Luan Peres diz quando deve estrear e só pensa em subir: ‘Dane-se se em 4º ou em 1º’
Zagueiro de 30 anos retorna ao Peixe após defender o Olympique de Marselhe e o Fenerbahçe
Principal contratação do Santos na última janela de transferências, o experiente zagueiro Luan Peres, de 30 anos, foi apresentado como reforço do Peixe nesta quinta-feira (12). Garantindo estar bem fisicamente, o novo dono da camisa 14 se colocou à disposição para reforçar o sistema do técnico Fábio Carille já nas próximas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro.
Identificado com o Alvinegro por conta da sua primeira passagem, entre 2019 e 2021, Luan chegou focado em recolocar o clube na elite do futebol nacional, “dane-se se em primeiro ou em quarto”.
Luan Peres diz estar apto para jogar
Com a sua situação totalmente regularizada e treinando bem no CT Rei Pelé, Luan Peres revelou que conversou com Carille na última quarta-feira (11) já pensando na sua reestreia pelo Santos.
— Conversei com o Carille ontem (quarta-feira). Desde a minha pré-temporada tenho treinado diariamente. O ritmo de jogo eu só vou conseguir com o tempo. Venho bem nos treinamentos, me sentindo bem e isso é importante. Conversando com o Carille, disse que estou recuperando a minha forma física. Estou à disposição do Carille, que sabe o que é melhor para a equipe. Domingo (15) contra o América-MG ou quinta-feira (19) diante do Botafogo-SP já estarei apto — falou o defensor, que foi apresentado sob os olhares da pequena filha, Sofia.
“O importante é subir”, diz Luan
Jogador do Santos em um período em que o clube brigava por títulos, como o Brasileiro de 2019 e a Libertadores de 2020, Luan Peres retorna ao Peixe pensando, em primeiro lugar, em recolocar o Alvinegro na primeira divisão.
— Conversei com o presidente quando cheguei e foi falado que o foco é subir. Dane-se se vamos ficar em quarto ou primeiro lugar. O importante é subir. O foco é estar na primeira divisão no ano que vem. Aí sim, ano que vem, outras receitas e jogadores querendo vir. Infelizmente existem jogadores que não querem vir para a segunda divisão. Agora, é virar a chave e pensar em brigar por títulos porque assim a chance de cair é zero. Afastar as coisas ruins. Falei com o presidente e ele disse que o foco é chegar longe na Copa do Brasil, nas competições. Mas isso é assunto para depois — declarou.
Luan explica a lesão que lhe atrapalhou na Turquia
Durante a sua passagem pelo Fenerbahçe, Luan Peres teve uma lesão que lhe atrapalhou. E, questionado, explicou o que de fato aconteceu.
— O Fenerbahçe não explicou a lesão que tive. Eu choquei o meu joelho na trave e tive uma lesão de ligamento cruzado posterior (LCP). Minha tíbia foi para trás e rompeu o ligamento posterior. Isso normalmente rompe quando você bate o carro. O cruzado nem sempre precisa operar, pode fazer tratamento conservador e foi a opção deles. Fizemos por quatro meses. Voltei a jogar. Passaram três jogos, mas falei que não estava legal, estava jogando com dor. Fomos campeões da Copa e tal, mas não me sentia bem. Estava sem o ligamento e estava inseguro. Quando voltamos para a pré-temporada, logo no playoff, joguei e vi que não dava. Fiz uma consulta com um médico na Alemanha e ele disse que se não operasse, estaria sempre com dor. Essa foi a única lesão que tive — detalhou.
Essa será a segunda passagem do defensor pela Vila Belmiro e terá validade até dezembro de 2027. A primeira ocorreu entre 2019 e o início de 2021, quando deixou a Vila após o vice-campeonato da Copa Libertadores.
Últimas notícias do Santos:
Quantos jogos Luan Peres fez na Turquia?
Considerando todas as competições válidas pelas temporadas 2022/2023 e 2023/2024, Luan disputou 23 partidas com a camisa do Fenerbahçe, sendo 20 delas como titular.
Neste período, recebeu três cartões amarelos, um vermelho e marcou um gol, algo que tanto perseguiu e voltará a perseguir no Santos.
José Mourinho e o limite de estrangeiros
Para a atual temporada, agora sob comando do badalado técnico português José Mourinho, o Fenerbahçe reforçou o seu sistema defensivo com três contratações.
Chegaram ao clube o ganês Alexander Djiku, de 30 anos, o brasileiro Rodrigo Becão e o turco Çağlar Söyüncü, ambos de 28.
Assim, Luan perdeu ainda mais espaço e, também em razão do limite de jogadores estrangeiros, passou a treinar separadamente com o atacante inglês Ryan Kent e o esloveno Miha Zajc, que se transferiu para o Toulouse.