Brasileirão Série B

De Menino da Vila a volante malquisto: quem o Santos vai reencontrar diante do Avaí

Santos e Avaí se enfrentam às 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira (26), na Ressacada, pela 2ª rodada da Série B

Ao pisar no gramado da Ressacada, em Santa Catarina, às 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira (26), para encarar o Avaí, pela 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos irá se deparar com alguns rostos conhecidos. Dois deles, com passagens pelo Peixe e outros três por grandes clubes do futebol nacional.

Entre os que já vestiram a camisa alvinegra estão um meio-campista formado nas categorias de base do Alvinegro e um volante por quem a torcida em momento algum alimentou qualquer simpatia. Estamos falando de Pedro Castro e Willian Maranhão, respectivamente.

A dupla, inclusive, pode ser titular contra o Santos. Recuperado de uma lesão, Pedro Castro pode voltar ao time do técnico Eduardo Barroca, enquanto Willian Maranhão é considerado um dos homens de confiança do treinador.

Na capital catarinense, o Peixe vai em busca da segunda vitória na competição. Na estreia, o Alvinegro venceu o Paysandu, na Vila Belmiro, por 2 a 0.

Como foi a passagem de Pedro Castro pelo Santos?

Menino da Vila, Pedro Castro recebeu a primeira oportunidade na equipe profissional em 2012. No ano seguinte, o meio-campista teve mais chances, mas, sem conseguir se firmar, passou a ser emprestado regularmente.

Um dos momentos mais especiais da carreira de Pedro Castro foi no próprio Avaí, em 2018, ajudando o time catarinense a conquistar o acesso à Série A do Brasileiro.

Anos mais tarde, já com bom conhecimento da Série B, o meio-campista também foi importante para que Botafogo e Cruzeiro retornassem à elite do futebol nacional, nas temporadas de 2021 e 2022, respectivamente.

Em 2024, após passar os dois últimos anos no futebol dos Emirados Árabes, Pedro Castro, atualmente com 31 anos, decidiu retornar ao futebol brasileiro e ao Avaí.

Como foi a passagem de Willian Maranhão pelo Santos?

Contratado em 2022 do Bahia por Edu Dracena, então gerente de futebol do Peixe, Willian Maranhão chegou à Vila Belmiro sob forte rejeição da torcida. À época, o volante assinou um contrato com dois anos e meio de validade.

Canhoto, Maranhão não conseguiu justificar a aposta feita por Dracena e participou de apenas nove jogos do Santos, sendo somente cinco como titular.

Willian Maranhão no Avaí
Willian Maranhão foi contratado pelo Santos em 2022, mas rescindiu o vínculo no final do ano passado (Foto: Flickr/Avaí)

Diante das más atuações, que irritaram ainda mais os torcedores, a diretoria, sem saída, se viu na obrigação de negociar o volante. A partir de então, foram diversas transferências por empréstimos até que, no final de 2023, as partes entraram em acordo para a rescisão do contrato, que só terminaria em dezembro deste ano.

Quem são os outros três rostos conhecidos?

Além dos dois ex-santistas, o Avaí conta com outros jogadores experientes e três deles são:

  • Ademilson: atacante revelado pelo São Paulo
  • Willian Pottker: ex-jogador do Internacional
  • Gabriel Poveda: artilheiro da Série B de 2022

Como tem sido a carreira de Ademilson?

Formado nas categorias de base do São Paulo, Ademilson chegou aos profissionais do Tricolor em 2012 e permaneceu até o início de 2015. Foram 114 jogos e 15 gols marcados até ser vendido ao Gamba Osaka, do Japão, por cerca de R$ 10 milhões. Lá, ele permaneceu até 2021, quando se transferiu para o Wuhan Three Towns, da China.

O retorno ao futebol brasileiro ocorreu neste ano. Mas, até o momento, a passagem de Ademilson pelo Avaí foi discreta. Foram apenas quatro jogos e um gol. O atacante, inclusive, estava machucado e deve ficar à disposição de Barroca justamente contra o Santos.

Como tem sido a carreira de Willian Pottker?

Atualmente com 30 anos, Willian Pottker apareceu para o futebol nacional em 2017, quando foi peça fundamental para levar a Ponte Preta ao vice-campeonato paulista. Logo após o término do Estadual, o atacante foi comprado pelo Internacional, onde atuou até 2020.

Willian Pottker no Avaí
Willian Pottker é uma das armas de Barroca para surpreender o Santos nesta sexta-feira (26), na Ressacada (Foto: Flickr/Avaí)

O melhor momento com a camisa colorada foi em 2018, quando foi titular na maior parte do Campeonato Brasileiro. Mas isso sem conquistar o torcedor do Internacional.

A partir de 2021, Pottker passou a rodar por diferentes clubes, como: Cruzeiro, Coritiba, Al Wasl, dos Emirados Árabes, e o próprio Avaí.

Como tem sido a carreira de Gabriel Poveda?

Sem ainda ter se destacado por um grande clube do futebol brasileiro, Gabriel Poveda passou pelas categorias de base do Internacional e jogou nos profissionais do Athletico-PR. Mas o melhor momento do atacante de 25 anos foi com a camisa do Sampaio Correia, em 2022, enquanto estava emprestado pelo Alverca, de Portugal.

Na oportunidade, o jogador foi o artilheiro da Série B, com 19 gols marcados em 37 jogos disputados. A boa fase fez com que o Grupo City — proprietário do Manchester City e de outros clubes pelo mundo — efetuasse a sua compra e o colocasse para jogar no Bolivar, da Bolívia, na Libertadores do ano passado.

Poveda no Avaí
Artilheiro da Série B de 2022, Gabriel Poveda, de 25 anos, voltou ao futebol brasileiro depois de ser comprado pelo Grupo City (Flickr/Avaí)

Apesar do investimento, no meio de 2023, Poveda foi cedido por empréstimo ao Avaí. Até agora são 35 partidas disputadas e 11 gols marcados. O vínculo com o clube catarinense tem validade até junho deste ano.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo