Em processo de reconstrução, Santos aproveita apenas quatro titulares do time rebaixado pelo Fortaleza
O processo de reformulação do Santos tem somente quatro atletas escalados para a 'final' com o Fortaleza, há um mês
Exatamente um mês depois do inédito e vexatório rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Santos iniciou a sua pré-temporada visando o Campeonato Paulista e o retorno à elite do futebol nacional. E para que isso de fato aconteça, a nova diretoria alvinegra, liderada pelo presidente eleito Marcelo Teixeira, promoveu uma verdadeira reformulação no elenco. Considerando apenas os titulares na trágica derrota para o Fortaleza, apenas quatro jogadores foram mantidos para 2024. O restante dos atletas que iniciaram aquele confronto foram negociados, devolvidos ou colocados para treinar separadamente.
Armado no 3-5-2 pelo técnico Marcelo Fernandes para vencer o Tricolor cearense e conquistar a tão desejada permanência na Série A do Brasileirão, o Santos iniciou a partida com: João Paulo; João Basso, Messias e Dodô; Gabriel Inocêncio, Tomás Rincón, Jean Lucas, Lucas Braga e Soteldo; Julio César Furch e Marcos Leonardo.
Destes, conforme a reapresentação do elenco neste sábado (6), apenas João Paulo, Messias, Tomás Rincón e Julio César Furch serão aproveitados em 2024.
O zagueiro João Basso e o lateral-esquerdo Dodô foram colocados para treinar separadamente e liberados para procurarem clubes, o lateral-direito Gabriel Inocêncio foi devolvido ao Água Santa, o meio-campo Jean Lucas foi negociado com o Bahia, e os atacantes Lucas Braga e Soteldo foram emprestados para o Shimizu S-Pulse, do Japão, e Grêmio, respectivamente. Por fim, Marcos Leonardo foi vendido ao Benfica por 18 milhões de milhões de euros.
PEIXÃO ESCALADO! ?⚪️⚫️ #SANxFOR pic.twitter.com/jgiKEAbakA
— Santos FC (@SantosFC) December 6, 2023
Três reservas permaneceram no Peixe
Ainda tomando como base somente o duelo com o Fortaleza, outros três jogadores que participaram daquela partida saindo do banco de reservas foram mantidos no elenco. Tratam se do jovem e promissor zagueiro Jair, do meio-campo Nonato, que está emprestado até o meio do ano pelo Ludogorets, da Bulgária, e o Menino da Vila Weslley Patati.
O trio foi acionado no decorrer do jogo pelo técnico Marcelo Fernandes assim como o meio-campista Lucas Lima, que também foi colocado para treinar separadamente, e o atacante Maxi Silvera, que tinha contrato até dezembro e acertou a sua ida para o Peñarol.
Estrangeiros também seguem na Vila
Apesar de não terem sido muito utilizados em 2023 e estarem no banco de reservas no dia do rebaixamento, o meio-campo Miguelito e o atacante Alfredo Morelos seguem no Peixe. A joia boliviana defende a equipe sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Jr., enquanto o colombiano foi escolhido pelo técnico Fábio Carille para fazer parte do elenco.
Situação diferente vivem o goleiro Diógenes, o lateral-direito João Lucas, e os atacantes Mendoza, que estão afastados. O meio-campista Dodi foi vendido ao Grêmio e o atacante Bruno Mezenga devolvido ao Água Santa.
Kevyson, Rodrigo Fernández e Joaquim
Fora da ‘final' contra o Fortaleza por conta de uma lesão no tornozelo direito, o lateral-esquerdo Kevyson também foi mantido no grupo para 2024. O mesmo vale para o zagueiro Joaquim, que estava suspensos. Já o volante Rodrigo Fernández vive a expectativa sobre o seu futuro. O uruguaio não se apresentou neste sábado, pois deve ser negociado pelo Alvinegro.
O zagueiro Alex, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan e os volantes Alison e Sandry, que faziam parte do elenco de 2023, mas pouco atuaram em razões de lesões mais graves, também foram escolhidos por Carille para ficar no início do processo de reconstrução santista.