Brasil

Saravia encanta torcida do Atlético-MG e sobra defensivamente no Brasil

De renegado a um dos mais apoiados, Saravia foi transformado por Milito, e passou a ser extremamente importante para o Atlético

Transformado por Gabriel Milito — técnica e taticamente —, o lateral-direito Renzo Saravia, hoje zagueiro do Atlético-MG, está em uma crescente desde a chegada do treinador argentino, e é seguramente o jogador mais regular do elenco. Prova disso é ele liderar várias estatísticas defensivas entre os atletas da mesma posição no Brasil.

Saravia foi um lateral muito criticado pela torcida. Era o típico oito ou 80 – fazia uma ótima partida seguida de uma ruim, sempre oscilando muito, e desagradando o torcedor. Não à toa, quando o Galo renovou com ele para 2024, muitos criticaram a escolha.

Mas a vida de Saravia mudou quando Gabriel Milito chegou ao Atlético. O treinador viu o potencial defensivo do lateral e o transformou em um de seus três zagueiros. Desde então, o argentino vem ganhando o coração do atleticano.

Saravia chama atenção pela raça. Não há bola perdida para o defensor, que sempre parece correr todo o campo, marcar como um cão e dar tudo de si nas jogadas. Esse perfil sempre foi agradou o torcedor do Atlético-MG. Alinhando a característica às boas atuações também com a bola no pé, ele passou a ser aclamado.

Estatísticas mostram como Saravia é dominante

Comprovar que Saravia evoluiu muito com Milito é, de certa forma, fácil. Só os números dão um panorama de como ele tem sobressaído defensivamente. No último jogo, quando o Galo venceu o Bragantino, para muitos, ele foi o melhor em campo.

Saravia vs Bragantino segundo o SofaScore:

  • 2 cortes
  • 3 interceptações
  • 5 desarmes
  • 8/13 duelos no chão ganhos
  • 2/2 duelos aéreos ganhos
  • 33/39 passes certos
  • 3/6 bolas longas certas

Na partida anterior, o empate contra o Bahia, a atuação não foi muito diferente, com oito bolas recuperadas e sete ações defensivas. A diferença é que, nesse jogo, ele teve mais liberdade também para atacar, e acertou os dois cruzamentos que tentou, além de ter dado dois passes decisivos e quatro finalizações.

Ou seja, Saravia se destaca muito defensivamente, mas, quando o time precisa dele no ataque, ele também está lá e cumpre bem seu papel. Mesmo sendo zagueiro pela direita, o jogador tem essa liberdade no esquema de Milito.

O camisa 26 não se destaca só no Galo. Ele lidera várias estatísticas defensivas entre os laterais-direitos do Brasileirão, além de ser o líder geral em desarme e passes verticais. Confira:

Saravia, o incansável

Ser quase incansável também é uma característica de Saravia. O lateral corre do início ao fim da partida com a mesma intensidade, no ataque ou na defesa. Com Milito, ele foi titular em 16 de 17 jogos, quase sempre jogando todos os minutos.

Ficou fora apenas contra o Caracas, na última rodada da fase de grupos da Libertadores, ao ser poupado para não arriscar levar o terceiro amarelo.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo