Brasileirão Série B

Os desafios de Pepa no comando técnico do Sport

Comandante português tem contrato até o final da temporada com o Leão da Ilha

O Sport anunciou Pepa como novo técnico da equipe para a sequência da temporada de 2024, e o português será o primeiro treinador europeu a comandar o Leão da Ilha em toda a sua história.

O contrato é válido até o final da temporada, com a possibilidade de extensão caso o Sport termine a Série B do Brasileirão no G-4 e garanta a vaga de acesso à elite do futebol nacional.

Em um clube que começou o ano empolgado com as ideias de Mariano Soso, mudou de rota e não encontrou os resultados com Guto Ferreira em agosto, o ex-técnico do Cruzeiro tem muito trabalho pela frente.

Retrospectiva do Sport na Série B do Brasileirão de 2024

Mariano Soso abriu a temporada com altas expectativas no Sport. Foto: Icon Sport
Mariano Soso abriu a temporada com altas expectativas no Sport. Foto: Icon Sport

Empolgado com sua primeira oportunidade no futebol brasileiro, Mariano Soso chegou ao Sport no começo da temporada de 2024 com um objetivo claro: buscar o acesso à elite do Brasileirão.

Após um 2023 desastroso na reta final da segundona, os dirigentes do Leão promoveram uma reformulação completa no elenco, e trouxeram nomes como Lucas Lima e Christian Ortíz.

O bom início de campanha de Soso empolgou, mas o comandante argentino foi perdendo jogadores importantes ao longo da temporada, como Rafael Thyere e Romarinho, além da venda de Pedro Lima ao Wolverhampton.

Apesar de levar o Sport ao bicampeonato pernambucano e às semifinais da Copa do Nordeste, Soso caiu no final de julho, fechando sua passagem com 61,7% de aproveitamento em 41 jogos.

A diretoria decidiu, então, buscar um perfil brasileiro. Guto Ferreira, que estava livre no mercado após deixar o Coritiba, foi o nome escolhido. No entanto, o trabalho não vingou.

Guto Ferreira comandou o Sport em apenas 5 jogos da Série B, com 3 derrotas, 1 empate e uma vitória. Foto: Icon Sport
Guto Ferreira comandou o Sport em apenas 5 jogos da Série B, com 3 derrotas, 1 empate e uma vitória. Foto: Icon Sport

Com pouco mais de um mês a frente do Leão, o técnico foi desligado e deixou o Sport na 10ª colocação da Série B, com 32 pontos conquistados em 21 jogos.

Diante de um cenário de lesões e muita pressão da diretoria e das arquibancadas, Pepa chega tentando recuperar a confiança do 3º elenco mais valioso da competição, segundo o Transfermarkt.

Como foi o trabalho de Pepa no Cruzeiro?

No Cruzeiro, Pepa somou 25 jogos, com 7 vitórias, 8 empates e 10 derrotas. Foto: Icon Sport
No Cruzeiro, Pepa somou 25 jogos, com 7 vitórias, 8 empates e 10 derrotas. Foto: Icon Sport

A passagem de Pepa pelo Cruzeiro em 2023 apresentou um início promissor, mas que enfrentou dificuldades sem soluções, culminando em uma saída precoce.

O técnico português rapidamente implementou suas ideias, conseguindo estruturar a equipe em um curto período.

Sua chegada após a eliminação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, com 15 dias de preparação antes do início do Brasileirão, foi marcada por uma bateria intensa de preparação.

Logo nas primeiras rodadas do Brasileirão, a equipe teve um desempenho surpreendente, vencendo quatro dos seis primeiros jogos e marcando presença no G-6.

O sucesso inicial de Pepa no Cruzeiro foi atribuído à solidez defensiva. Mesmo com um elenco modesto, a Raposa apresentou uma defesa bem postada, e uma vantagem física nos primeiros jogos.

Mas as dificuldades não tardaram a aparecer. Por priorizar o sistema defensivo, a equipe de Pepa tornou-se excessivamente reativa, com problemas para furar blocos baixos, culminando em sua demissão.

Pepa precisará montar uma equipe propositiva para se dar bem no Sport

Técnico Pepa em apresentação no Sport. Foto: Icon Sport
Técnico Pepa em apresentação no Sport. Foto: Icon Sport

No Sport, Pepa enfrentará desafios diferentes. Sem o tempo adequado para implementar suas ideias com a mesma profundidade que conseguiu no Cruzeiro, o técnico precisará encontrar soluções rápidas para um elenco que já passou por duas trocas de comando na temporada.

— Estou faminto por vitórias, por sucesso. Sou mais um leão faminto com sede de triunfar –, disse ele em sua apresentação ao clube pernambucano.

Além disso, o Sport, atualmente na fora do G-4 da Série B, demanda uma postura mais propositiva, algo que foi um ponto fraco de Pepa em sua passagem pelo Cruzeiro.

O desafio do comandante português será equilibrar a solidez defensiva com maior criatividade no ataque, adaptando-se rapidamente à sua nova realidade em Recife.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo