Os desafios de Pepa no comando técnico do Sport
Comandante português tem contrato até o final da temporada com o Leão da Ilha
O Sport anunciou Pepa como novo técnico da equipe para a sequência da temporada de 2024, e o português será o primeiro treinador europeu a comandar o Leão da Ilha em toda a sua história.
O contrato é válido até o final da temporada, com a possibilidade de extensão caso o Sport termine a Série B do Brasileirão no G-4 e garanta a vaga de acesso à elite do futebol nacional.
Em um clube que começou o ano empolgado com as ideias de Mariano Soso, mudou de rota e não encontrou os resultados com Guto Ferreira em agosto, o ex-técnico do Cruzeiro tem muito trabalho pela frente.
Retrospectiva do Sport na Série B do Brasileirão de 2024
Empolgado com sua primeira oportunidade no futebol brasileiro, Mariano Soso chegou ao Sport no começo da temporada de 2024 com um objetivo claro: buscar o acesso à elite do Brasileirão.
Após um 2023 desastroso na reta final da segundona, os dirigentes do Leão promoveram uma reformulação completa no elenco, e trouxeram nomes como Lucas Lima e Christian Ortíz.
O bom início de campanha de Soso empolgou, mas o comandante argentino foi perdendo jogadores importantes ao longo da temporada, como Rafael Thyere e Romarinho, além da venda de Pedro Lima ao Wolverhampton.
Apesar de levar o Sport ao bicampeonato pernambucano e às semifinais da Copa do Nordeste, Soso caiu no final de julho, fechando sua passagem com 61,7% de aproveitamento em 41 jogos.
A diretoria decidiu, então, buscar um perfil brasileiro. Guto Ferreira, que estava livre no mercado após deixar o Coritiba, foi o nome escolhido. No entanto, o trabalho não vingou.
Com pouco mais de um mês a frente do Leão, o técnico foi desligado e deixou o Sport na 10ª colocação da Série B, com 32 pontos conquistados em 21 jogos.
Diante de um cenário de lesões e muita pressão da diretoria e das arquibancadas, Pepa chega tentando recuperar a confiança do 3º elenco mais valioso da competição, segundo o Transfermarkt.