‘Deixa a desejar como pessoa’ e ‘vive na noite’: jornalistas colombianos falam sobre Arce, reforço do Santos
Já em Santos, o atacante equatoriano defendeu o Once Caldas ao longo da última temporada

Já em Santos para assinar contrato com o Peixe, o equatoriano Billy Arce deve ser o primeiro reforço alvinegro nesta janela de transferência para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Vindo do futebol colombiano, onde defendia o Once Caldas, o jogador ainda é desconhecido do torcedor santista.
Por isso, a Trivela conversou com jornalistas que acompanharam de perto a última temporada de Arce para entender como ele pode ser útil para o técnico Fábio Carille.
No Brasil, Arce irá ficar próximo do amigo Arboleda, que se já se complicou com a torcida do São Paulo por conta de uma aposta com o alvo do Santos.
Como Arce pode ser útil no Santos?
Jornalista do Pasión Blanca, veículo segmentado para os torcedores do Once Caldas, Gerson Arias Henao afirma que Arce chega ao Santos depois de viver o seu melhor momento no futebol colombiano.
Antes de defender o Once Caldas, o equatoriano atuou no Deportivo Pasto.
— Arce é um 10, um meio-campista, mas que também pode jogar como ponta-esquerda. Porém, nas vezes em que jogou por essa faixa do campo não foi tão bem. Seus melhores momentos foram jogando no meio-campo. Durante esse um ano que esteve aqui, atingiu a sua melhor fase neste último semestre. De janeiro e junho deste ano ele foi peça fundamental e ajudou o Once Caldas a se classificar para a segunda fase do Campeonato Colombiano — conta Henao.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quais as principais virtudes de Arce?
Questionado sobre as principais características, o jornalista aponta as finalizações de fora da área como uma delas.
— A bola parada dele é muito boa em cobranças de falta. Aqui ele fez dois gols. Mas fora a bola parada, as finalizações dele de médio e longa distância são muito positivas – diz o jornalista.
Once Caldas queria a permanência de Arce
Apesar de ter sido fundamental na campanha do Once Caldas, Arce viu o seu contrato terminar e encaminhar a sua transferência para o Santos de graça. De acordo com o Henao, isso só ocorreu porque o equatoriano optou por não permanecer no clube.
— Arce chegou ao Once Caldas com contrato de um ano e, no final, Once Caldas deixou claro que queria a sua continuidade. O problema foi que Arce recusou a oferta. Ele nunca quis continuar no clube. Arce nunca apareceu para treinar na pré-temporada mesmo tendo um final de contrato para cumprir. Acho que isso também reforça a teoria de que ele é um jogador difícil — explica Henao.
Once Caldas vê ingratidão de Arce
Repórter da Rádio Caracol, Rusbel Franco afirma que essa decisão fez Arce ser visto com um jogador ingrato por dirigentes e torcedores do Once Caldas.
— Ele tem as suas virtudes em campo, mas como pessoa ele deixa muito a desejar. Ele foi ingrato aqui. O Once Caldas se propôs a pagar o que ele queria para que ficasse, mas escolheu sair com os direitos federativos. Não se ele está no nível de um time como o Santos ou do Campeonato Brasileiro, que é mais difícil do que o colombiano. Espero que ele vá bem, mas é um personagem pesado — fala Franco.
Indagado sobre o histórico de Arce fora de campo, o jornalista foi taxativo.
— Arce teve muitos problemas fora de campo. Ele é uma coruja. Vive na noite. Por tudo isso é considerado um jogador indisciplinado — opina o jornalista da Caracol.
O que Carille pensa de Arce?
Na expectativa por reforços, o técnico Carille aprovou a chegada de Arce e disse que conhece bastante o jogador equatoriano.
— É um jogador que a gente acompanha há muito tempo. Já conheço esse jogador. A última partida dele foi em 28 de maio. Temos que ter paciência, olhar os resultados que ele já fez. Eu sei que joga em várias posições. Quando ele chegar, vou perguntar onde ele se sente melhor para que eu possa falar melhor sobre o atleta — declarou o treinador após o empate por 1 a 1 entre Santos e Vila Nova, nesta quinta-feira (18), pela 16ª rodada da Série B.
Com 29 pontos conquistados, o Peixe é o líder da competição. A equipe se prepara para receber o Coritiba, na Vila Belmiro, segunda-feira (22), às 20 horas (horário de Brasília).