Brasil

Corinthians se complica no Paulistão e baile do Novorizontino expõe que problema é ainda mais profundo

Derrota mantém o Corinthians na lanterna do grupo com apenas três pontos somados em cinco jogos

Dentro da Neo Química Arena, neste domingo (04), o Corinthians perdeu por 3 a 1 para o Novorizontino, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista. Apesar de ensaiar uma reação no segundo tempo, quando o placar já estava muito desfavorável, o alvinegro não conseguiu buscar o resultado diante de um dos adversários mais organizados do interior.

No Parque São Jorge, sinal vermelho ligado. A situação do Corinthians fica mais complicada dentro do Grupo C. O time segue na lanterna com apenas três pontos somados, e um saldo de gols negativo. Já o Novorizontino é o vice-líder do Grupo C com nove pontos, e está a um do primeiro colocado, o São Paulo.

Corinthians teve lampejos durante a partida

As mudanças feitas por Mano Menezes na escalação mostraram outra postura tática da equipe dentro de campo. Essa era a intenção do treinador, que contava principalmente a velocidade dos jogadores escolhidos para entrar em campo, como Gustavo Mosquito. Com essas mudanças o Corinthians conseguiu oportunidades, ditou o ritmo do jogo no início, se utilizando principalmente de jogadas rápidas para chegar até o gol do Novorizontino. 

Diferente dos últimos jogos, onde o time tinha problemas para criar jogadas e se desenvolver lances de perigo, durante os primeiro 45 minutos, o alvinegro conseguiu criar mais. Em contrapartida, perdeu mais também. O principal lance desperdiçado – e que mudaria a história do jogo – saiu dos pés do recém-chegado Pedro Raul, em uma jogada característica do jogador. Ele dominou bem, conseguiu girar e bater rasteiro, mas ela passou raspando pelo lado da trave esquerda.

Mesmo com essa melhora, o Corinthians viu o Novorizontino abrir o placar já nos acréscimos da primeira etapa, com um jogada pela direita. Willean Lepo recebeu sem nenhuma marcação dos jogadores do Timão, cruzou na área e Jenison desviou de cabeça. O gol no finalzinho da primeira etapa fez o torcedor corintiano vaiar os atletas e comissão na saída do intervalo.

Novorizontino voltou para decretar a vitória

Com o placar ao seu favor, o Novorizontino parecia que iria recuar o suficiente apenas para segurar a bola dentro do seu campo de defesa, já que o próprio treinador, Eduardo Batista, disse que esperava sair com pelo menos um empate, mas não foi o que aconteceu. Antes mesmo do relógio marcar dois minutos, a equipe do interior paulista balançou a rede pela segunda vez, em uma sequência absurda de erros do Corinthians.

Geovane conseguiu um bom passe para o Rômulo, que dominou já dentro da grande área e chutou na saída errada do Cássio. A bola chegou a desviar no goleiro, mas após bater na trave sobrar mais uma vez, livre, Jenison marcou seu segundo.

O gol foi um balde de água fria no Corinthians, que conseguiu perder a pouca intensidade de jogo que teve durante o primeiro tempo. Dez minutos depois, com espaço que deu ao adversário, viu o Novorizontino balançar a rede pela terceira vez, mais uma vez com Jenison, que não marcava um gol há um ano. A jogada nasceu de mais um erro defensivo alvinegro, que facilitou a chegada do Rômulo para cruzar rasteiro e achar o atacante livre.

Atrás do placar e entregue por mais de 20 minutos, Mano Menezes buscou soluções – questionáveis- no banco de reservas. Tirou Gustavo Silva, Raniele e Matheus Araújo, para dar espaço a Yuri Alberto, Matias Rojas e Fausto Vera. Mas a grande mudança aconteceu quando Wesley entrou na saída de Pedro Raul. O garoto acertou arriscou de fora da área, a bola estourou no travessão e no rebote Yuri Alberto mandou pra dentro do gol.

A partir daí, o Corinthians teve pequenos lampejos de uma reação, mas já era tarde demais para se recuperar no marcador. Com o apito final, gritos de ordem e protestos direcionados ao elenco e diretoria foram ouvidos das arquibancadas.

Jenison quebra jejum de mais de um ano

Jenison foi o grande nome da partida desta manhã em Itaquera. Isso porque os três gols marcados pelo atacante do Novorizontino colocaram fim ao jejum de quase um ano sem conseguir balançar as redes, a última vez havia sido em fevereiro, pelo Guarani, clube que ele atuava na época. O hat-trick sobre o Corinthians, foi seu segundo na carreira, o outro havia sido há quase 8 anos quando atuava pelo PSTC-PR.

Números de Corinthians x Novorizontino – 5 ª rodada do Campeonato Paulista
  • Finalizações (no gol): Corinthians 1 x 3 Novorizontino
  • Posse de bola: Corinthians 60% x 40% Novorizontino
  • Faltas: Corinthians 10 x 16 Novorizontino
  • Escanteios: Corinthians 10 x 4 Novorizontino

Próximos jogos do Corinthians

  • Santos x Corinthians – Campeonato Paulista – quarta-feira, 07 de fevereiro, 19h30 (horário de Brasília)
  • Corinthians x Portuguesa – Campeonato Paulista – domingo, 11 de fevereiro, 16h00 (horário de Brasília)
  • Botafogo-SP x Corinthians – Campeonato Paulista – quarta-feira, 14 de fevereiro, 21h35 (horário de Brasília)
  • Palmeiras x Corinthians – Campeonato Paulista – domingo, 18 de fevereiro, 18h00 (horário de Brasília)

Próximos jogos do Novorizontino

  • Novorizontino x Bragantino – Campeonato Paulista – quarta-feira, 07 de fevereiro, 21h00 (horário de Brasília)
  • Novorizontino x Guarani – Campeonato Paulista – segunda-feira, 12 de fevereiro, 21h00 (horário de Brasília)
  • Inter de Limeira x Novorizontino – Campeonato Paulista – quinta-feira, 15 de fevereiro, 19h00 (horário de Brasília)
  • Santos x Novorizontino – Campeonato Paulista – domingo, 18 de fevereiro, 16h00 (horário de Brasília)
Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo