Zubeldía recebe ultimato e tem prazo de validade para fazer São Paulo evoluir
Equipe comandada pelo argentino foi vaiada duas vezes no espaço de quatro dias ao deixar gramado do Morumbis

Luis Zubeldía, suspenso, não estava à beira do campo no empate por 1 a 1 do São Paulo com o Cruzeiro, no último domingo (13), no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro.
Mas as vaias que voltaram a ressoar nas arquibancadas do estádio foram direcionadas ao treinador — a exemplo do que ocorreu na última quinta-feira (10), após outro empate, desta vez em 2 a 2 contra o Alianza Lima, pela Libertadores.
Estar pressionado no cargo não é exatamente uma novidade para Luis Zubeldía. O treinador sofre com cobranças desde o Campeonato Paulista, quando esteve, de fato, por um triz e quase acabou demitido para dar lugar a Fernando Diniz.
Mas dessa vez até mesmo a confiança e o respaldo sempre reiterados pela diretoria estão abalados. Em entrevista à ESPN, o diretor de futebol Carlos Belmonte novamente saiu em defesa do treinador.
Mas ele deixou nas entrelinhas que a equipe tem dois jogos para mostrar desempenho (e resultado, claro). Caso contrário, a tendência é de que a pressão sobre o treinador se torne insustentável.
De acordo com o dirigente, Zubeldía está mantido até o clássico contra o Santos, no próximo domingo (19), às 16h (horário de Brasília), no MorumBIS. Antes, o desafio é contra o Botafogo, na quarta-feira (16), no Nilton Santos.
— Confiamos no nosso elenco e no trabalho do treinador. Repito: te asseguro que no próximo domingo, Luis Zubeldía descerá do ônibus conosco — Carlos Belmonte, à ESPN.
O que faz o São Paulo segurar Zubeldía?
Uma das poucas justificativas restantes para defender o trabalho de Luis Zubeldía recai sobre as ausências do elenco. Na avaliação da diretoria, os desfalques têm prejudicado o desempenho da equipe em jogos recentes.
E há, de fato, razão neste argumento. Hoje, o São Paulo tem quatro jogadores considerados titulares que estão fora de combate: Arboleda, Pablo Maia, Lucas Moura e Oscar.
— A gente ouve muito que o Zubeldia está por um fio, que corre o risco de cair, mas posso te garantir que no próximo domingo a gente joga contra o Santos aqui no Morumbis e junto conosco desce do ônibus Luís Zubeldía. A gente sabe do momento que estamos passando, temos seis desfalques importantes, e o trabalho do Zubeldia está sendo bem feito — defende o diretor de futebol Carlos Belmonte.
A expectativa do São Paulo é de que Lucas e Oscar voltem em cerca de dez dias. Há esperanças de que eles estejam à disposição para o jogo contra o Libertad pela Libertadores.
Arboleda deve voltar antes disso. Pablo Maia, por sua vez, só retornará à equipe no segundo semestre.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
- Botafogo x São Paulo — Brasileirão — quarta-feira (16), às 18h30 (horário de Brasília);
- São Paulo x Santos — Brasileirão — domingo (19), às 16h (horário de Brasília);
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.