessa forma, o Rubro-Negro deve ter uma reformulação no elenco, já pensando em 2024.
A Trivela entende que o Flamengo deve negociar a saída de diversas peças do atual elenco, com a defesa sendo o principal foco das mudanças. O clube ainda pensa em renovar com alguns nomes amados pela torcida, como é o caso de Everton Ribeiro e Bruno Henrique, mas o cenário, em sua maioria, é de terra arrasada. Braz, Spindel e todo o departamento de futebol terão muito trabalho nesta reta final de 2023.
Defesa do Flamengo pode perder muitas peças
O tão criticado sistema defensivo do Flamengo pode ter uma “repaginada” geral para 2024. Por enquanto, apenas a saída de Rodrigo Caio é dada como certa, já que o zagueiro tem contrato até dezembro e não renovará. Contudo, o Rubro-Negro também costura a saída antecipada de David Luiz, ainda que o defensor tenha estendido seu vínculo até o fim de 2024, por meio de uma cláusula de metas esportivas.
Pablo é outro que não encontrará resistência do Flamengo se receber propostas oficiais. Escanteado há algum tempo no clube, o camisa 30 não conseguiu se firmar e já foi sondado por equipes do futebol brasileiro, mas não quis abrir negociações. A família do defensor está estabilizada no Rio de Janeiro, e o alto salário é um agravante para a permanência. Ele tem contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2025.
Fabrício Bruno e Léo Pereira são as maiores incógnitas para a janela de transferências. O ex-Bragantino fez grande temporada pelo Flamengo, mas não aceitou as primeiras investidas de renovação. Segundo apurou a Trivela, o jogador e seu staff sentem que as portas para a Europa estão se fechando, devido a idade e tempo de contrato no Rubro-Negro.
Léo Pereira, por sua vez, recebeu proposta interessante do mundo árabe e se inclinou a deixar o clube, mas o departamento de futebol fechou as portas para a oportunidade. Se novas investidas chegarem, será difícil de segurar o camisa 4, que também vê com bons olhos uma saída do Flamengo, especialmente se o aspecto financeiro ajudar.
Ídolos são prioridade, mas estão em alta no mercado
Entre os jogadores em fim de contrato no Flamengo, Everton Ribeiro e Bruno Henrique são prioridades para renovações, mas a demora do Rubro-Negro incomodou a abriu espaço para sondagens de clubes do Brasil e do mundo. O camisa 7, por exemplo, que está no clube desde 2017, recebeu o interesse do Fluminense, enquanto o Rei dos Clássicos tem sondagens de Palmeiras e Corinthians.
A “sorte” do Flamengo é que a prioridade dos dois atletas é de renovar com o clube. Ambos estão estabilizados no Rio de Janeiro e, ainda que tenham idade mais avançada, contam com o status de ídolo e respeito do ambiente no dia a dia para permanecerem por, pelo menos, mais uma temporada. Tudo será definido nas próximas semanas.
Filipe Luís é outra incógnita, já que terá uma definição importante pela frente: se encerra ou não a sua carreira. Com 38 anos, o lateral disputou apenas 17 partidas pelo Flamengo em 2023, tendo distribuído uma assistência no período. Pela identificação, é natural que ele possa permanecer no clube por mais um ano e, caso decida pendurar as chuteiras, pode receber proposta para integrar a comissão técnica do Rubro-Negro.