Brasil

O interesse do Equador em Zubeldía preocupa o São Paulo? Veja o que pensa a diretoria

Técnico do São Paulo é o principal candidato a assumir La Tri após a demissão de Félix Sánchez

Luis Zubeldía é o principal nome na lista de candidatos a assumir o comando da seleção do Equador no lugar de Félix Sánchez, demitido na última sexta-feira (5), após a eliminação na Copa América.

O interesse da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), porém, não preocupa o São Paulo.

Prova disso é que nada mudou no dia a dia de atividades no CT da Barra Funda desde que as especulações sobre uma possível saída surgiram.

A diretoria do São Paulo vê Zubeldía totalmente focado no trabalho pelo clube. O próprio treinador já afirmou em mais de uma entrevista coletiva que é um “sonho” dirigir o Tricolor.

Até agora o técnico não falou em momento algum aos dirigentes que foi procurado ou recebeu proposta para assumir o Equador. O foco com que ele trabalha de olho no duelo com o Atlético-MG, na próxima quinta-feira (11), também tranquiliza a diretoria.

Em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, no último sábado (6), o auxiliar técnico Carlos Gruezo desconversou sobre o interesse da seleção equatoriana. Garantiu que toda a comissão técnica está satisfeita no clube.

— Como equatoriano, sempre é bom estar dentro da seleção, ou de um clube grande. Mas nós estamos bem no São Paulo. Estamos muito felizes de estar aqui. Temos um compromisso e contrato. Se vai especular sempre, não apenas o Luis, quatro ou cinco outros treinadores. Como comissão técnica, nosso pensamento e trabalho está no São Paulo — disse o auxiliar Carlos Gruezo.

São Paulo se vê protegido por contrato

Além da tranquilidade, o São Paulo se vê protegido pelo contrato com o técnico, válido até o fim de 2025. Qualquer interessado em tirar Zuebldía terá de pagar uma indenização referente a três salários do comandante.

Internamente, o clube entende que qualquer possível proposta da seleção do Equador não seria vantajosa financeiramente para o treinador.

Há dois meses no cargo, o argentino tem prestígio e respaldo total dos dirigentes. O treinador iniciou seu trabalho com 12 jogos seguidos de invencibilidade — um recorde no século 21. Depois, veio uma breve oscilação, e agora já são três vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro.

Conforme o jornal El Comércio, Zubeldía é o “ficha 1” para comandar La Tri em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2026, mas não é o único.

O uruguaio Guillermo Almada, já campeão equatoriano pelo Barcelona e hoje no Pachuca, do México, é o segundo na lista. Os argentinos Sebastián Beccacece e Jorge Sampaoli também estão entre os cotados.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Atlético-MG x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Grêmio — Brasileirão — quarta-feira (17), às 20h (horário de Brasília);
  • Juventude x São Paulo — Brasileirão — sábado (20), às 16h (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo