Brasil

Por que diretoria do São Paulo ainda dá tempo a Zubeldía mesmo sob forte pressão

Tricolor dá ultimato ao treinador, mas tem motivos e argumentos para segurá-lo apesar das cobranças e da falta de resultados recentes

Luis Zubeldía está prestes a completar um ano no comando do São Paulo, e as vaias que ressoaram no MorumBIS nos últimos dois jogos são provas de que a paciência da torcida com o treinador já se esgotou — e há um bom tempo, diga-se.

Não à toa, o argentino recebeu uma espécie de ultimato da diretoria. Em entrevista recente à “ESPN”, o diretor de futebol Carlos Belmonte garantiu que Zubeldía está mantido no cargo nos próximos dois jogos.

Ou seja: até o clássico contra o Santos, no próximo domingo (19), às 16h (horário de Brasília), no MorumBIS. Antes, o desafio é contra o Botafogo, nesta quarta-feira (16), no Nilton Santos.

Mas até mesmo em um ultimato que escancara que o técnico está à beira da demissão, a diretoria do São Paulo encontra motivos para reforçar a sua confiança no treinador. E há motivos para isso.

— A gente ouve muito que o Zubeldia está por um fio, que corre o risco de cair, mas posso te garantir que no próximo domingo a gente joga contra o Santos aqui no Morumbis e junto conosco desce do ônibus Luís Zubeldía. A gente sabe do momento que estamos passando, temos seis desfalques importantes, e o trabalho do Zubeldia está sendo bem feito — defende o diretor de futebol Carlos Belmonte.

Por que a diretoria do São Paulo ainda dá tempo a Zubeldía?

Alguns fatores levam a diretoria são-paulina a segurar e respaldar Luis Zubeldía por mais dois jogos — pelo menos. A começar pelos desfalques no elenco.

O São Paulo não pode contar com seus dois principais jogadores, Oscar e Lucas, lesionados. A diretoria entende que duas baixas assim tão importantes têm impacto direto no rendimento recente da equipe.

Além disso, as soluções encontradas pelo técnico para suprir as ausências foram corretas. Especialmente as escalações de Ferreirinha e de Lucas Ferreira.

Por isso, há a possibilidade de o São Paulo segurar Zubeldía ao menos até os retornos de Lucas e Oscar. Mesmo com tropeços nos próximos dois jogos. A expectativa é de que eles estejam à disposição para a partida contra o Libertad, pela Libertadores, no próximo dia 23.

O dia a dia de treinamentos também mantém o treinador no cargo. A avaliação interna é de que o trabalho do treinador é bem feito, e o relacionamento com jogadores e diretoria é positivo.

Outro ponto que pesa a favor de Zubeldía — acredite — são os resultados alcançados pelo treinador. À exceção do Campeonato Paulista de 2025, o técnico cumpriu todos os seus objetivos desde que assumiu o cargo.

E isso vale mesmo para as eliminações. As metas orçamentárias do São Paulo previam chegar às quartas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, como de fato ocorreu. No Campeonato Brasileiro, o técnico classificou a equipe com vaga direta à Libertadores de 2025 — com uma boa dose de ajuda de Flamengo e Botafogo, diga-se.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:

  • Botafogo x São Paulo — Brasileirão — quarta-feira (16), às 18h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Santos — Brasileirão — domingo (19), às 16h (horário de Brasília).

Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?

A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo