Brasileirão Série B

Com direito a gol redentor, Santos vence o Vila Nova e conta as horas para o acesso

Peixe faz valer a força da Vila Belmiro, vence o Vila Nova por 3 a 0 e vai torcer contra o Ceará neste domingo para garantir retorno

O retorno do Santos à Série A do Campeonato Brasileiro pode vir neste domingo (3). Na tarde deste sábado (2), o Peixe venceu o Vila Nova, na Vila Viva Sorte, por 3 a 0, e chegou aos 65 pontos, se mantendo na liderança da Série B.

Com o resultado, o Alvinegro fica na torcida por um tropeço do Ceará contra o Avaí, na Arena Castelão, às 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (3). Em caso de um empate entre essas duas equipes, o Peixe estará matematicamente garantido na elite do futebol em 2025.

Santos cria clima de final na Vila

Com a chance de encaminhar o seu retorno à Série A, a diretoria do Santos criou um clima de final para encarar o Vila Nova.

Assim que a equipe alvinegra pisou no gramado, houve chuva de papel picado e show de fumaça. Tudo sob o apoio dos mais de 14 mil torcedores que compareceram ao estádio ansiosa para ver o calvário da Série B chegar ao fim.

Os gritos de incentivo vindos das arquibancadas só foram interrompidos, antes do início do jogo, quando o nome e a foto do técnico Carille apareceram no telão, durante o anúncio da escalação santista. Claramente incomodada com o trabalho do treinador, os torcedores não evitaram a já tradicional vaia.

Como foi o 1º tempo de Santos e Vila Nova?

Com a bola em jogo, o Santos começou o confronto tentando fazer o fator casa e indo para cima da equipe goiana.

Mas, bem organizado defensivamente, o Vila Nova soube controlar o ímpeto alvinegro e segurar o 0 a 0 no placar durante toda a primeira etapa.

A melhor oportunidade do Peixe saiu dos pés do meio-campista Giuliano, que, após um cruzamento mal afastado pela zaga do Vila Nova, emendou um voleio de primeira. A estilosa finalização exigiu boa defesa do goleiro Denis Júnior.

A igualdade no placar irritou parte da torcida, que, mais uma vez, não poupou Carille de vaias e xingamentos.

Da falha no rebaixamento ao gol que pode dar o acesso

Após o intervalo, o cenário seguiu o mesmo: o Santos atacando e o Vila tentando deixar a Baixada Santista com a conquista de um ponto.

Com melhor sorte na segunda etapa, o Peixe superou o sistema defensivo goiano e abriu o placar, aos 11 minutos.

Quis o destino que o gol que abriu o caminho para praticamente selar o acesso fosse marcado pelo zagueiro João Basso. No fatídico duelo com o Fortaleza, em 6 de dezembro de 2023, que culminou com o rebaixamento santista, o zagueiro cometeu falhas e foi bastante criticado pela torcida.

Em baixa, Basso iniciou a temporada fora dos planos do técnico Carille e foi emprestado ao Estoril, de Portugal, no primeiro semestre.

Ainda considerado reserva da equipe, o defensor iniciou o duelo deste sábado em razão dos problemas físicos de Jair e Luan Peres.

Postura cautelosa e pênalti da vitória

Em vantagem, o Santos uma postura mais cautelosa. Sem alternativas, o Vila Nova tentou ir ao ataque e assustou o goleiro Gabriel Brazão.

Mas a noite era alvinegra. Já nos acréscimos, Otero foi derrubado dentro da área e o árbitro Yuri Elino, após consultar o VAR, assinalou pênalti para o Peixe, que Guilherme converteu, colocando fim na apreensão dos torcedores.

Mais tarde, Otero, com uma cobrança de falta de fora da área, ampliou o resultado. Santos 3×0. Logo após o apito final, a Vila Belmiro explodiu em um canto único: “O Campeão voltou”.

Caso o Ceará vença o Avaí, o Santos poderá confirmar o acesso diante do Coritiba, no Couto Pereira, no próximo dia 11.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo