Brasil

‘Trabalho sujo’ de Gabriel Veron pode favorecer parceria com Neymar no Santos

Mesmo com poucos gols, reforço do Peixe valoriza participações nas ações defensivas e garante que correrá pelo companheiro badalado

Sétimo reforço do Santos em 2025, o atacante Gabriel Veron foi apresentado pelo clube alvinegro nesta terça-feira (11). 

Ele chega ao Peixe após uma temporada emprestado ao Cruzeiro, que não exerceu a opção de compra por 10 milhões de euros (R$ 59,7 milhões, na cotação atual). O jogador pertence ao Porto, de Portugal. 

Mesmo jogando no setor ofensivo, Veron não se credencia como grande fazedor de gols. Em seis temporadas como profissional, o atleta foi às redes apenas 21 vezes. 

Gabriel reconhece a importância de ser um atacante com mais bolas nas redes, mas destaca as características que vão além e contribuem com o coletivo.

– Com certeza (quero melhorar). O atacante tem que pensar sempre em gols e fazer o máximo possível. Ainda não passei de 10 (gols em uma temporada), mas trabalho todos os dias para passar disso. Mas também não são só gols.  Ninguém fala da marcação, quando você tira uma bola da área, as vezes que você volta para fazer a do lateral, que não conseguiu chegar. Isso deveria ser visto, não da mesma forma, porque atacante tem que fazer gols, mas ser valorizado um pouco mais – destacou o jogador na apresentação. 

Nisso, quem pode ser muito beneficiado é Neymar. 

Contratado após um período grande de lesões na Arábia Saudita, o ídolo santista não mostrou estar sintonizado ao ritmo de jogo do futebol brasileiro nas duas vezes em que foi a campo na volta ao Brasil

Ter ao lado um atacante capaz de fazer o “trabalho sujo” pode ser fundamental para a evolução de Neymar no retorno ao Peixe. 

Gabriel Veron, por sua vez, garante que não terá problema algum em correr para o astro. 

– Sempre gostei de marcar, voltar para marcar, sempre voltava. Isso não vai ser problema para mim. Do Neymar, a qualidade que ele tem vai decidir muitos jogos para nós. E eu posso ajudar ele nisso – pontuou Veron. 

Mesmo com menos gols que no início como profissional, Gabriel Veron se considera no melhor momento da carreira

Revelado pelo Palmeiras, Veron chegou a ser o atleta mais valioso do futebol brasileiro, no início de 2020. 

No ano anterior, ele foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17 conquistado pela seleção brasileira da categoria. 

Porém, as sequências de lesões o atrapalharam e impediram a manutenção do sucesso. Principalmente no Porto, onde em dois anos o atacante ficou afastado quatro vezes por problemas físicos

– Infelizmente, foram as lesões (o motivo da ausência de sucesso dele no Porto). Sabia que poderia me cuidar melhor para as coisas voltarem a acontecer, mas, infelizmente, as lesões me atrapalharam bastante, por isso que não pude estar mais tempo em campo para ajudar o clube – disse o jogador. 

Gabriel Veron Cruzeiro
Em uma temporada pelo Cruzeiro, Gabriel Veron fez seis gols e deu duas assistências em 37 jogos (Foto: IMAGO / Pera Photo Press)

Por se lesionar menos e, consequentemente, ter mais tempo em campo, Gabriel entende que a temporada passada foi a melhor dele na carreira, mesmo com números piores em participações em gols. 

Em 2024, ele foi às redes seis vezes e deu duas assistências. 

Os números nesses quesitos são inferiores, por exemplo, aos de 2020, quando o atacante fez nove gols e deu cinco passes diretos para companheiros marcarem. 

– Em 2020 e 2024, o tempo não é igual. Para mim, a conquista foi voltar a jogar, estar disponível para o técnico. Em 2020 tive mais lesões que 2024, por isso que considero isso – destacou Gabriel Veron. 

Foram 2.129 minutos em campo nos 37 jogos disputados no ano passado, média de 58 minutos por partida. 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Mesmo emprestado pelo Porto, Veron estima por trajetória ampla no Santos

Ainda que não tenha alcançado o sucesso esperado na experiência atuando na Europa, Gabriel Veron não pensa em voltar ao Velho Continente tão cedo. 

Mesmo que tenha contrato com o Porto até o fim de 2027, o atacante afirmou que o desejo dele é ter sequência positiva pelo Santos e, se possível, ficar no clube alvinegro por mais tempo. 

– A gente sempre tem que pensar no melhor. Para ficar aqui, primeiro tenho que mostrar que realmente quero. E vou mostrar dentro de campo que não é só falar. Quero ficar aqui muito mais tempo – afirmou Gabriel Veron.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo