1° adversário do Corinthians em 2024, Guarani apresenta pacotão ‘discutível’ de reforços e preocupa a torcida
Guarani enfrenta o Timão no dia 21 de janeiro às 18h na Neo Química Arena em Itaquera na 1ª rodada do Paulistão

O Guarani chegou perto de subir para a Série A do Brasileirão em 2023, mas decisões um quanto questionáveis da diretoria bugrina, como a renovação de contrato de parte do elenco no meio da temporada, fez o time cair de “paraquedas” nas dez últimas rodadas da Série B, terminando a competição em uma decepcionante 10ª colocação, a mesma de 2022, quando ao contrário do que foi na última temporada, brigou contra o rebaixamento a Série C durante boa parte do campeonato.
Com a saída de boa parte do elenco de 2023, o Guarani, primeiro adversário do Corinthians em 2024, foi em busca de reforços para mais uma temporada, na qual terá pela frente as disputas do Campeonato Paulista e também do Brasileirão da Série B. Entretanto, os nomes apresentados pela diretoria bugrina até o momento, não agradaram em nada ao torcedor campineiro, que teme pelo pior, tendo em vista que o desafio no estadual já começará diante de um adversário complicado e pelo fraco desempenho apresentado no Paulistão do ano passado.
Em 2023, o Guarani flertou com as últimas posições na tabela do Campeonato Paulista e só se livrou do risco de rebaixamento na última rodada, quando goleou a Inter de Limeira por 5 x 0 em Sorocaba. Em 12 jogos disputados, o Bugre venceu apenas quatro, empatou dois e perdeu seis, somando 14 pontos ganhos e fechando a primeira fase na última colocação do Grupo B com 14 pontos ganhos. Em 2024, a estreia do Bugre no Paulistão está marcada para o dia 21 de janeiro, domingo, diante do Corinthians, na Neo Química Arena, em Itaquera, às 18h (horário de Brasília).
Quem o Guarani já anunciou como reforço para 2024?
Em apuração feita em conjunto com o repórter Albert Cavalcante do portal Futebol Interior, ao menos seis nomes já estão acertados com o Guarani para a disputa do Campeonato Paulista de 2024. São eles, o atacante Gabriel Santos de 24 anos, que estava no Sport em 2023, o lateral-esquerdo Helder e o zagueiro Rayan, que estavam no elenco do Criciúma, um dos times que conquistaram o acesso para a Série A neste ano, o volante Anderson Leite, ex-jogador do CRB, o atacante Reinaldo, que veio por empréstimo do Santa Clara de Portugal e o zagueiro Márcio Silva, que defendeu o Botafogo-SP na última temporada.
Nas redes sociais, o sentimento do torcedor do Guarani é de preocupação e de indignação, não só pela campanha que impediu que o Bugre subisse para a Série A em 2023, mas também pelo nível dos jogadores anunciados pela diretoria bugrina para 2024. Para boa parte dos internautas no X (antigo Twitter) o nível do elenco atual com as chegadas dos novos reforços é inferior ao da temporada passada e aumenta o sentimento de insegurança.
A grande chance passou…e o Guarani não quis aproveitar, preferiu ficar vivendo nesse limbo que se chama série B. O problema não é ficar eternamente na série B, o problema é a possibilidade de flertar com a série C, aí sim vc pode dizer que é um caminho sem volta.
— PAULO BUGRE ?? (@PAULOED08818794) December 28, 2023
O Guarani realmente precisa de um “CEO” pra negociar esse nível de jogador?
Pergunta sincera…— Carmello_musico (@Carmello_musico) December 28, 2023
Com ctz bem mais fraco
— Bruno (@BrunoH_01) December 28, 2023
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Conheça mais sobre os reforços do Guarani para 2024
Gabriel Santos – atacante – 24 anos
Último clube: Sport Recife
O atacante foi formado na base do Atlântico-BA e passou por alguns clubes do Rio de Janeiro e também da Ucrânia. Sua melhor fase foi em 2021, quando marcou 13 gols em 14 jogos defendendo as cores da Caldense-MG. Em 2023, Gabriel Santos disputou 39 partidas e marcou cinco gols, sendo quatro pelo Campeonato Pernambucano e um pela Copa do Nordeste. Na Série B entrou em campo em apenas 11 jogos, sendo todos saindo do banco de reservas.
Helder – lateral-esquerdo – 35 anos
Último clube: Criciúma
Hélder é formado nas categorias de base do Criciúma e acumula passagens pelo Grêmio, Bahia, Sertãozinho, Figueirense, Ceará, Vila Nova e Juventude. O defensor conquistou o título do Campeonato Cearense em 2014 e foi campeão da divisão de acesso e da elite do Campeonato Catarinense pelo clube Carvoeiro em 2022 e 2023. Além disso, o lateral conquistou o acesso para a elite do futebol brasileiro com o Juventude e na última temporada participou de 31 jogos pelo Tigre, sendo 14 pelo estadual, duas pela Copa do Brasil e 15 pelo Brasileirão da Série B.
Rayan – zagueiro – 33 anos
Último clube: Criciúma
Rayan foi revelado no São Caetano e vai para a sua segunda passagem pelo futebol de Campinas. O zagueiro defendeu a Ponte Preta entre 2020 e 2021, em seu currículo soma um título da Série B jogando pelo Red Bull Bragantino em 2019 e dois acessos, sendo um pelo Paraná em 2017 e com o Criciúma em 2023.
Anderson Leite – volante – 30 anos
Último clube: CRB
Anderson Leite disputou 32 jogos pelo Galo Alagoano e marcou dois gols. O jogador defendeu a Chapecoense em 2020 e 2021. O meio-campista foi formado no Iraty-PR e tem passagens pelas categorias de base do Londrina, Atlético-GO e pelo futebol da América do Norte, defendendo clubes na Costa Rica e no México. O jogador foi um pedido do próprio técnico do Guarani, Umberto Louzer, que foi campeão da Série B com o atleta em sua passagem pela Chape.
Reinaldo – atacante – 22 anos
Último clube: Santa Clara-POR
Vindo por empréstimo de Portugal, Reinaldo tem 22 anos, foi revelado pelo Criciúma e também defendeu o Athletico Paranaense, seu último clube no Brasil foi o CSA. Em 119 jogos como profissional, o jogador marcou somente oito gols e busca uma oportunidade melhor no futebol de Campinas para mostrar o seu melhor futebol.
Reinaldo – zagueiro – 22 anos
Último clube: Botafogo/SP
Jovem de 22 anos, o defensor disputou o último Campeonato Brasileiro da Série B pelo Botafogo-SP. Além disso, acumula passagens pelas categorias de base do Palmeiras e do Coritiba. O jogador disputou 32 jogos na Série B, sendo 30 como titular e disputou cinco jogos pelo Coxa no Campeonato Paranaense.