Brasil

Santos quer confirmar boa fase, evitar lei do ex com Yuri Alberto e, de quebra, ampliar crise no Corinthians

Revelado pelo Santos, Yuri Alberto, hoje no Corinthians, tem histórico de balançar as redes quando visita a Vila Belmiro

Com a possível visita de Neymar à Vila Belmiro, o embalado Santos recebe o caótico Corinthians, às 19h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (7), pela 6ª rodada do Campeonato Paulista. O clássico irá marcar um duelo particular entre dois jogadores conhecidos das duas torcidas: o zagueiro Gil e o atacante Yuri Alberto. E caberá ao experiente defensor colocar fim no bom desempenho do centroavante sempre que pisa no mítico estádio santista.

Revelado nas categorias de base do Peixe, Yuri Alberto já esteve na Vila Belmiro como adversário em quatro oportunidades, sendo que balançou as redes santistas por três vezes. Foram três visitas e dois gols com o Corinthians e uma presença e um gol com a camisa do Internacional.

Na última partida disputada na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, Yuri Alberto não passou em branco e, ao final do clássico, que terminou com a vitória corintiana por 2 a 0, atravessou o gramado de joelho para pagar uma promessa. Na ocasião, o centroavante já vinha sofrendo com as críticas da torcida pela escassez de gols.

Yuri Alberto ainda sofre com a má fase

A situação do centroavante não mudou muito de lá para cá. Com apenas um gol marcado nos cinco compromissos oficiais da temporada 2024, Yuri Alberto vem sendo motivo de chacota para a própria torcida. Nem mesmo o fato de ter marcado na derrota do último domingo (4), para o Novorizontino, por 3 a 1, na Neo Química Arena, renovou a expectativa dos torcedores corintianos, que têm depositado mais confiança no recém-chegado Pedro Raul.

O reforço, aliás, foi titular na última rodada, deixando Yuri Alberto no banco de reservas. Como a derrota para o Novorizontino resultou na demissão do técnico Mano Menezes, a escalação do Timão para o clássico ainda é ponto de interrogação. A presença de ambos no time titular, inclusive, não está descartada pelo lado corintiano.

Gil vive momento oposto no Santos

Contratado pelo Santos após o término do seu vínculo com o Corinthians, no final do ano passado, Gil faz um ótimo início de temporada pelo time da Vila Belmiro. Experiente e com uma noção de posicionamento invejável, o zagueiro de 36 anos se entrosou imediatamente com Joaquim e tem dado uma segurança ao sistema defensivo do Santos como há muito tempo não se via.

E os números confirmam isso. O Santos inicia a 6ª rodada do Estadual com a segunda melhor defesa da competição, tendo sofrido somente três gols, ao lado de São Paulo, São Bernardo, Novorizontino e Água Santa. A melhor defesa pertence ao Botafogo-SP, com apenas dois gols levados.

A situação é bem diferente da vivida pelo Corinthians, que, em cinco jogos, foi vazado sete vezes. O Timão é dono da pior defesa do Paulistão ao lado de Mirassol, Portuguesa e Ponte Preta.

Gil é grato ao Corinthians, mas quer vitória

Depois de defender o Corinthians por sete temporadas, Gil enfrentará o seu ex-clube pela primeira vez. O zagueiro não esconde a sua gratidão ao Timão, mas deixa claro que quer sair da Vila Belmiro nesta noite com os três pontos na bagagem.

– Não muda nada (fato de enfrentar o ex-clube). Minha gratidão por todos os anos lá será eterna, mas agora estou defendendo as cores do Santos e vou buscar o melhor ao lado dos meus companheiros. Sabemos da qualidade da equipe que vamos enfrentar. Na tabela não muda muita coisa para nós, mas é clássico, né?! É um campeonato à parte e sempre decidido nos detalhes. Então, é bom estarmos conscientes disso. Temos que continuar trabalhando da mesma maneira que fizemos até agora, manter os pés no chão e o respeito, pois temos um jogo bem difícil pela frente – disse o jogador antes do confronto.

Líder geral x zona de rebaixamento

Líder do Grupo A, com 12 pontos conquistados, sendo oito de vantagem para o Ituano, segundo colocado da chave, o resultado no clássico não mudará em nada a posição do Peixe, que, com um jogo a mais em relação a Palmeiras e São Paulo, também lidera a classificação geral da competição.

Porém, para o Corinthians, a partida na Vila Belmiro é importantíssima. Lanterna do Grupo C, com apenas três pontos conquistados, o Timão precisa da vitória sobre o Santos para deixar a vexatória zona de rebaixamento do Estadual. Em razão da demissão de Mano, o Corinthians terá um comandante interino no clássico.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.
Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância e transformou a paixão em profissão. Além do futebol, se mantem por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhou como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo