Brasil

Demitido do Santos, Orlando Ribeiro afirma que avaliação de diretoria sobre base foi mal feita

Treinador foi desligado do Peixe no sábado (28) e substituído por Leandro Zago, que assume o sub-20 e sub-23

Demitido das categorias de base do Santos no último sábado (28), o técnico Orlando Ribeiro encarou com naturalidade o desligamento, mas entende que o trabalho poderia ter ido mais longe.

Em entrevista exclusiva à Trivela, o treinador pensa que a diretoria alvinegra deveria esperar o encerramento do Campeonato Paulista Sub-20 para depois fazer tal avaliação.

Até a demissão, Orlando vinha acumulando as funções de técnico das equipes sub-20 e sub-23, que disputam o Estadual e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, respectivamente.

No Paulista, o Peixe se encontra nas quartas de final e enfrentará o Red Bull Bragantino. Já a competição nacional se encontra ainda na primeira fase.

“Análise não foi bem feita”, diz ex-técnico do Santos

Segundo o apurado pela Trivela, a decisão de colocar fim no trabalho de Orlando foi tomada após nove meses de análise. Assim que a gestão do presidente Marcelo Teixeira assumiu a administração do clube, em janeiro, ficou definido que o profissional teria tempo para mostrar o seu trabalho.

Porém, após a derrota por 4 a 1 sofrida para o Cuiabá, na primeira rodada do Brasileiro de Aspirantes, semana passada, o clube optou por fazer a mudança.

Publicado por @unolima
Ver no Threads

Orlando, porém, pensa que essa análise merecia mais profundidade.

— Eu, sinceramente, não sei qual análise foi feita. De 20 equipes do Campeonato Brasileiro, nós nos classificamos em 8º lugar. Fomos eliminados pelo campeão brasileiro, que é o Palmeiras e que já vem numa sequência de mais de três anos em alto nível. Se for ver bem, teria que fazer uma análise profunda, com todos os jogos que perdemos no Brasileiro e no Paulista. Se isso fosse realmente feito, seria constatado que em algumas situações nós tínhamos meninos com o elenco profissional e do Sub-17. Além de atletas que ficaram um período com suas respectivas seleções. Então, em alguns jogos nós estávamos bastante desfalcados. Por isso não vejo essa análise muito bem feita. Mas o Santos achou melhor trocar a comissão e eu respeito. Tenho certeza que o Santos vai continuar bem — opinou o treinador.

Orlando vê decisão como ‘precoce'

Ainda de acordo com a opinião de Orlando, a cúpula santista agiu com precocidade ao demiti-lo antes da conclusão de um campeonato.

Acredito que poderia ter ido mais longe no Santos. Pelo menos até os confrontos das quartas de final do Paulista sub-20 com o Red Bull Bragantino, porque tivemos dificuldades no Campeonato Paulista e Brasileiro. Ainda assim conseguimos nos classificar. Infelizmente o Santos achou melhor nos dispensar antes dos duelos decisivos do Estadual e de saber a real posição que conseguiríamos levar a equipe — acrescentou o técnico.

A principal virtude de Orlando

Apesar de já ter manifestado o interesse de migrar definitivamente para o profissional, Orlando reconhece que participar da formação de jovens jogadores é a sua principal virtude enquanto treinador.

Costumo dizer que sou um dos responsáveis por ajudar na formação das categorias de base. Mesmo nos outros clubes em que trabalhei, trabalhei com equipes. Nunca estive sozinho. E penso que essa é mesmo a principal características que a gente tem, visto que se for analisar bem existem vários atletas que receberam a nossa ajuda e estão atuando em diversas regiões do futebol mundial. Em grandes ligas, inclusive — comentou.

Últimas notícias do Santos:

Quem assume o lugar de Orlando?

Depois de demitir Orlando Ribeiro, o Santos agiu rápido no mercado e acertou a contratação de Leandro Zago, de 43 anos, para assumir o comando das equipes sub-20 e sub-23.

Junto com ele, Baiano, ex-lateral-direito do Santos, também desembarcará no CT Rei Pelé para compor a comissão técnica das duas categorias.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo