Brasil

Gallo dá aval, e Carille confirma acerto do Santos com Diego Pituca

Meia é dado como certo pela nova gestão, que ainda tenta negociar redução de salário com alguns jogadores; João Paulo e Soteldo são prioridade

Diego Pituca parece ter deixado de ser apenas um desejo do Santos para ser uma realidade na próxima temporada. Pelo menos é o que afirmam Alexandre Gallo, coordenador de futebol do clube alvinegro, e Fábio Carille, treinador apresentado no comando da equipe alvinegra na manhã desta quarta-feira (20). 

– Pituca é um jogador que acompanho desde o Botafogo de Ribeirão (SP). Gosto demais. Taxa de trabalho alta, de área a área. Foi muito bem no Japão. O jogador está certo, está nos planos, sim, e foi adquirido pelo Santos. Estou muito feliz com a chegada dele – disse Carille, que trocou a informação ao vivo com Gallo durante a coletiva.

Pituca trocou o próprio Peixe pelo Kashima Antlers, do Japão, em 2021, mas estava no radar do departamento de futebol santista desde o meio do ano. Aliás, o jogador tem pré-contrato assinado desde julho. 

Carille despista sobre saídas e chegadas, mas aponta redução do elenco

No fim das contas, o único nome confirmado na coletiva, pelo novo treinador, foi Diego Pituca. Isso porque Carille despistou sobre as possíveis chegadas e saídas do elenco. No entanto, uma coisa é certa: o elenco está inchado e precisa ser reduzido.

– Eu penso que até pelo ano do Santos não pode ser um elenco muito inchado. Vão ter jogos a menos. A princípio são aproximadamente 52 jogos, tive a experiência no Japão de 45 jogos na temporada. Vamos poder recuperar os atletas e deixar bem definidos. Estou aqui em Santos e sem pressa nenhuma de ir para Sertãozinho. Estamos conversando sobre tudo, todas as possibilidades e todas as posições. 

Diretoria negocia redução de salário com jogadores

Por outro lado, a diretoria eleita já trabalha na transição de comando e negocia a redução de salários com alguns atletas, pensando na baixa arrecadação que a próxima temporada reserva aos cofres do clube. O vice-presidente, Fernando Bonavides, conversou com a imprensa após a coletiva do técnico, e afirmou que João Paulo é prioridade nesse “bolo” de tratativas.

– Elas (negociações) estão evoluindo. A gente tem conversado, evidentemente tem um pedido, por essa situação orçamentária mesmo. Tem que ser dado desenvolvimento, e temos conseguido algumas conversas de redução de salário. Não resta a menor dúvida, que o João Paulo, é de maior importância que nós possamos contar com ele – confirmou.   

Quem ainda apresenta incertezas à nova gestão, apesar de ter empréstimo ao Grêmio quase certo, é Soteldo. O venezuelano pode ser cedido ao Tricolor Gaúcho, mas a diretoria alvinegra ainda tenta negociar valores que caibam em seu bolso e mantê-lo no elenco que vai disputar a Série B. 

– Nosso interesse é que ele fique conosco, né? Mas a questão salarial é bem preponderante, que é de conhecimento de todos. Então, isso faz parte dessa contextualização. É evidente que a gente quer ter um elenco forte e o Soteldo faz parte dessa pretensão.

Soteldo, de 26 anos, chegaria ao Grêmio por empréstimo de uma temporada e com valor de compra definido ao fim deste período. É justamente esse o único entrave que parece separar o venezuelano do Tricolor gaúcho neste momento. Discute-se no momento que existem duas possibilidades: a primeira seria a tradicional compensação financeira, enquanto a segunda seria o Santos pegar alguns jogadores gremistas em troca da ida de Soteldo.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo