Brasil

Santos: Com Rueda pressionado, Conselho Deliberativo marca duas reuniões para próxima semana

Um dos encontros será realizado a pedido dos conselheiros que querem vários esclarecimentos do presidente

Os bastidores do Santos prometem ser agitados na próxima semana. Isso porque serão realizadas duas reuniões do Conselho Deliberativo (CD) em sessão extraordinária. Uma delas marcada após mais de 110 conselheiros protocolarem, na secretaria do órgão, um pedido de assembleia com o presidente do Peixe, Andres Rueda. Esse encontro tem como objetivo cobrar esclarecimentos do mandatário sobre diferentes assuntos. Entre eles, qual o planejamento adotado para evitar o “iminente e histórico rebaixamento de divisão do futebol brasileiro”.

De acordo com o documento entregue na secretaria do CD, ao qual a Trivela teve acesso, os conselheiros solicitaram que essa reunião ocorra exclusivamente no formato presencial. Inclusive, “com o comparecimento da pessoa do Presidente do Comitê Gestor, Sr. Andres Rueda”

O pedido dos conselheiros foi protocolado no último dia 15 e a reunião confirmada nesta quinta-feira (21), exatamente no formato presencial.

Rueda terá que esclarecer os seguintes assuntos:

    • 1) Prestação e informações sobre os resultados em campo; planejamento para evitar o iminente e histórico rebaixamento à divisão inferior do futebol brasileiro; apontamento sobre critério de análise para contratações e vendas de atletas durante o ano vigente com apresentação de valores e dos respectivos contratos.
    • 2) Prestação de contas referentes aos empréstimos contraídos junto à instituições financeiras e funding, bem como suas formas e modelos de pagamentos; evolução das dívidas e comprovantes de liquidação apontando, inclusive, nomes daqueles que compõe o segundo (funding), e, ainda, suas atas de assembleias, estatuto e/ou contrato social.
    • 3) Prestação de contas sobre a divisão de lucros com Fan Token e atual status para a construção/assinatura do contrato e início das obras da Nova Vila Belmiro.
    • 4) Deverá prestar informações acerca do atual andamento da Ação de Centralização Judicial de Débitos, esclarecendo se foi apresentado o Plano de Recuperação Judicial, e em caso positivo, demonstrando-o detalhadamente. Deverá ainda, posicionar se o mesmo foi deferido pelo juiz, apontando, inclusive, o número do processo para melhor acompanhamento do Conselho Deliberativo e associados do Clube.
    • 5) Esclarecimentos sobre a análise e providências adotadas pelo presidente do Comitê Gestor, Andres Rueda, relativo ao relatório de Perdas e Riscos, sobre o caso Doyen, envolvendo a compra do atleta Leandro Damião, e imputação de responsabilidade aos envolvidos, encaminhamento ou não o relatório de riscos e perdas à Comissão de Inquérito e Sindicância (CIS).

Difícil acesso ao presidente do Santos

Na fundamentação para que o pedido fosse atendido pelo presidente da mesa do CD do Santos, Celso Jatene, os conselheiros apresentaram a seguinte justificativa:

“Ausência de explicações sobre os temas levantados, difícil acesso ao presidente do executivo e alto grau de restrição de informações junto ao clube e/ou Portal da Transparência”.

E a outra reunião do Conselho do Santos?

Além do encontro para pedir esclarecimentos a Rueda, os conselheiros do Santos também irão se reunir um dia antes, na próxima terça-feira (26), em formato híbrido – presencial e virtualmente -, para a apresentação do Relatório Contábil Administrativo referente ao 2º Trimestre de 2023, que foi desenvolvido pelo Conselho Fiscal.

No mesmo dia, haverá também apresentação, discussão e votação do projeto do novo Centro de Treinamento da Base.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo