Quem é o brasileiro que joga na Argentina e é estrela de rival do São Paulo na Libertadores
Velho conhecido, Talleres já enfrentou tricolor em duas edições anteriores do torneio

O Talleres desembolsou 6 milhões de euros (R$ 36,78 milhões) para transformar Rick Jhonatan na contratação mais cara de sua história. E quis o destino que o brasileiro virasse a principal arma da equipe, adversária do São Paulo na estreia na Libertadores, nesta quarta-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes.
O destino, aliás, parece querer ver confrontos entre as duas equipes nos últimos tempos. O Talleres eliminou o São Paulo na segunda fase da Libertadores de 2019 e foi adversário do Tricolor também na fase de grupos em 2024. O sorteio colocou a equipe de Córdoba no Grupo D, que tem o São Paulo como o cabeça de chave, além de Alianza Lima, do Peru, e Libertad, do Paraguai.
— Na hora do sorteio foi: “Pô, São Paulo de novo”. (O pessoal) Ficou muito tranquilo (com o sorteio), pelo fato de já conhecer o São Paulo, de saber como é o estilo de jogo do São Paulo. Estamos preparados para qualquer adversário. A gente sabe que vai ser uma partida muito dura, mas a gente está convicto e confiante no trabalho do Cacique (Medina, técnico do Talleres). E creio que em casa, a gente vai fazer resultado — Rick Jhonatan, em entrevista exclusiva à Trivela.

Um caldeirão espera o São Paulo na Argentina
Rick não esconde que a partida contra o São Paulo terá um gosto especial para ele, único brasileiro no elenco do Talleres e um dos poucos em toda o Campeonato Argentino. O atacante recém chegado ainda se espanta com o calor da torcida do Talleres e projeta um “caldeirão” nesta noite no Mario Alberto Kempes.
— É um jogo especial para mim. Vou encarar como eu encarei todos os outros. Com a mesma seriedade, com a mesma disposição, e espero fazer um gol também, né? E vai ser muito caldeirão. Eu creio que já esgotaram os ingressos desse jogo. A torcida é muito fanática. A torcida vai estar no pé (do São Paulo) — Rick Jonathan.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Reforço mais caro da história, brasileiro vem de gol no clássico
Revelado pelo Ceará, Rick defendeu o Ludogorets, da Bulgária, nas últimas temporadas. Por lá, ele se tornou uma das referências da equipe, a ponto de chamar atenção de outras equipes do futebol europeu.
O brasileiro recebeu algumas propostas de clubes de ligas maiores, mas o Ludogorets sempre fez jogo duro para liberá-lo. Não foi à toa que o Talleres teve de desembolsar 6milhões de euros em sua contratação.
Rick chegou badalado sob o status de reforço mais caro da história do clube. Mas a adaptação ao futebol argentino levou — e ainda leva tempo.
— Eu falei até com uns amigos meus que até antes de chegar pô, vai ser muita pressão pelo fato de ter sido a contatação mais cara do clube. Eu não fiz pré-temporada. Cheguei aqui já jogando. Então eu meio que demorei um pouco a me adaptar. O futebol no Brasil é muito diferente. É mais posicionado. Na Bulgária também é assim. Quando eu cheguei aqui na Argentina, eu fiquei: “pô, caramba, é muita correria”. É um jogo muito pegado, muito dinâmico. Nos primeiros jogos, fiquei perdido, confesso — conta o brasileiro.
Juntos somos más fuerte, 𝗦𝗜𝗘𝗠𝗣𝗥𝗘 ✊🏻
𝗔𝗭𝗨𝗟 y 𝗕𝗟𝗔𝗡𝗖𝗢 serán siempre los colores de mi ciudad 💙🤍 pic.twitter.com/umjLtSzPOa
— Club Atlético Talleres (@CATalleresdecba) March 31, 2025
O atacante precisou de nove jogos para marcar seu primeiro gol pela equipe de Córdoba. E a espera valeu a pena. Rick Jhonatan marcou o gol do empate por 1 a 1 do Talleres no clássico com o Belgrano, no último domingo (30). Um gol que o fez cair nas graças da torcida e o embala para a sua estreia em jogos de Libertadores.
— A expectativa está muito boa e pelo fato de ser minha primeira libertadores. Então a expectativa está muito alta, estou muito ansioso também por essa estreia e vai ser um bom jogo, vai ser uma grande partida. Libertadores é diferente. Sempre tive vontade de jogar Libertadores. E agora eu vou ter esse privilégio de jogar.
Rick “sofreu” às custas da Seleção Brasileira e de Raphinha
Único brasileiro do elenco do Talleres, Rick vive dias de “sofrimento” depois da goleada por 4 a 1 sofrida pela Seleção para a Argentina. Confiante na equipe então comandada por Dorival, o atacante chegou a bancar que o Brasil venceria por 2 a 0 no Monumental de Núñez.
Após o vexame, ele “pagou” até mesmo pela declaração de Raphinha de que ele meteria “porrada” nos argentinos.

Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:
- Talleres x São Paulo — Libertadores — quarta-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília)
- Atlético-MG x São Paulo — Brasileirão — domingo (6), às 16h (horário de Brasília)
- São Paulo x Alianza Lima — Libertadores — quinta-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília)
Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui.