Brasil

São Paulo traça plano para uso da base que frustra garotos de Cotia

Diretor Carlos Belmonte projeta a utilização dos jovens recém-promovidos ao elenco por Luis Zubeldía

O São Paulo é o atual campeão da Copa do Brasil sub-20 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas os garotos de Cotia não devem esperar lá muitas chances sob o comando de Luis Zubeldía em 2025.

Em entrevista após o sorteio da fase de grupos Libertadores, na última segunda-feira (17), o diretor de futebol Carlos Belmonte revelou o plano traçado pelo clube para a utilização dos jovens recém-promovidos ao elenco principal.

De acordo com o dirigente, a ideia é de que os garotos sejam a terceira opção em suas respectivas posições. O ataque é um grande exemplo disso: Ryan Francisco, principal promessa do clube, está atrás na fila do titular Calleri e do reserva imediato, André Silva.

O São Paulo entende que os garotos estão no elenco profissional e serão preparados para ganhar mais espaço em 2026.

— A nossa expectativa já era que os meninos da base ficassem como a terceira opção em cada posição. A ideia é sempre ser o terceiro o menino vindo da base para que pouco a pouco ao longo da temporada eles comecem a ganhar minutagem e com isso possam render mais ao São Paulo na outra temporada. Nossa expectativa é que nessa temporada de 25 a gente tenha os meninos entrando durante as partidas e ganhando seu espaço — disse Carlos Belmonte.

Plano frustra garotos de Cotia

Os planos da diretoria para a temporada geram certa frustração nos estafes de alguns dos garotos do elenco, conforme apurado pela Trivela.

A expectativa era de que os jovens ganhassem minutos em campo ainda durante o Campeonato Paulista. Como isso pouco ocorreu, o entorno dos jovens entende que as chances serão ainda mais escassas com as disputas mais “pesadas” de Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

Um dos exemplos citados é o de William Gomes. Reinava a expectativa de que o atacante recebesse mais minutos em 2024, após ser lançado por Dorival Júnior em 2023.

Na realidade, ele foi utilizado por Zubeldía nos jogos decisivos contra o Botafogo pela Libertadores, depois “sumiu” e pouco atuou nos demais jogos da temporada. Ele acabou vendido ao Porto no início de 2025.

Matheus Alves, na única partida em que foi titular com Zubeldía
Matheus Alves, na única partida em que foi titular com Zubeldía (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Realidade das promessas do São Paulo é de poucos minutos

Ryan Francisco é a principal promessa das categorias de base do São Paulo e atuou por apenas 99 minutos no Campeonato Paulista. Se ele soma poucos minutos em campo, a realidade dos demais garotos promovidos por Zubeldía após o título da Copinha é de ainda menos oportunidades.

Matheus Alves foi titular uma vez, na derrota para o Red Bull Bragantino, e atuou em apenas dois jogos, com 84 minutos em campo. Lucas Ferreira, por sua vez, jogou três partidas, mas por míseros 52 minutos. O lateral-direito Maik sequer entrou em campo pela equipe principal.

Sem espaço, os garotos “desceram” para atuar pelo time sub-20 na estreia no Brasileirão da categoria, nesta segunda-feira (10), contra o Grêmio. A tendência é de que eles fiquem “indo e vindo” do profissional para a equipe de baixo.

Ou seja: os jovens devem participar dos treinamentos com o grupo principal no CT da Barra Funda e disputar as partidas pelo time sub-20, sob o comando do técnico Allan Barcellos.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo