Brasileirão Série B

Como em 2023, Santos adota medida entre líderes do elenco para superar crise

O técnico Fábio Carille segue ameaçado no Peixe por conta dos quatro jogos seguidos sem vitórias

O turbulento momento vivido pelo Santos na Série B do Campeonato Brasileiro fez os líderes do elenco e a comissão técnica conversarem para dividir algumas responsabilidades. Por conta disso, Diego Pituca passou a compartilhar a braçadeira de capitão que ostentava desde o primeiro compromisso da temporada.

✅ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Esse revezamento começou a ser colocado em prática no empate por 0 a 0 com o Amazonas, na Vila Viva Sorte, há cerca de dez dias, quando Pituca iniciou o jogo no banco de reservas.

Na ocasião, o experiente zagueiro Gil, de 37 anos, vestiu, em seu braço esquerdo a faixa que leva a letra Z em referência ao lendário volante Zito, que, no período mais vitorioso da história do Peixe, era chamado de “gerente” por chamar a atenção de Pelé, Pepe e CIA. durante as partidas.

 
Publicação de @santosfc
Ver no Threads

 

Giuliano herda a braçadeira contra a Ponta

No “constrangedor” empate com a Ponte Preta, por 2 a 2, na mesma Vila Belmiro, no último sábado (30), como classificou o CEO Paulo Bracks, a braçadeira de capitão foi entregue ao meio-campista Giuliano pelo técnico Fábio Carille mesmo com Pituca de volta ao time titular.

Giuliano capitão contra a Ponte
Contra a Ponte Preta, a braçadeira de capitão do Santos foi utilizada pelo meio-campista Giuliano (Foto: Bruno Lima/Trivela)

Contra o Brusque, neste sábado (7), às 16 horas (horário de Brasília), na Arena Joinville, a tendência é de que tal responsabilidade seja repassada para alguma liderança do elenco, como, por exemplo, João Schmidt ou Guilherme.

Rodízio de capitães antes do rebaixamento

A ideia de dividir responsabilidade entre os jogadores do momento de crise é saudável para que nenhum atleta do elenco se sinta sobrecarregado e, talvez, atue de maneira mais leve.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que o Santos adota tal estratégia. No ano passado, enquanto o Peixe já lutava para evitar o inédito rebaixamento à Série B, João Paulo, então capitão da equipe, pediu para não ser mais o dono da braçadeira.

— Antes do Bahia, o João Paulo nos procurou e pediu para dar um tempo da faixa. Estava um pouco pressionado, queria oxigenar o grupo. Falei para ele segurar contra o Bahia, jogo arriscado, mas de repente mudar ali, com uma possível derrota, geraria confusão. Ele entendeu e conversamos que íamos trocar para esse jogo — disse Marcelo Fernandes após a vitória do Santos sobre o Vasco.

A partir daquele momento em 2023, a braçadeira passou a ser dividida por jogadores como Tomás Rincón, Jean Lucas e Marcos Leonardo.

Classificação da Série B e arbitragem contra o Brusque

Com 40 pontos conquistados, o Santos é o quarto colocado da Série B. O Peixe está atrás do Novorizontino, com 43, Mirassol e Vila Nova, ambos com 42.

Caso volte de Santa Cataria com nova derrota, o Peixe pode ver o Avaí, dono da quinta posição, chegar aos mesmos 40 pontos e colocar, realmente, em risco o retorno à elite do futebol nacional.

Uma vitória, porém, pode devolver o Alvinegro a vice-liderança da competição.

Últimas notícias do Santos:

O duelo entre Brusque e Santos terá a seguinte equipe de arbitragem:

  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
  • Assistente 1: Michael Stanislau (RS)
  • Assistente 2: Maurício Coelho Silva Penna (RS)
  • VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo