Brasil

Por que o São Paulo não está preocupado em ter mais gringos do que o número permitido

Clube conta hoje com dez jogadores de outras nacionalidades, mas apenas sete podem ser escalados a cada jogo

Após fechar com o meia paraguaio Bobadilla, o São Paulo chegou ao total de dez estrangeiros no elenco. O número supera em três o número de atletas de outras nacionalidades que podem atuar a cada partida nos campeonatos nacionais:

  • Os zagueiros Arboleda (Equador), Alan Franco (Argentina) e Ferraresi (Venezuela)
  • Os meias Méndez (Equador), Gabriel Neves (Uruguai), Michel Araújo (Uruguai), Galoppo (Argentina) e Bobadilla (Paraguai) e James Rodríguez (Colômbia)
  • O atacante Calleri (Argentina).

Mas 2024 promete ser uma temporada mais caótica que o normal. O Brasileiro não será interrompido durante a Copa América, entre junho e julho. E ainda haverá Jogos Olímpicos entre 24 de junho e 9 de julho.

Por conta disso, os jogadores convocados para a competição, que será disputada nos EUA, podem perder até nove rodadas do campeonato, considerando o período de preparação e os deslocamentos.

O São Paulo tem três jogadores que devem ser convocados para a competição: James Rodríguez (Colômbia), Arboleda (Equador) e Ferraresi (Venezuela).

Esses mesmos jogadores tendem a ser desfalques também durante as Datas Fifa, já que vem sendo chamados com frequência.

Assim como neste ano, o Brasileirão não terá jogos nos períodos designados para amistosos internacionais e jogos pelas Eliminatórias. Mas há rodadas agendadas para os dias seguintes às partidas, o que, na prática, impede que tais atletas joguem por seus clubes.

Lesões

O São Paulo terminou 2023 com nove gringos no elenco. Contudo, Ferraresi e Galoppo passaram quase o ano inteiro se recuperando de lesões. Além deles, Alan Franco passou por períodos de recuperação. Desse modo, o clube não teve que se preocupar tanto em sacar estrangeiros das convocações.

A diretoria entende que alguns dos estrangeiros podem ser negociados. Jhegson Méndez e Gabriel Neves são dois candidatos mais fortes a deixar o clube.

As Datas-Fifa de 2024:

  • 18 a 26 de março – Amistosos
  • 3 a 11 de junho – Amistosos
  • 2 a 10 de setembro – Eliminatórias
  • 7 a 15 de outubro – Eliminatórias
  • 11 a 19 de dezembro – Eliminatórias

Três anúncios

Apesar de ainda buscar um camisa 9, e de ter de lidar com a saída de Caio Paulista, o São Paulo conseguiu cumprir o que havia estabelecido como tarefas para realizar até o fim da sua temporada. E pode encerrar o ano oficialmente sem pendências.

O clube do Morumbi havia falado em fazer três anúncios importantes antes do término do ano. E conseguiu realizar o que havia se prestado a fazer.

O mais recente foi a renovação do contrato de LucasO acerto pelos próximos três anos já era de conhecimento da Trivela desde o dia 19, mas foi anunciado oficialmente na sexta-feira (22).

O acordo vinha sendo negociado há alguns meses. Para seguir no São Paulo, Lucas deu de ombros para propostas de times da Inglaterra, México e EUA. Além dos três anos de contrato, o jogador também terá um aumento salarial.

Em 20 de dezembro, o clube confirmou a contratação do meio-campista paraguaio Damián Bobadilla, 22, do Cerro Porteño. O volante chega ao clube com um contrato de quatro anos.

O São Paulo também fechou com o volante Luiz Gustavo, de 36 anos, que defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014.

O experiente jogador, que acumula passagens por grandes clubes do futebol europeu como Bayern de Munique, Olympique de Marselha e Fenerbahçe, assinou contrato com o Tricolor até o final de 2024.

A eles, soma-se a contratação do atacante Erick, do Ceará, que já havia sido anunciada em junho.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata LimaSetorista

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo