Exclusivo: Novo acordo entre Santos e Umbro terá valor menor, mas outras vantagens
Novo vínculo entre clube e a fornecedora de materiais esportivos terá validade por mais duas temporadas
A renovação do contrato entre Santos e Umbro, conforme antecipado pela Trivela, no início do mês passado, está em vias de ser sacramentada. Assim que o acordo for assinado, a parceria será estendida por mais duas temporadas. Com isso, clube e empresa manterão as suas marcas atreladas por oito anos ininterruptos.
Para encaminhar a renovação do vínculo, Santos e Umbro fizeram alguns ajustes no contrato, e a Trivela foi em busca dos detalhes deste novo acordo.
Em termos financeiros, além do pagamento de um valor de luvas para a renovação, a partir de janeiro de 2025 a fornecedora de materiais esportivos irá desembolsar, no mínimo, R$ 3 milhões nos cofres do Santos por ano.
Além disso, a empresa inglesa fornecerá 45 mil produtos para uso doméstico do clube em suas diversas categorias. Desde as equipes de base aos profissionais, seja do masculino ao feminino.
Santos terá 20% royalties por vendas
Ainda de acordo com o apurado pela Trivela, o contrato entre Santos e Umbro prevê 20% de royalties ao clube por cada peça comercializada pela empresa.
Isso significa que se ao final de cada ano da parceria os royalties representarem mais de R$ 3 milhões, a Umbro depositará o valor referente àquilo que os royalties renderem.
Do contrário, o Peixe já tem garantido os R$ 3 milhões.
Esse valor mínimo, porém, é inferior ao do contrato atual, firmado na gestão do ex-presidente Andres Rueda.
Segundo as informações obtidas pela Trivela, o vínculo atual prevê R$ 3,6 milhões garantidos ao Santos por ano.
Santos, Fluminense e Athletico-PR têm contratos parecidos
Dos clubes que têm a Umbro como fornecedora de materiais esportivos, o Santos, considerando apenas o valor mínimo garantido, tem contrato semelhante ao de Fluminense e Athletico-PR, enquanto o Grêmio recebe uma quantia maior e o Sport menor.
Todos os clubes recebem royalties?
A inclusão de uma cláusula sobre royalties nos contratos entre clubes e fornecedoras de materiais esportivos é comum.
Apenas equipes como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, que têm um número elevado de vendas, não fazem uso desse artifício, pois recebem um valor fixo mais significativo dos seus parceiros.
Por que o Santos aceitou a redução de R$ 600 mil?
A atual diretoria, por meio do seu departamento de marketing, resolveu aceitar essa redução em troca de uma maior produção de produtos para o clube.
O acordo que se encerra em dezembro deste ano entrega 33 mil produtos por ano ao Peixe. Já o novo vínculo irá fornecer 45 mil peças por temporada.
O Santos terá 45 mil camisas por ano?
Essas 45 mil peças que a Umbro irá produzir para o Santos não se limitam aos uniformes de jogos de todas as categorias alvinegras.
Dentro desse número também aparecem uniformes de concentração, treinamentos, coletes, mochilas, malas, jaquetas e bonés.
Esse número, no entanto, não tem qualquer relação com aquilo que será comercializado aos torcedores. Todos os itens citados acima são para uso de atletas e funcionários do clube.
A venda e a distribuição de camisas e demais produtos do Santos aos torcedores é de responsabilidade do Grupo Dass, empresa que fabrica e comercializa as peças da Umbro para os lojistas, conforme demanda.
Santos e Umbro estão na segunda parceria
A relação entre Santos e Umbro é antiga. Antes do início da atual parceria, em 2018, a fornecedora de materiais esportivos já havia produzido os uniformes alvinegros entre 1997 e 2011.
Neste período, esteve presente nas principais conquistas recentes do clube, como os brasileiros de 2002, 2004 e o tri da Libertadores de 2011.