Brasileirão Série B

Se você gosta de futebol, precisa acompanhar a reta final da Série B

Rodadas finais prometem muita emoção e disputas pelo acesso, título e contra o rebaixamento

Muito se engana quem pensa que um campeonato por pontos corridos não é emocionante. A prova disso é o Campeonato Brasileiro da Série B deste ano, que desde o seu começo teve ao menos quatro times na liderança. A poucas rodadas do fim da competição, é difícil cravar quais times vão subir para Série A, descer para a Série C, ou quem será o grande campeão da 2ª divisão do futebol brasileiro nesta temporada. Para se ter uma ideia do equilíbrio da divisão este ano, a distância do líder Vitória para 7º colocado Criciúma, é de apenas sete pontos.

Ou seja, tudo pode acontecer até o final da Série B, e faltando sete rodadas e 21 pontos em disputa, times que estariam brigando por fora, podem chegar – seja para o acesso, ou também na briga pelo título da competição. Na parte de baixo da tabela, a briga continua intensa, mesmo com Londrina e ABC sendo os mais cotados a confirmarem o rebaixamento para a 3ª divisão nacional em 2024.

Ainda há chances, mesmo que remotas, destes times saírem do Z4, o que aumenta a preocupação de outros clubes, que mesmo fora da zona da degola, não estão em boa fase, e precisam de uma rápida recuperação para não passarem sustos.

Quantos pontos serão necessários para conquistar acesso à Série A em 2023?

Recentemente, explicamos na Trivela que a pontuação mínima para o acesso em 2023 poderia bater o recorde de 2012, quando foram necessários 71 pontos para alcançar a Série A. A pontuação prevista para garantir o acesso é de 69 pontos, ou seja, bem próximo da marca histórica alcançada há 11 anos. Ou seja, todo e qualquer ponto conquistado nesta parte final da competição será importante para o time que deseja subir.

Neste momento, até o Vila Nova, 10º colocado que soma 48 pontos, todos os times da primeira metade da tabela tem chances de acesso para a Série A. Sendo assim, a briga deve durar até o último minuto da última rodada da Série B.

Times do G4 tropeçam na 31ª rodada e aumentam a disputa pelo acesso

Na última rodada – a 31ª de 38 – nenhum dos quatro times que figuram no G4 venceu, o que aumentou ainda mais o sentimento de esperança nos clubes que estão próximos do grupo dos quatro mais bem colocados da competição. O líder Vitória visitou o Criciúma, em Santa Catarina, e foi derrotado pelo placar de 1 x 0, o vice-líder Sport escapou de um vexame histórico diante da Ponte Preta. O Leão da Ilha perdia por 3 x 0 para a Macaca, mas conseguiu arrancar um empate com muito esforço.

O Juventude (3º) visitou o Tombense (18º), e por pouco também não sofreu uma derrota inesperada. O time do técnico Thiago Carpini perdia para o Carcará até o finalzinho do jogo por 1 x 0, quando conseguiu empatar em um lindo chute de fora da área de Matheus Vargas, que entrou no 2º tempo da partida para igualar o marcador e manter o time de Caxias na mesma posição. Já o Guarani, 4º colocado, enfrentou o Vila Nova no campo encharcado do Brinco de Ouro e também ficou no empate por 1 x 1 diante do Tigre, mantendo um tabu de dez anos sem vencer o time goiano.

Vale destacar que o gol do Bugre foi marcado aos 50 minutos do 2º tempo, e o time de Campinas só não perdeu seu lugar no G4 por conta do tropeço do Novorizontino, que empatou com o Sampaio Corrêa pelo placar de 1 x 1, em São Luís, no Maranhão. Quem se deu muito bem na rodada e vem fazendo um 2º turno impecável é o Atlético-GO, time mais temido por todos nesta altura da competição, e que nesta 31ª ronda da Série B, bateu o Ituano por 1 x 0, e somou sua 3ª vitória consecutiva, tomando a 5ª posição do Tigre do Vale com 53 pontos, um atrás do Guarani.

Briga contra o Z4 também promete emoção

Se a disputa pela parte de cima é intensa, na parte de baixo da tabela o cenário é bem parecido. Segundo a projeção da Universidade Federal de minas Gerais, a pontuação mínima para escapar do rebaixamento fica em torno dos 44 até os 47 pontos. Neste momento, Ceará e Botafogo-SP, 11º e 12º respectivamente, seriam os únicos times teoricamente salvos de qualquer risco, pois precisam de uma vitória em sete jogos para alcançar este número.

Do Sampaio Corrêa, até o lanterna ABC, todos correm o risco de cair para a Série C. No caso do Elefante da Frasqueira, que deve ser o primeiro time rebaixado, a confirmação do descenso deve ocorrer nas próximas rodadas. Com apenas 20 pontos na tabela, o time potiguar está a 14 pontos de distância da Ponte Preta, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

O Londrina, 19º colocado com 24 pontos, é outro time que pode ter seu rebaixamento confirmado nas próximas rodadas, restando praticamente duas vagas dentro do Z4 para seis times. O Tombense, com 27 pontos, é o 18º, e a Chapecoense, 17ª colocada, tem 30. Apesar da distância de quatro pontos da Ponte Preta em relação à Chape, a Macaca precisa se livrar da má fase que ronda o clube, e somar pontos nos próximos jogos para não cair. Até o fim da competição, o time campineiro terá confrontos diretos contra o Tombense, Avaí e Ituano, que também estão próximos do Z4.

Nesta 31ª rodada, dos times que brigam na parte de baixo, o Londrina perdeu para o Mirassol por 2 x 0, o ABC ficou no empate sem gols diante da Chapecoense, em um confronto que complicou a vida dos dois times dentro da competição, e o Avaí conseguiu um importante resultado fora de casa contra o Botafogo-SP, vencendo o Pantera por 1 x 0.

Confrontos diretos podem definir acesso e descenso na Série B em 2023

Começando pelos times que brigam pelo G4, o líder Vitória é o time com a maior quantidade de confrontos diretos. Na próxima rodada, por exemplo, o Leão enfrentará o Guarani, no Estádio Barradão. No 1º turno, o Bugre venceu pelo placar de 2 x 0, no Brinco de Ouro da Princesa. Na sequência, o time baiano terá pela frente o Juventude, também em casa, o Sport, e o Novorizontino, jogando em São Paulo.

O Leão Pernambucano terá um caminho mais tranquilo, e enfrentará o Juventude, em Caxias do Sul; o Vitória, fora de casa, e o Atlético-GO, diante do seu torcedor, parta tentar consolidar o acesso, e quem sabe, desbancar o time baiano na luta pelo título da Série B.

Já o time de Caxias do Sul tem uma das tabelas mais “tranquilas” até o final da Série B. Dos sete jogos que restam, quatro confrontos serão contra times que brigam contra o rebaixamento. O Juventude encara o Londrina, o Ituano e a Ponte Preta em casa, e na penúltima rodada, enfrenta o provável rebaixado ABC, em Natal. O Guarani, após enfrentar o Vitória, terá o Mirassol, o Criciúma, e o Atlético-GO como adversários diretos na luta pelo G4, e no meio deste caminho, enfrentará o Botafogo-SP, o Londrina, e o próprio ABC, na antepenúltima rodada.

Sendo assim, tanto os times que brigam na parte de cima, como os que lutam contra o rebaixamento, se enfrentarão, e podem tomar pontos importantes, que definirão os quatro clubes que estarão na Série A, e os que disputarão a Série C em 2024. Não há nada definido dentro da competição, e uma coisa é certa: muita emoção está reservada para os amantes do futebol até o final da mais disputada Série B da história.

Jogos importantes da Série B até o fim da competição

  • Vitória x Guarani, 32ª rodada, Estádio do Barradão, Salvador, 15/10/2023 (domingo), às 18h;
  • Juventude x Sport, 32ª rodada, Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul, 16/10/2023 (segunda-feira), às 20h;
  • Vitória x Juventude, 34ª rodada, Estádio do Barradão, Salvador, 29/10/2023 (domingo), às 19h;
  • Vitória x Sport, 36ª rodada, Estádio do Barradão, Salvador, 10/11/2023 (sexta-feira), às 15h;
  • Ponte Preta x Avaí, 35ª rodada, Estádio Moisés Lucarelli, Campinas, 05/11/2023 (domingo), às 16h;
  • Chapecoense x Tombense, 34ª rodada, Arena Condá, Chapecó, 28/10/2023 (sexta-feira), 1às 15h.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo