Ponte Preta respira por aparelhos na Série B após vitória dramática sobre o Tombense
Élvis marca gol incrível de falta, conta com falha bizarra do goleiro e ajuda Ponte Preta a escapar do Z4
A torcida da Ponte Preta pôde finalmente respirar tranquila após a vitória da Macaca diante do Tombense neste sábado por 1 x 0, com gol marcado pelo camisa dez do time, Élvis. A partida foi válida pela 36ª rodada da Série B e o resultado conquistado fora de casa, em Tombos, foi muito importante ao time ponte-pretano, que saiu da zona de rebaixamento, venceu um concorrente direto contra o Z4 e de quebra encerrou um jejum muito incômodo de nada mais nada menos do que dez jogos sem vitória.
O gol da Ponte Preta representa bem o sofrimento do torcedor campineiro nesta Série B. Na marca dos 22 minutos da etapa complementar, Élvis cobrou falta com efeito para dentro da área do Tombense, o goleiro do time mineiro se enrolou todo para fazer a intervenção e a bola entrou chorando, mansamente no canto esquerdo da meta do Carcará, para explosão dos jogadores da Ponte e principalmente do técnico João Brigatti, que conquistou sua primeira vitória no comando do time campineiro após cinco jogos, com dois empates e três derrotas.
Após relatos de atrasos de pagamento de salários dentro do clube, despejo das categorias de base por falta de pagamento do centro de treinamento dos atletas jovens e inúmeras polêmicas envolvendo a falta de postura do time em campo, a exibição deste sábado serviu também para mostrar o quanto estes jogadores da Ponte Preta podem entregar e lutar pela permanência do clube na Série B, que se tornou o principal objetivo do time para este ano após o título do Campeonato Paulista A2.
Ponte Preta começa a ver a luz no fim do túnel na Série B
Tudo parecia perdido pelos lados do Moisés Lucarelli. Derrotas seguidas, saídas polêmicas de jogadores, atraso no pagamento dos salários, demissões constantes de treinadores. A Ponte Preta cumpria à risca a receita para ser rebaixada para a Série C, o que seria uma catástrofe, tendo em vista as previsões do time no início da temporada. Ao conquistar o título da 2ª divisão do futebol estadual, muitos consideravam a Ponte como um time forte para brigar pelo acesso, porém, o que se viu foi um clube totalmente perdido em suas decisões e que poderia pagar caro pelas escolhas feitas ao longo da temporada.
Porém, a vitória diante do Tombense foi uma resposta clara dos jogadores às críticas recebidas nos últimos meses. Foi um aviso de que cada jogador que veste o manto sagrado e pesado da Associação Atlética Ponte Preta entende o tamanho de estar defendendo um clube tão tradicional no cenário nacional. Sendo assim, partindo do treinador João Brigatti, que parece ter encontrado a melhor formação para o time, mesmo que de forma tardia, os atletas ponte-pretanos mostraram que a questão da camisa ainda é muito presente em momentos decisivos.
Ora, o Tombense vinha de uma sequência espetacular de cinco jogos sem perder, com dois empates e três vitórias seguidas. Em todos os prognósticos, o Carcará aparecia como favorito diante da Macaca, não só pelo momento atravessado no campeonato, mas também pelo fato de estar jogando em casa. Mas a Ponte Preta pouco se importou em jogar longe de seus domínios, se impôs e poderia ter feito um placar maior se tivesse concretizado suas jogadas com maior eficiência.
O caminho permanece complicado para a Ponte Preta, que enfrenta o Juventude, candidato ao acesso, em Caxias do Sul, e encerra sua participação diante do CRB, em casa, porém, após a vitória diante do Tombense, o torcedor ponte-pretano pode descansar um pouco mais tranquilo e com a esperança renovada de ver o time na Série B em 2024.
Presidente faz acerto com jogadores e ganha confiança do grupo
Nada como acertar o que está pendente para começar a colher os resultados dentro do futebol não é? Pois bem, Marco Antônio Eberlin, presidente da Ponte Preta, conversou muito com os atletas da Macaca durante a última semana, prometendo que tudo o que estava pendente seria acertado, desde que os jogadores fizessem um esforço a mais para ajudar a Macaca a permanecer na Série B. Como em um acordo feito por cavalheiros, a postura dos jogadores do time campineiro mostrou que se tudo estivesse em dia, quem sabe a equipe ponte-pretana não estivesse brigando por algo maior.
O mandatário da Ponte Preta afirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes de Campinas que os valores em atraso seriam pagos e foram atrasados por conta de penhoras de uma dívida fiscal datada de 1999. Inclusive, o presidente da Macaca chegou a desconversar as notícias envolvendo uma greve dos jogadores por conta do atraso do pagamento, após a derrota para o Avaí, na última rodada.
Com negociação, ou não, fato é que a Ponte Preta após a entrevista de Marco Antônio Eberlin mostrou uma vontade e uma disposição que ainda não tinha demonstrado nesta Série B e provou que o time, embora limitado, não é um clube para disputar a Série C de 2024. A vitória da Macaca na noite deste sábado é a prova que o torcedor precisava para ter um pouco de paz e tranquilidade no restante deste ano.