Brasil

Grêmio quer mais do que Soteldo do Santos — e o que falta para o venezuelano chegar?

Aproveitando queda do Santos para a Série B, Grêmio está próximo de Soteldo e já negocia com Dodi

O Grêmio deve ser um dos clubes que se aproveitará do inédito rebaixamento do Santos à Série B do Campeonato Brasileiro para pinçar jogadores úteis que não ficarão no clube paulista, que passará por óbvia e esperada remodelação para se adequar à dura realidade financeira que é imposta a equipes que são rebaixadas.

O primeiro deles é Yeferson Soteldo, meio-campista venezuelano que é uma das peças mais desejadas do Santos. O jogador se encaixa perfeitamente no Grêmio, atuando muito pelas pontas e como ótimo armador, lacunas que o treinador Renato Portaluppi destacou durante todo o ano. Com disputas de Campeonato Gaúcho, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, o Tricolor busca não só aumentar seu elenco, como também trazer jogadores mais experientes nessas disputas.

O que separa Soteldo do Grêmio?

Soteldo, de 26 anos, chegaria ao Grêmio por empréstimo de uma temporada e com valor de compra definido ao fim deste período. É justamente esse o único entrave que parece separar o venezuelano do Tricolor gaúcho neste momento. Discute-se no momento que existem duas possibilidades: a primeira seria a tradicional compensação financeira, enquanto a segunda seria o Santos pegar alguns jogadores gremistas em troca da ida de Soteldo.

Além disso, Soteldo e Santos ainda negociam algumas pendências financeiras que o clube da Baixada Santista tem com o jogador venezuelano. Após pouco tempo na MLS, dos Estados Unidos, Soteldo retornou ao Santos em 2022 — após, entre outros, receber proposta até do próprio Grêmio.

Mesmo que a negociação entre Grêmio e Santos seja acertada, o time paulista ainda terá de buscar meios de pagar o Tigres, do México, pela compra de 50% dos direitos econômicos do jogador. Os paulistas pagaram já uma de quatro parcelas de US$ 1 milhão que foram negociadas à época. Além do Grêmio, Boca Juniors, da Argentina, e Corinthians demonstraram interesse no venezuelano, mas a tendência é que o destino dele seja realmente o Tricolor.

Além de Soteldo, Grêmio quer Dodi, também do Santos

Ainda aproveitando o ‘saldão' de jogadores que devem deixar o Santos por conta do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio está iniciando negociações com o volante Dodi, jogador que chegou a ser titular do Peixe em boa parte da temporada, mas acabou perdendo espaço na reta final e não deve permanecer para 2024.

Diferente do que aconteceria com Soteldo, no entanto, Dodi deverá ser negociado em definitivo com o Grêmio de primeira. Os clubes, assim como na negociação envolvendo o venezuelano, ainda negociam os primeiros moldes do negócio, que pode ser tanto envolvendo apenas valores financeiros, como também a concessão de jogadores.

Como foi Soteldo pelo Santos em 2023?

No Brasileirão, Soteldo fez 22 jogos pelo Santos, sendo 17 deles como titular. Marcou apenas um gol e distribuiu seis assistência ao longo dessas partidas. Já no Campeonato Paulista, fez quatro jogos, todos como titular, mas não marcou nenhum gol — deu uma assistência nessas partidas.

Como foi Dodi pelo Santos em 2023?

Dodi começou o ano como titular no Campeonato Paulista, torneio no qual atuou em 11 jogos, todos como titular — o Santos não se classificou para a segunda fase. Não fez gols e deu sua única assistência no ano. Ainda fez quatro jogos pela Copa Sul-Americana, também todos como titular, mas desta vez sem nenhuma participação em gol, mesma situação dos 28 jogos que fez pelo Brasileirão — foram 20 como titular.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo