Dorival saiu do São Paulo para Seleção, mas ainda dá as cartas na pré-temporada tricolor
Auxiliar de Dorival, Lucas Silvestre comandará os trabalhos de pré-temporada até definição de novo técnico

O São Paulo segue a sua vida após a saída de Dorival Júnior para assumir o comando da Seleção Brasileira. Mas não é exagero dizer também que o treinador ainda tem parte importante e até comanda o que serão os próximos dias de trabalho em pré-temporada no CT da Barra Funda. Enquanto o Tricolor não define quem será o novo técnico para a sequência de 2024, os auxiliares Lucas Silvestre e Pedro Sotero serão os responsáveis por comandar as atividades com o elenco.
A dupla da comissão pessoal de Dorival permanece no ambiente do clube até a definição de quem será o substituto do técnico no cargo. Assim que o São Paulo anunciar seu novo treinador, eles deixam o clube e passam a trabalhar a serviço da CBF na Seleção.
O dedo do técnico na preparação do São Paulo para 2024 vai muito além disso. Dorival foi o responsável por tocar todo o planejamento do clube para este ano. Ele tomou as decisões sobre a montagem do elenco, seja na hora de definir as (muitas) saídas ou de buscar os três reforços anunciados até agora. O treinador se despediu do grupo e do clube após o treino do último domingo(7).
NOTA OFICIAL
O São Paulo Futebol Clube comunica a saída do técnico Dorival Júnior, que solicitou o desligamento para assumir o comando da seleção brasileira.
“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São… pic.twitter.com/ySe4XnbgiT
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 7, 2024
A busca pelo novo técnico
O São Paulo iniciou as buscas por um novo treinador antes mesmo de oficializar a saída de Dorival. O plano A do clube era Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza. O clube fez um contato com o treinador argentino, mas ouviu que ele pretendia seguir no Leão por mais uma temporada. Esta é uma postura recorrente do profissional quando procurado por outras equipes do Brasil.
A partir daí, o São Paulo olhou para mais nomes no mercado. Um dos treinadores contatados é António Oliveira, do Cuiabá. A diretoria entrou em contato com o treinador, em uma sondagem inicial sobre a temporada. Um impeditivo para a sua contratação é a multa rescisória, na casa dos R$ 5 milhões. Em novembro, o treinador informou que seu vínculo com o Cuiabá seria renovado automaticamente caso o time ficasse na Série A do Campeonato Brasileiro.
A saída de Dorival para assumir a Seleção
O treinador de 61 anos era o principal alvo da entidade máxima do futebol brasileiro desde que Ednaldo Rodrigues reassumiu a presidência da CBF, após decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele ouviu os primeiros contatos do mandatário nos últimos dias e já demonstrava interesse em ser o sucessor do interino Fernando Diniz, demitido na semana passada.
– É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio – disse o treinador, em nota oficial publicada pelo Tricolor.

O reconhecimento do bom trabalho realizado por Dorival ao longo da última temporada não foi por acaso. Em 2023, quando assumiu o São Paulo, o treinador mudou o clima do vestiário, que era terra arrasada após a saída de Rogério Ceni. O presidente do São Paulo, Julio Casares, atribuiu ao treinador grande importância na remontada que culminou com o troféu da Copa do Brasil.
– O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Em 2021, a CBF já havia chamado Muricy Ramalho, que seguirá no São Paulo até o fim da minha gestão. Agora, foi a vez do Dorival, que tinha uma proposta de reajuste e ampliação do contrato com o São Paulo também até o fim da minha gestão, em 2026, com todas as garantias para uma estabilidade. Resta desejar boa sorte em seu novo desafio – afirmou Casares.