Brasil

‘Fiz Uber por 7 meses em 2017, e hoje estou na final com o América-MG’

O América-MG eliminou o Cruzeiro nos pênaltis na semifinal do Campeonato Mineiro e vai disputar o título com o Atlético-MG

Apesar do investimento em reforços badalados no mercado, o Cruzeiro não passou pelo América-MG na semifinal do Campeonato Mineiro. O Coelho terá a chance de levantar o título estadual, o que não acontece desde 2016. E muito disso passa por William Batista.

Com apenas 31 anos, o treinador é um dos grandes responsáveis pela campanha finalista do América. Entretanto, anos antes de chegar ao Coelho, William conviveu com problemas financeiros até ter sucesso no futebol.

Em coletiva após a vitória nos pênaltis no último sábado (22), o técnico do América-MG, emocionado, contou sua trajetória de vida, relembrando de quando trabalhou como motorista de aplicativo em meio ao desemprego:

— Em 2017, depois de trabalhar no Atibaia em 2016, fiquei um ano desempregado. E me lembro que eu fui fazer Uber por seis, sete meses. Um dia à noite, saindo, 3h da manhã, eu pego alguns jovens numa balada em Campinas e eu tinha o Uno da minha mãe.

— Eles derrubam um monte de bebida alcoólica ali no carro e ficou aquele cheiro forte. Eu vou embora pra casa, acordo meus pais, e começo a chorar e falo: “Isso aqui não é a minha vida”.

Após não ter sucesso como jogador, William Batista focou na carreira como treinador. Três meses depois de trabalhar em outras profissões, chegou à Chapecoense, onde ficou um ano e acabou demitido. Foi então que o Coelho apareceu em sua vida:

— Fiz um processo seletivo no América para ser auxiliar no Sub-20. Eu já tinha sido reprovado em duas entrevistas, e a terceira foi no América-MG.

— Falei que ia dizer tudo o que eu sentia. Disse que iria desfrutar do América e faria o máximo para que acontecesse. E hoje estou aqui. O América-MG me escolheu, e sou muito grato.

Confira abaixo trecho da entrevista:

As passagens de William Batista pelo América-MG

William Batista começou a se destacar na base do América-MG Foto: (Mourão Panda /América)
William Batista começou a se destacar na base do América-MG Foto: (Mourão Panda /América)

Em 2019, William assumiu o sub-15 do América-MG e, no mesmo ano, comandou o sub-20, onde ficou até 2022. Pelo Coelho, o treinador foi campeão mineiro da categoria em 2021 e vice na temporada seguinte. Ao todo, foram 43 vitórias em 87 partidas.

Destaque no América, William Batista foi para o sub-20 do Vasco, onde teve mais títulos do que derrotas. No Gigante da Colina, o técnico foi campeão da Copa Xerém, Taça Guanabara, Campeonato Carioca, Recopa Carioca e a Copa Retrô. Foram 44 jogos, com 29 vitórias, 11 empates e quatro derrotas.

William chegou a treinar o Vasco profissional em duas partidas do Campeonato Carioca antes de ser demitido no início de 2024. O treinador também passou pelo sub-20 do Red Bull Bragantino, onde teve 15 triunfos em 35 jogos.

Foi então que William Batista voltou para o América para integrar a comissão fixa. O auxiliar foi efetivado como técnico após a saída de Lisca no ano passado e, em 10 partidas pelo time principal do Coelho, tem três vitórias, seis empates e uma derrota.

Agora, William terá a chance de conquistar seu primeiro título de expressão no futebol profissional. As finais do estadual entre América-MG x Atlético-MG estão marcadas para os dias 8 e 15 de março. O Coelho decide em casa por ter feito a melhor campanha da primeira fase.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo