São Paulo traça plano para uso da base que frustra garotos de Cotia
Diretor Carlos Belmonte projeta a utilização dos jovens recém-promovidos ao elenco por Luis Zubeldía

O São Paulo é o atual campeão da Copa do Brasil sub-20 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas os garotos de Cotia não devem esperar lá muitas chances sob o comando de Luis Zubeldía em 2025.
Em entrevista após o sorteio da fase de grupos Libertadores, na última segunda-feira (17), o diretor de futebol Carlos Belmonte revelou o plano traçado pelo clube para a utilização dos jovens recém-promovidos ao elenco principal.
De acordo com o dirigente, a ideia é de que os garotos sejam a terceira opção em suas respectivas posições. O ataque é um grande exemplo disso: Ryan Francisco, principal promessa do clube, está atrás na fila do titular Calleri e do reserva imediato, André Silva.
O São Paulo entende que os garotos estão no elenco profissional e serão preparados para ganhar mais espaço em 2026.
— A nossa expectativa já era que os meninos da base ficassem como a terceira opção em cada posição. A ideia é sempre ser o terceiro o menino vindo da base para que pouco a pouco ao longo da temporada eles comecem a ganhar minutagem e com isso possam render mais ao São Paulo na outra temporada. Nossa expectativa é que nessa temporada de 25 a gente tenha os meninos entrando durante as partidas e ganhando seu espaço — disse Carlos Belmonte.
✔️ O Tricolor está no Grupo D da @LibertadoresBR de 2025!
🇧🇷 São Paulo
🇵🇾 Libertad
🇦🇷 Talleres
🇵🇪 Alianza Lima#GloriaEterna#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/SXVI2epCNW— São Paulo FC (@SaoPauloFC) March 18, 2025
Plano frustra garotos de Cotia
Os planos da diretoria para a temporada geram certa frustração nos estafes de alguns dos garotos do elenco, conforme apurado pela Trivela.
A expectativa era de que os jovens ganhassem minutos em campo ainda durante o Campeonato Paulista. Como isso pouco ocorreu, o entorno dos jovens entende que as chances serão ainda mais escassas com as disputas mais “pesadas” de Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.
Um dos exemplos citados é o de William Gomes. Reinava a expectativa de que o atacante recebesse mais minutos em 2024, após ser lançado por Dorival Júnior em 2023.
Na realidade, ele foi utilizado por Zubeldía nos jogos decisivos contra o Botafogo pela Libertadores, depois “sumiu” e pouco atuou nos demais jogos da temporada. Ele acabou vendido ao Porto no início de 2025.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Realidade das promessas do São Paulo é de poucos minutos
Ryan Francisco é a principal promessa das categorias de base do São Paulo e atuou por apenas 99 minutos no Campeonato Paulista. Se ele soma poucos minutos em campo, a realidade dos demais garotos promovidos por Zubeldía após o título da Copinha é de ainda menos oportunidades.
Matheus Alves foi titular uma vez, na derrota para o Red Bull Bragantino, e atuou em apenas dois jogos, com 84 minutos em campo. Lucas Ferreira, por sua vez, jogou três partidas, mas por míseros 52 minutos. O lateral-direito Maik sequer entrou em campo pela equipe principal.
Sem espaço, os garotos “desceram” para atuar pelo time sub-20 na estreia no Brasileirão da categoria, nesta segunda-feira (10), contra o Grêmio. A tendência é de que eles fiquem “indo e vindo” do profissional para a equipe de baixo.
Ou seja: os jovens devem participar dos treinamentos com o grupo principal no CT da Barra Funda e disputar as partidas pelo time sub-20, sob o comando do técnico Allan Barcellos.