Brasil

Quem é o brasileiro que joga na Argentina e é estrela de rival do São Paulo na Libertadores

Velho conhecido, Talleres já enfrentou tricolor em duas edições anteriores do torneio

O Talleres desembolsou 6 milhões de euros (R$ 36,78 milhões) para transformar Rick Jhonatan na contratação mais cara de sua história. E quis o destino que o brasileiro virasse a principal arma da equipe, adversária do São Paulo na estreia na Libertadores, nesta quarta-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Mario Alberto Kempes.

O destino, aliás, parece querer ver confrontos entre as duas equipes nos últimos tempos. O Talleres eliminou o São Paulo na segunda fase da Libertadores de 2019 e foi adversário do Tricolor também na fase de grupos em 2024. O sorteio colocou a equipe de Córdoba no Grupo D, que tem o São Paulo como o cabeça de chave, além de Alianza Lima, do Peru, e Libertad, do Paraguai.

— Na hora do sorteio foi: “Pô, São Paulo de novo”. (O pessoal) Ficou muito tranquilo (com o sorteio), pelo fato de já conhecer o São Paulo, de saber como é o estilo de jogo do São Paulo. Estamos preparados para qualquer adversário. A gente sabe que vai ser uma partida muito dura, mas a gente está convicto e confiante no trabalho do Cacique (Medina, técnico do Talleres). E creio que em casa, a gente vai fazer resultado — Rick Jhonatan, em entrevista exclusiva à Trivela.

Rick Jhonatan, atacante brasileiro do Talleres (Foto: Divulgação/Talleres)
Rick Jhonatan, vibra com gol no clássico de Córdoba (Foto: Divulgação/Talleres)

Um caldeirão espera o São Paulo na Argentina

Rick não esconde que a partida contra o São Paulo terá um gosto especial para ele, único brasileiro no elenco do Talleres e um dos poucos em toda o Campeonato Argentino. O atacante recém chegado ainda se espanta com o calor da torcida do Talleres e projeta um “caldeirão” nesta noite no Mario Alberto Kempes.

— É um jogo especial para mim. Vou encarar como eu encarei todos os outros. Com a mesma seriedade, com a mesma disposição, e espero fazer um gol também, né? E vai ser muito caldeirão. Eu creio que já esgotaram os ingressos desse jogo. A torcida é muito fanática. A torcida vai estar no pé (do São Paulo) — Rick Jonathan.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Reforço mais caro da história, brasileiro vem de gol no clássico

Revelado pelo Ceará, Rick defendeu o Ludogorets, da Bulgária, nas últimas temporadas. Por lá, ele se tornou uma das referências da equipe, a ponto de chamar atenção de outras equipes do futebol europeu.

O brasileiro recebeu algumas propostas de clubes de ligas maiores, mas o Ludogorets sempre fez jogo duro para liberá-lo. Não foi à toa que o Talleres teve de desembolsar 6milhões de euros em sua contratação.

Rick chegou badalado sob o status de reforço mais caro da história do clube. Mas a adaptação ao futebol argentino levou — e ainda leva tempo.

— Eu falei até com uns amigos meus que até antes de chegar pô, vai ser muita pressão pelo fato de ter sido a contatação mais cara do clube. Eu não fiz pré-temporada. Cheguei aqui já jogando. Então eu meio que demorei um pouco a me adaptar. O futebol no Brasil é muito diferente. É mais posicionado. Na Bulgária também é assim. Quando eu cheguei aqui na Argentina, eu fiquei: “pô, caramba, é muita correria”. É um jogo muito pegado, muito dinâmico. Nos primeiros jogos, fiquei perdido, confesso — conta o brasileiro.

O atacante precisou de nove jogos para marcar seu primeiro gol pela equipe de Córdoba. E a espera valeu a pena. Rick Jhonatan marcou o gol do empate por 1 a 1 do Talleres no clássico com o Belgrano, no último domingo (30). Um gol que o fez cair nas graças da torcida e o embala para a sua estreia em jogos de Libertadores.

— A expectativa está muito boa e pelo fato de ser minha primeira libertadores. Então a expectativa está muito alta, estou muito ansioso também por essa estreia e vai ser um bom jogo, vai ser uma grande partida. Libertadores é diferente. Sempre tive vontade de jogar Libertadores. E agora eu vou ter esse privilégio de jogar.

Rick “sofreu” às custas da Seleção Brasileira e de Raphinha

Único brasileiro do elenco do Talleres, Rick vive dias de “sofrimento” depois da goleada por 4 a 1 sofrida pela Seleção para a Argentina. Confiante na equipe então comandada por Dorival, o atacante chegou a bancar que o Brasil venceria por 2 a 0 no Monumental de Núñez.

Após o vexame, ele “pagou” até mesmo pela declaração de Raphinha de que ele meteria “porrada” nos argentinos.

Rick Jhonatan, atacante brasileiro do Talleres
Rick Jhonatan, atacante brasileiro do Talleres (Foto: Divulgação/Talleres)

Próximos jogos do São Paulo: datas e horários:

  • Talleres x São Paulo — Libertadores — quarta-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília)
  • Atlético-MG x São Paulo — Brasileirão — domingo (6), às 16h (horário de Brasília)
  • São Paulo x Alianza Lima — Libertadores — quinta-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília)

Onde assistir ao vivo os jogos do São Paulo?

Trivela tem uma sessão dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar essa página clicando aqui. 

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo