De Menino da Vila a volante malquisto: quem o Santos vai reencontrar diante do Avaí
Santos e Avaí se enfrentam às 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira (26), na Ressacada, pela 2ª rodada da Série B
Ao pisar no gramado da Ressacada, em Santa Catarina, às 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira (26), para encarar o Avaí, pela 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos irá se deparar com alguns rostos conhecidos. Dois deles, com passagens pelo Peixe e outros três por grandes clubes do futebol nacional.
Entre os que já vestiram a camisa alvinegra estão um meio-campista formado nas categorias de base do Alvinegro e um volante por quem a torcida em momento algum alimentou qualquer simpatia. Estamos falando de Pedro Castro e Willian Maranhão, respectivamente.
A dupla, inclusive, pode ser titular contra o Santos. Recuperado de uma lesão, Pedro Castro pode voltar ao time do técnico Eduardo Barroca, enquanto Willian Maranhão é considerado um dos homens de confiança do treinador.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, nesta quarta-feira, a equipe de arbitragem para o duelo entre Avaí x Santos, sexta-feira (26), às 20 horas, na Ressacada, pela 2ª rodada da Série B
?? Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
? Assistente 1: Rafael Trombeta (PR)
?…— Bruno Lima (@unollima) April 24, 2024
Na capital catarinense, o Peixe vai em busca da segunda vitória na competição. Na estreia, o Alvinegro venceu o Paysandu, na Vila Belmiro, por 2 a 0.
Como foi a passagem de Pedro Castro pelo Santos?
Menino da Vila, Pedro Castro recebeu a primeira oportunidade na equipe profissional em 2012. No ano seguinte, o meio-campista teve mais chances, mas, sem conseguir se firmar, passou a ser emprestado regularmente.
Um dos momentos mais especiais da carreira de Pedro Castro foi no próprio Avaí, em 2018, ajudando o time catarinense a conquistar o acesso à Série A do Brasileiro.
Anos mais tarde, já com bom conhecimento da Série B, o meio-campista também foi importante para que Botafogo e Cruzeiro retornassem à elite do futebol nacional, nas temporadas de 2021 e 2022, respectivamente.
Em 2024, após passar os dois últimos anos no futebol dos Emirados Árabes, Pedro Castro, atualmente com 31 anos, decidiu retornar ao futebol brasileiro e ao Avaí.
Como foi a passagem de Willian Maranhão pelo Santos?
Contratado em 2022 do Bahia por Edu Dracena, então gerente de futebol do Peixe, Willian Maranhão chegou à Vila Belmiro sob forte rejeição da torcida. À época, o volante assinou um contrato com dois anos e meio de validade.
Canhoto, Maranhão não conseguiu justificar a aposta feita por Dracena e participou de apenas nove jogos do Santos, sendo somente cinco como titular.
Diante das más atuações, que irritaram ainda mais os torcedores, a diretoria, sem saída, se viu na obrigação de negociar o volante. A partir de então, foram diversas transferências por empréstimos até que, no final de 2023, as partes entraram em acordo para a rescisão do contrato, que só terminaria em dezembro deste ano.
Quem são os outros três rostos conhecidos?
Além dos dois ex-santistas, o Avaí conta com outros jogadores experientes e três deles são:
- Ademilson: atacante revelado pelo São Paulo
- Willian Pottker: ex-jogador do Internacional
- Gabriel Poveda: artilheiro da Série B de 2022
Como tem sido a carreira de Ademilson?
Formado nas categorias de base do São Paulo, Ademilson chegou aos profissionais do Tricolor em 2012 e permaneceu até o início de 2015. Foram 114 jogos e 15 gols marcados até ser vendido ao Gamba Osaka, do Japão, por cerca de R$ 10 milhões. Lá, ele permaneceu até 2021, quando se transferiu para o Wuhan Three Towns, da China.
O retorno ao futebol brasileiro ocorreu neste ano. Mas, até o momento, a passagem de Ademilson pelo Avaí foi discreta. Foram apenas quatro jogos e um gol. O atacante, inclusive, estava machucado e deve ficar à disposição de Barroca justamente contra o Santos.
Como tem sido a carreira de Willian Pottker?
Atualmente com 30 anos, Willian Pottker apareceu para o futebol nacional em 2017, quando foi peça fundamental para levar a Ponte Preta ao vice-campeonato paulista. Logo após o término do Estadual, o atacante foi comprado pelo Internacional, onde atuou até 2020.
O melhor momento com a camisa colorada foi em 2018, quando foi titular na maior parte do Campeonato Brasileiro. Mas isso sem conquistar o torcedor do Internacional.
A partir de 2021, Pottker passou a rodar por diferentes clubes, como: Cruzeiro, Coritiba, Al Wasl, dos Emirados Árabes, e o próprio Avaí.
Como tem sido a carreira de Gabriel Poveda?
Sem ainda ter se destacado por um grande clube do futebol brasileiro, Gabriel Poveda passou pelas categorias de base do Internacional e jogou nos profissionais do Athletico-PR. Mas o melhor momento do atacante de 25 anos foi com a camisa do Sampaio Correia, em 2022, enquanto estava emprestado pelo Alverca, de Portugal.
Na oportunidade, o jogador foi o artilheiro da Série B, com 19 gols marcados em 37 jogos disputados. A boa fase fez com que o Grupo City — proprietário do Manchester City e de outros clubes pelo mundo — efetuasse a sua compra e o colocasse para jogar no Bolivar, da Bolívia, na Libertadores do ano passado.
Apesar do investimento, no meio de 2023, Poveda foi cedido por empréstimo ao Avaí. Até agora são 35 partidas disputadas e 11 gols marcados. O vínculo com o clube catarinense tem validade até junho deste ano.